Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21832
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Eficácia dos temas geradores como práticas interdisciplinares nas instituições camponesas: revisão baseada nos fundamentos da revisão sistemática. |
Other Titles: | Effectiveness of generating themes as Interdisciplinary practices in peasant institutions: a review based on the fundamentals of systematic review |
Authors: | Quiuqui, Claudete Maciel Gobbi |
Orientador(a): | Monteiro, Rosa Cristina |
Primeiro coorientador: | Rossetto, Claudia Antônia Vieira |
Primeiro membro da banca: | Monteiro, Rosa Cristina |
Segundo membro da banca: | Freitas, Ismael Lourenço de Jesus |
Terceiro membro da banca: | Locatelli, Tamara |
Keywords: | Atividades interdisciplinares;Educação Camponesa;Revisão Sistemática Literária;Generator Themes;Interdisciplinary Practices;Systematic Literary Review;Peasant Education |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 25-Nov-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | QUIUQUI, Claudete Maciel Gobbi. Eficácia dos temas geradores como práticas interdisciplinares nas instituições camponesas: revisão baseada nos fundamentos da revisão sistemática. 2022. 39 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022. |
Abstract: | A dissertação buscou trilhar o caminho norteado por uma metodologia baseada na Revisão Sistemática da Literatura. A questão que conduziu as investigações foi, se os Temas Geradores têm ou não exercido sua função de ser uma metodologia norteadora das práticas interdisciplinares nas instituições camponesas. Com o exposto, elencamos alguns objetivos delimitadores da pesquisa de revisão, tais como, delimitar algumas ações norteadoras sobre os Temas Geradores como Metodologia Emancipadora, destacar algumas das principais fragilidades encontradas na execução dos Temas Geradores e ainda destacar alguns desafios no itinerário pedagógico em escolas camponesas. Como critérios de inclusão inicial recorremos ao software harzing's para buscar trabalhos em consonância com as diretrizes definidas no estudo. Para tanto foi priorizado o idioma, período de tempo, inter-relação com a temática, entre outros critérios, que elegeram 22510 trabalhos, culminando na sequência com 3 livros, 73 dissertações, 15 teses, e 43 artigos, sendo que poucos trabalhos foram selecionados e os resultados apontaram que as visitas as famílias, visitas monitoradas de estudos, mutirão, caderno da realidade e atividades voltadas a experimentação, fortalecem os Temas Geradores, já o baixo investimento para custear as necessidades das escolas, qualificação de professores e gestão democrática voltada as bandeiras do campo, são pontos que fragilizam os Temas Geradores. Por fim, pontuamos alguns desafios que necessitam de maior atenção, como a questão dos Temas Geradores e as novas metodologias baseadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação. Outro desafio seria o de saber se a escola tem acompanhado as mudanças dos conteúdos e a forma dos diferentes trabalhos contemporâneos no campo. |
Abstract: | The dissertation sought to follow the path guided by a methodology based on the Systematic Literature Review. The question that led the investigations was whether or not the Generating Themes have exercised their function of being a guiding methodology for interdisciplinary practices in peasant institutions. With the above, we list some delimiting objectives of the review research, such as delimiting some guiding actions on the Generating Themes as Emancipating Methodology, highlighting some of the main weaknesses found in the execution of the Generating Themes and also highlighting some challenges in the pedagogical itinerary in peasant schools . As initial inclusion criteria, we resorted to harzing's software to search for works in line with the guidelines defined in the study, for which language, period of time, interrelationship with the theme, among other criteria, were prioritized, which elected 22,510 works, culminating in the sequence with 3 books, 73 dissertations, 15 theses, and 43 articles, and few works were selected and the results showed that visits to families, monitored visits to studies, mutirão, reality notebook, activities aimed at experimentation, strengthen the Themes Generators, as well as the inadequate investment to cover the needs of schools, teacher qualification, democratic management and focus on the field's flags, are points that weaken the Generating Themes, and finally, we point out some challenges that need greater attention, such as the issue of Generating Themes and new methodologies based on Information and Communication Technologies, another challenge would be to and whether the school has followed changes in the content and form of different contemporary works in the field. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21832 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Claudete Maciel Gobbi Quiuqui.Pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.