Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21275
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Da fala para a escrita: atividades de retextualização de receitas culinárias – uma proposta de sequência didática destinada à educação de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | From speech to writing: activities to retextualize culinary recipes – a proposal for a didactic sequence aimed at youth and adult education |
Autor(es): | Soares, Tatiane Kristine Trindade de Castro |
Orientador(a): | Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do |
Segundo membro da banca: | Machado, Mônica de Toledo Piza Costa |
Terceiro membro da banca: | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
Palavras-chave: | Sequência didática;Oralidade;Letramento;Receita culinária;Didactic mediation;Orality;Literacy;Cooking recipe |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | Soares, Tatiane Kristine Trindade de Castro. Da fala para a escrita: atividades de retextualização de receitas culinárias – uma proposta de sequência didática destinada à educação de jovens e adultos. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma sequência didática (Dolz; Schneuwly; Noverraz, 2004) e um caderno com atividades de retextualização da fala para a escrita (Marcuschi, 2010) do gênero textual receita culinária, destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir da experiência da professora-pesquisadora com alunos da primeira etapa de uma turma multisseriada da Educação Básica de uma escola municipal, situada em Angra dos Reis, sugerem-se dinâmicas que visam a desenvolver práticas de oralidade e de letramento, situando os discentes no centro do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um trabalho propositivo que segue parâmetros da pesquisa participante e se pauta em pressupostos de Freire (1981; 2000), de Marcuschi (2010), de Dolz; Schneuwly; Noverraz (2004), de Bagno (2012), de Koch; Elias (2015), dentre outros que constam das referências. Leva em conta, também, os principais documentos norteadores do ensino no Brasil: i) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Brasil, 1996); ii) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (Brasil, 1998); e iii) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017). Objetiva-se, principalmente: i) apresentar as semelhanças e diferenças entre as modalidades escrita e oral da Língua Portuguesa; ii) expor as características prototípicas do gênero receita culinária; e iii) estimular não só a produção desse gênero nas duas modalidades, mas também a sua retextualização. Assim, acredita-se que serão ampliadas as possibilidades comunicativas e sociais dos discentes, promovendo uma Educação de qualidade em uma escola pública brasileira. |
Abstract: | This dissertation presents a didactic sequence (cf. Schneuwly; Dolz, 2004), composed of retextualization activities from speech to writing (cf. Marcuschi, 2010) from the textual genre culinary recipe, intended for Youth and Adult Education (EJA). From the experience of the teacher-researcher with students of the first stage of a multiphase class of elementary School in a municipal school from Angra dos Reis, dynamics are suggested that aim to develop orality and literacy practices, placing students at the center of the teaching-learning process. The activity follows the parameters of the participant research and is guided by the studies of Freire (1981; 2000), of Marcuschi (2010), of Dolz; Schneuwly; Noverraz (2004), by Koch; Elias (2015), a lot of others that appear in the references. It also takes into account the main documents that guide teaching in Brazil: i) the Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB 9394/96); ii) the National Curriculum Parameters (Brazil, 1998); and iii) the National Curricular Common Base (BNCC, 2017). ///The main objective is: i) to present the similarities and differences between the written and oral modalities of the Portuguese language; ii) expose the prototypical characteristics of the culinary recipe genre; and iii) stimulate not only the production of this genre in both modalities, but also its retextualization. Thus, it is believed that the communicative and social possibilities of students will be expanded, promoting quality education in a Brazilian public school. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21275 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Tatiane Kristine Trindade de Castro Soares.pdf | 7.74 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.