Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21666
Tipo do documento: Tese
Title: Territórios em disputa: os Tupinambá de Olivença e a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica no Sul da Bahia
Other Titles: Territories at stake: Tupinambá de Olivença indigenous land and biodiversity conservation in the Atlantic Rainforest in Southern Bahia.
Authors: Sandroni, Laila Thomaz
Orientador(a): Carneiro, Maria José Teixeira
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria José Teixeira
Segundo membro da banca: Schmitt, Claudia Job
Terceiro membro da banca: Ribeiro, May Waddington Telles
Quarto membro da banca: Lyra Netto, Edgar de Brito
Quinto membro da banca: Guedes, André Dumans
Keywords: Conservação da Biodiversidade;Emergência Étnicas;Territorialidades;Biodiversity Conservation;Ethnic Emergencies;Territorialities
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 2-Oct-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: SANDRONI, Laila Thomaz. Territórios em disputa: os Tupinambá de Olivença e a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica no Sul da Bahia. 2018. 231 f. Tese (Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: A conservação da biodiversidade é um tema premente na atualidade, cuja elaboração encerra uma grande variedade de enfoques e perspectivas sobre os melhores caminhos para alcançá-la. Neste trabalho procura-se reconhecer algumas dimensões das relações entre saber e poder que atravessam a temática da conservação da biodiversidade, especialmente questões relativas à inclusão/exclusão de populações residentes em Áreas Protegidas ou seu entorno. Partindo de um referencial foucaultiano e da Ecologia Política, são analisados neste trabalho os processos históricos de constituição de diferentes temas inter-relacionados: a conservação da biodiversidade; as emergências étnicas no nordeste indígena; e as lutas por território no rural brasileiro contemporâneo, procurando reconhecer as ligações entre as formas de legitimação dos discursos e ações. Com base nestas elaborações de mais amplo escopo realiza-se a análise de narrativas ambientais em um contexto territorial específico, a fim de reconhecer aproximações e distanciamentos concretas entre diferentes contra-discursos sobre a conservação da biodiversidade. O recorte geográfico desta pesquisa é conformado pelas áreas delimitadas administrativamente pelo Estado brasileiro como Terra Indígena Tupinambá de Olivença, e como Reserva Biológica de Una (REBIO UNA) e Refúgio da Vida Silvestre de Una (REVIS UNA), ambas Unidades de Conservação (UCs) Federais. Ao explorar em mais detalhe a produção destes territórios, gradualmente abrimos o escopo da sua dimensão administrativa. No caso da TI, seguindo as trajetórias territoriais indígenas, procuramos reconhecer as ações no presente, e atualizações do passado, que fazem parte do processo de emergência étnica Tupinambá de Olivença. Já no caso das UCs, atentamos para as articulações e legitimações sociais que embasaram a instalação destas Áreas Protegidas, bem como outras ações para a conservação, destacando o papel da ONG Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB) e instituições parceiras neste processo. Dado o descortino do contexto territorial, são apresentadas as causas e soluções propostas para o problema compartilhado da degradação da biodiversidade em duas narrativas ambientais as quais chamamos de ‘indígena’ e ‘ambientalista’. Quanto aos indígenas, são abordados aspectos relativos à emergência étnica dos Tupinambá de Olivença, sendo as retomadas e as lutas pela demarcação centrais na constituição de práticas e discursos atrelados a essa narrativa. Já o conjunto de materiais discursivos que conformam a narrativa ambientalista ressalta-se o caráter cientifico das justificativas e formas de legitimação de soluções próximas ao que se estabeleceu como ‘paradigma biorregional’. Embora tenha sido possível reconhecer uma alteridade assimétrica entre as narrativas, salientamos que ambas desafiam perspectivas dominantes e alheias à uma sensibilidade ambiental sobre a gestão da terra e dos recursos naturais, mesmo que em diferentes medidas e de diferentes formas.
Abstract: Biodiversity conservation is currently an important topic of debate and its elaboration contains a wide range of approaches and perspectives on the best ways to achieve it. In this thesis we seek to recognize some dimensions of the relations between knowledge and power that cross the theme of biodiversity conservation, especially in issues related to the inclusion / exclusion of populations living in and around Protected Areas. Operating trough Foucauldian tools and from the perspectives of Political Ecology, we seek to understand the historical processes of constitution of different interrelated themes: biodiversity conservation; indigenous emergencies in northeastern Brazil; and the struggles for territory in contemporary Latin America, trying to recognize the links between the forms of legitimation of discourses and the practices. Based on these elaborations, we carry out an analysis of environmental narratives in a specific territorial context, in order to recognize concrete approximations and distances between different discourses on biodiversity conservation. The geographic settings of this research is conformed by the areas administratively delimited by the Brazilian State as Tupinambá Indigenous Land of Olivença, and two Protected Areas, the Una Biological Reserve (REBIO UNA) and the Una Wildlife Refuge (REVIS UNA), both Federal Conservation Units. By exploring in more detail the production of these territories, we gradually open the scope from the perspective of its administrative dimension. In the case of the indigenous land, following the indigenous territorial trajectories, we try to recognize the actions in the present, and updates of the past, that are part of the Tupinambá de Olivença ethnic emergency process. In the case of PAs, we focus on the articulations and social legitimation that underpinned the installation of these conservation territories as well as other actions for conservation, highlighting the role of the NGO Institute of Socioenvironmental Studies of the South of Bahia (IESB) and partner institutions in this process. Accompanying authors of Political Ecology, we present the causes and solutions proposed for the shared problem of the degradation of biodiversity in two environmental narratives, which we will call ‘indigenous’ and ‘environmental’. Regarding the indigenous narrative, aspects related to the ethnic emergence of the Tupinambá of Olivença are addressed, and the central of ‘retakes’ and struggles for demarcation in the constitution of practices and discourses linked to the ‘protection of nature’. On the other hand, the set of discursive materials that conform the environmental narrative highlights the scientific character of the justifications and forms of legitimation of the proposed solutions, in it’s relations to what has been established as a ‘bioregional paradigm’. Although it has been possible to recognize an asymmetrical otherness between the narratives, we emphasize that both challenge dominant perspectives that lack an environmental sensitivity on the management of land and natural resources, even if in different measures and in different ways.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21666
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Laila Thomaz Sandroni.pdf37.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.