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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da fala para a escrita: atividades de retextualização de receitas culinárias – uma proposta de sequência didática destinada à educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): From speech to writing: activities to retextualize culinary recipes – a proposal for a didactic sequence aimed at youth and adult education
Autor(es): Soares, Tatiane Kristine Trindade de Castro
Orientador(a): Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do
Segundo membro da banca: Machado, Mônica de Toledo Piza Costa
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Palavras-chave: Sequência didática;Oralidade;Letramento;Receita culinária;Didactic mediation;Orality;Literacy;Cooking recipe
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 29-Set-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: Soares, Tatiane Kristine Trindade de Castro. Da fala para a escrita: atividades de retextualização de receitas culinárias – uma proposta de sequência didática destinada à educação de jovens e adultos. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma sequência didática (Dolz; Schneuwly; Noverraz, 2004) e um caderno com atividades de retextualização da fala para a escrita (Marcuschi, 2010) do gênero textual receita culinária, destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir da experiência da professora-pesquisadora com alunos da primeira etapa de uma turma multisseriada da Educação Básica de uma escola municipal, situada em Angra dos Reis, sugerem-se dinâmicas que visam a desenvolver práticas de oralidade e de letramento, situando os discentes no centro do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um trabalho propositivo que segue parâmetros da pesquisa participante e se pauta em pressupostos de Freire (1981; 2000), de Marcuschi (2010), de Dolz; Schneuwly; Noverraz (2004), de Bagno (2012), de Koch; Elias (2015), dentre outros que constam das referências. Leva em conta, também, os principais documentos norteadores do ensino no Brasil: i) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Brasil, 1996); ii) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (Brasil, 1998); e iii) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017). Objetiva-se, principalmente: i) apresentar as semelhanças e diferenças entre as modalidades escrita e oral da Língua Portuguesa; ii) expor as características prototípicas do gênero receita culinária; e iii) estimular não só a produção desse gênero nas duas modalidades, mas também a sua retextualização. Assim, acredita-se que serão ampliadas as possibilidades comunicativas e sociais dos discentes, promovendo uma Educação de qualidade em uma escola pública brasileira.
Abstract: This dissertation presents a didactic sequence (cf. Schneuwly; Dolz, 2004), composed of retextualization activities from speech to writing (cf. Marcuschi, 2010) from the textual genre culinary recipe, intended for Youth and Adult Education (EJA). From the experience of the teacher-researcher with students of the first stage of a multiphase class of elementary School in a municipal school from Angra dos Reis, dynamics are suggested that aim to develop orality and literacy practices, placing students at the center of the teaching-learning process. The activity follows the parameters of the participant research and is guided by the studies of Freire (1981; 2000), of Marcuschi (2010), of Dolz; Schneuwly; Noverraz (2004), by Koch; Elias (2015), a lot of others that appear in the references. It also takes into account the main documents that guide teaching in Brazil: i) the Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB 9394/96); ii) the National Curriculum Parameters (Brazil, 1998); and iii) the National Curricular Common Base (BNCC, 2017). ///The main objective is: i) to present the similarities and differences between the written and oral modalities of the Portuguese language; ii) expose the prototypical characteristics of the culinary recipe genre; and iii) stimulate not only the production of this genre in both modalities, but also its retextualization. Thus, it is believed that the communicative and social possibilities of students will be expanded, promoting quality education in a Brazilian public school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21275
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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