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dc.contributor.authorSilva, Jéssica Gomes da-
dc.date.accessioned2025-05-15T17:22:56Z-
dc.date.available2025-05-15T17:22:56Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Gomes da. Debate regrado e dissertação escolar: o aprofundamento dos temas para a produção de textos argumentativos no 9º ano do Ensino Fundamental. 2024. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21704-
dc.description.abstractNão tem sido uma tarefa fácil despertar o engajamento dos alunos da Educação Básica com as questões sociais e políticas do cotidiano, nem incentivá-los a realizar produções textuais, principalmente quando chegam aos anos finais do Ensino Fundamental. Consequentemente, muitos concluem esse nível de ensino com dificuldades de produção e de interpretação de gêneros em que predominam sequências argumentativas. Aliado a isso, agravam-se as lacunas na expressão e concepção da realidade, uma vez que nem sempre dominam os meios de agir sobre ela (Bakhtin, 1953[1979] apud Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). Na tentativa de atenuar essas problemáticas, esta dissertação divulga uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) e um material pedagógico, destinados a orientar aulas de produção textual e a viabilizar as ferramentas necessárias para levar os estudantes a argumentarem sobre questões de cunho social a sua volta, tornando-se protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. O produto pedagógico inclui rodas de conversa, notícias, poemas e textos normativos, com o fito de ampliar o seu repertório sociocultural a respeito de determinados temas. Priorizam-se, contudo, os gêneros debate regrado e dissertação escolar, que transitam pelo contínuo oralidade-escrita (Marcuschi, 2008). Dessa maneira, almeja-se ampliar a competência linguística dos educandos, assim como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), mostrando um caminho para facilitar o desenvolvimento de textos escritos argumentativos: aprofundando-se nas temáticas e debatendo-as previamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.relationCaderno Pedagógico (caderno de atividades)pt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTextos Argumentativospt_BR
dc.subjectDebate Regradopt_BR
dc.subjectDissertação Escolarpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectArgumentative Textspt_BR
dc.subjectRuled Debatept_BR
dc.subjectSchool Dissertationpt_BR
dc.titleDebate regrado e dissertação escolar: o aprofundamento dos temas para a produção de textos argumentativos no 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeRuled debate and school dissertation: deepening the themes for the production of argumentative texts in the 9th year of Elementary Schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIt has not been an easy task to awaken Basic Education students' engagement with everyday social and political issues, nor to encourage them to carry out textual productions, especially when they reach the final years of Elementary School. Consequently, many students complete this level of education with many difficulties in producing and interpreting genres in which argumentative sequences predominate. Allied to this, the gaps in expression and conception of reality worsen, since the means to act on it do not always dominate (Bakhtin, 1953[1979] apud Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). In an attempt to mitigate this problem, this dissertation discloses a didactic sequence (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) and pedagogical material, designed to guide textual production classes and to make possible the necessary tools to take the student to argue about social issues around them, becoming the protagonist of the teaching-learning process. The pedagogical product includes conversation circles, news, poems and normative texts, with the aim of expanding the sociocultural repertoire of students on certain topics. Priority is given, however, to the genres ruled debate and school dissertation, which transit through the orality-writing continuum (Marcuschi, 2008). In this way, the aim is to expand the student’s linguistic competence, as recommended by the BNCC (Brasil, 2017), showing a way to facilitate the development of argumentative written texts: delving deeper into the themes and debating them in advance.en
dc.contributor.advisor1Nascimento, Fabiane de Mello Vianna Rocha Teixeira Rodrigues do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021940333606914pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Fabiane de Mello Vianna Rocha T Rodrigues do-
dc.contributor.referee2Fonseca, Olivia de Melo-
dc.contributor.referee3Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.creator.LattesNão informado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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