Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21275
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSoares, Tatiane Kristine Trindade de Castro-
dc.date.accessioned2025-05-06T13:56:04Z-
dc.date.available2025-05-06T13:56:04Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationSoares, Tatiane Kristine Trindade de Castro. Da fala para a escrita: atividades de retextualização de receitas culinárias – uma proposta de sequência didática destinada à educação de jovens e adultos. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21275-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma sequência didática (Dolz; Schneuwly; Noverraz, 2004) e um caderno com atividades de retextualização da fala para a escrita (Marcuschi, 2010) do gênero textual receita culinária, destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir da experiência da professora-pesquisadora com alunos da primeira etapa de uma turma multisseriada da Educação Básica de uma escola municipal, situada em Angra dos Reis, sugerem-se dinâmicas que visam a desenvolver práticas de oralidade e de letramento, situando os discentes no centro do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um trabalho propositivo que segue parâmetros da pesquisa participante e se pauta em pressupostos de Freire (1981; 2000), de Marcuschi (2010), de Dolz; Schneuwly; Noverraz (2004), de Bagno (2012), de Koch; Elias (2015), dentre outros que constam das referências. Leva em conta, também, os principais documentos norteadores do ensino no Brasil: i) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Brasil, 1996); ii) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (Brasil, 1998); e iii) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017). Objetiva-se, principalmente: i) apresentar as semelhanças e diferenças entre as modalidades escrita e oral da Língua Portuguesa; ii) expor as características prototípicas do gênero receita culinária; e iii) estimular não só a produção desse gênero nas duas modalidades, mas também a sua retextualização. Assim, acredita-se que serão ampliadas as possibilidades comunicativas e sociais dos discentes, promovendo uma Educação de qualidade em uma escola pública brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectReceita culináriapt_BR
dc.subjectDidactic mediationpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectCooking recipept_BR
dc.titleDa fala para a escrita: atividades de retextualização de receitas culinárias – uma proposta de sequência didática destinada à educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeFrom speech to writing: activities to retextualize culinary recipes – a proposal for a didactic sequence aimed at youth and adult educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation presents a didactic sequence (cf. Schneuwly; Dolz, 2004), composed of retextualization activities from speech to writing (cf. Marcuschi, 2010) from the textual genre culinary recipe, intended for Youth and Adult Education (EJA). From the experience of the teacher-researcher with students of the first stage of a multiphase class of elementary School in a municipal school from Angra dos Reis, dynamics are suggested that aim to develop orality and literacy practices, placing students at the center of the teaching-learning process. The activity follows the parameters of the participant research and is guided by the studies of Freire (1981; 2000), of Marcuschi (2010), of Dolz; Schneuwly; Noverraz (2004), by Koch; Elias (2015), a lot of others that appear in the references. It also takes into account the main documents that guide teaching in Brazil: i) the Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB 9394/96); ii) the National Curriculum Parameters (Brazil, 1998); and iii) the National Curricular Common Base (BNCC, 2017). ///The main objective is: i) to present the similarities and differences between the written and oral modalities of the Portuguese language; ii) expose the prototypical characteristics of the culinary recipe genre; and iii) stimulate not only the production of this genre in both modalities, but also its retextualization. Thus, it is believed that the communicative and social possibilities of students will be expanded, promoting quality education in a Brazilian public school.en
dc.contributor.advisor1Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021940333606914pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021940333606914pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Mônica de Toledo Piza Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2647934166928603pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1352139326324075pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.relation.referencesAntunes, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010. Antunes, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. Antunes, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. Arroyo, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Editora Vozes, 2017. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/miguel-de-arroyo-pluralidade- como-condicao-para-educacao-integral/. Acesso em: 15 dez. 2022. Bagno, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. Bagno, M. Preconceito Linguístico. 48. e 49. ed. São Paulo: Editora Loyola, 2007. Bakhtin, M. Os gêneros do discurso. In: Bakhtin, M. Estética da Criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Bechara, E. O Que é Língua Portuguesa? Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009. Bechara, E. Ensino de Gramática: Opressão? Liberdade? São Paulo: Ática, 1985. Brasil, UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990). Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre- educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 30 jun. 2022. Brasil. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 abr. 2022. Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Brasil. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10641309/artigo-6-da-constituicao-federal-de-1988. Acesso em 03 dez. 2022. Câmara Júnior, J. M. Dicionário de linguística e gramática. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009. Carvalho, J. J. de. Letramento e Retextualização: uma análise no ensino médio. 2014. 223p. Tese (Doutorado em Linguística). Instituto de Letras. Universidade de Brasília, Brasília, 2014. 86 Malinowski, B. Argonautas do pacífico ocidental: um relato de empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. Prefácio Sir James George Frazer. Tradução Anton P. Carr e Lígia Aparecida Cardieri Mendonça. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. Marcuschi, L. A. Da fala para escrita: atividades de retextualização 10. edição. São Paulo: Cortez, 2010. Marcuschi, L. A. Produção Textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Marcuschi, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, A. P.; Machado, A. R.; Bezerra, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. Mazzotti, G. F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneiras, 1998. Menezes, E. T. de. Verbete método freireano. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Miranda, J. B.; Senra, L. X. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: contribuições de Piaget, Vygotsky e Maturana. Psicologia.pt, 2012. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0306.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022. ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://brasil.un.org/pt- br/91601-declara%C3%A7%C3%A3o-universal-dos-direitos-humanos Acesso em: 24 fev. 2022. Pachalski, L.; Anjos, A. G. Considerações acerca do conceito de atualização sob os pontos de vista formalista e enunciativo. Revista Investigações, Recife, v. 32, n. 2, p. 189 - 206, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/241151. Acesso em: 03 jan. 2023. Pietroforte, A. V. A língua como objeto da Linguística. In: Fiorin, J. L. (org.) et al. Introdução à Linguística. 6. ed., 7. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019. p.75-94. Santos, L. W. Análise e produção de textos. 1. ed., 4. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020. Santos, L. W.; Riche, R. C.; Teixeira, C. S. Análise e produção de textos. 1. ed., 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2015. Saussure, F. de. Curso de Linguística Geral (1916). In: Bally, C.; Sechehaye, A. (Orgs.). 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012[1916]. Schmidt, M. L. S. Pesquisa participante: alteridade e comunidades interpretativas. Psicologia USP, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 11-41, 2006. DOI: 10.1590/S0103-5642006000200002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41889. Acesso em: 22 abr. 2022. Schneuwly, B.; Dolz, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de letras, 2011. Soares, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016. Soares, M. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. Soares, M. Letramento: Um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. Solé, I. Estratégias de leitura. 6, edição. Porto Alegre: Penso, 2003. Solé, I. O ensino da leitura. In: SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 49-65. Travaglia, N. G. Tradução Retextualização: a tradução numa perspectiva textual. Uberlândia: EDUFU, 2003. Valencia, V. H. L. El círculo de Bajtín. In: Teoría de la Crítica Literaria. [S. l.], 24 nov. 2019. Disponível em: https://teoriadelacriticaliteraria.blogspot.com/. Acesso em: 8 set. 2023. Vasconcellos, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. 13. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2000. Vygotsky, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. Zampin, I. C. O desenvolvimento moral segundo "Piaget". Revista Gestão Universitária, 24 dez. 2017. Disponível em: https://is.gd/djwLWL. Acesso em: 08 set. 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - Tatiane Kristine Trindade de Castro Soares.pdf7.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.