Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22016
Tipo do documento: Dissertação
Title: Violência Escolar e Educação Física: Uma proposta de intervenção pedagógica em uma escola no Rio de Janeiro
Authors: Silva, Camila Regina Soares da
Orientador(a): Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Primeiro coorientador: Ribeiro, Camila Borges
Primeiro membro da banca: Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Segundo membro da banca: Ribeiro, Camila Borges
Terceiro membro da banca: Ruffoni, Ricardo
Quarto membro da banca: Roberto, Joanna de Ângelis Lima
Keywords: Práticas corporais;Conflitos;Ensino;Docência;Docência;Conflicts;Teaching;Lecturing
Área(s) do CNPq: Educação Física
Idioma: por
Issue Date: 21-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: SILVA, Camila Regina Soares da. Violência Escolar e Educação Física: Uma proposta de intervenção pedagógica em uma escola no Rio de Janeiro. 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: A Educação Física escolar atualmente enfrenta uma série de desafios, como a falta de legitimidade no ambiente escolar, a precariedade na infraestrutura e materiais, a inadequação na formação de professores, problemas relacionados ao currículo e as políticas públicas educacionais. Todos esses fatores afetam as práticas pedagógicas na educação física. Além desses, a violência escolar, apesar de nem sempre ser destacada nos debates acadêmicos, é uma questão que precisa de atenção. O aumento da violência nas escolas, que é multifatorial, afeta diretamente as práticas pedagógicas em Educação Física. Diante dos impactos negativos que a violência traz para a Educação Física escolar, e considerando a proposta do Modelo de Ensino da Responsabilidade Pessoal e Social (MRPS), que visa colaborar com a prevenção da violência escolar por meio das práticas corporais, é relevante explorar a aplicação desse modelo nas aulas de educação física do ensino fundamental no Rio de Janeiro. O tema abre espaço para (re)pensar o ensino da educação física em um contexto adverso, contribuindo para a mitigação de comportamentos violentos no ambiente escolar. Uma maneira de apoiar essa contribuição é por meio da criação de uma Trilha de Aprendizagem que descreve a aplicação do MRPS, e serve de inspiração para outros contextos educacionais. No âmbito acadêmico, a abordagem desse tema pode ampliar as investigações sobre propostas pedagógicas inovadoras na educação física, focadas na prevenção da violência escolar. A aplicação do MRPS pode atenuar comportamentos violentos, como as agressões físicas e a violência verbal. O objetivo desse estudo foi analisar os impactos da implementação do MRPS nas aulas de educação física em uma escola pública municipal de um bairro periférico do Rio de Janeiro, caracterizado por altos índices de violência urbana. A pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola municipal do bairro da Praça Seca, com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental I. Foram aplicadas práticas pedagógicas do MRPS para avaliar sua contribuição na redução da violência escolar e na elaboração de uma Trilha de Aprendizagem para socializar os resultados e inspirar outros professores. Os participantes foram 24 alunos, com idades entre 10 e 12 anos. Os resultados das autoavaliações indicaram que 75% dos participantes atingiram o nível de respeito próprio e pelos colegas; 66,7% participaram ativamente das atividades; 45,8% demonstraram capacidade de autogestão; e 65% contribuíram ou ajudaram algum colega durante as atividades propostas. Conclui-se que MRPS demonstra potencial para a gestão de conflitos e a promoção de um ambiente escolar mais harmonioso, desde que haja planejamento estruturado, apoio institucional, integração interdisciplinar e capacitação docente. A inclusão das perspectivas da comunidade escolar pode tornar sua aplicação mais eficaz, reforçando a escola como um espaço de transformação social.
Abstract: School Physical Education currently faces a series of challenges, such as the lack of legitimacy in the school environment, inadequate infrastructure and materials, insufficient teacher training, problems related to the curriculum and public educational policies. All of these factors affect pedagogical practices in physical education. In addition to these, school violence, despite not always being highlighted in academic debates, is an issue that needs attention. The increase in school violence, which is multifactorial, directly affects pedagogical practices in Physical Education. Given the negative impacts that violence brings to school Physical Education, and considering the proposal of the Teaching Personal and Social Responsibility (TPSR), which aims to collaborate in preventing school violence through physical practices, it is relevant to explore the application of this model in elementary school physical education classes in Rio de Janeiro. The topic provides an opportunity to think the teaching of physical education in an adverse context, contributing to the mitigation of violent behaviors in the school environment. One way to support this contribution is through the creation of a guide that describes the application of the TPSR, serving as inspiration for other educational contexts. Academically, this topic’s approach can broaden investigations into innovative pedagogical proposals in physical education focused on preventing school violence. The implementation of the TPSR can mitigate violent behaviors, such as physical aggression and verbal violence. The objective of this study wasto analyze the impacts of implementing the TPSR in physical education classes in a public school located in a peripheral neighborhood of Rio de Janeiro, characterized by high levels of urban violence. The action research, using a qualitative approach was conducted in a municipal school in the Praça Seca neighborhood, with a 5th-grade elementary class. TPSR pedagogical practices were applied to assess its contribution to reducing school violence and developing a pedagogical guide to share the results and inspire other teachers. The participants were 24 students, aged between 10 and 12 years. The results of the self-assessments indicated that 75% of participants reached the level of self-respect and respect for their peers; 66.7% actively participated in the activities; 45.8% demonstrated self-management skills; and 65% contributed to or helped a peer during the proposed activities. It is concluded that TPSR demonstrates potential for conflict management and the promotion of a more harmonious school environment, provided there is structured planning, institutional support, interdisciplinary integration and teacher training. Including the perspectives of the school community can make its application more effective, reinforcing the school as a space for social transformation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA REGINA SOARES DA SILVA.pdf4.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.