Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22018
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação dos egressos da Escola Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” e as contribuições para o campo, no município de Barra de São Francisco, ES
Other Titles: The training of graduates from the Escola Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” and their contributions to the field, in the municipality of Barra de São Francisco, ES
Authors: Hastenreiter, Taysnara Rodrigues
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Terceiro membro da banca: Melo, Everton Melo de
Keywords: Egressos;Educação do Campo;Pedagogia da Alternância;Escola Família Agrícola EFA
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Taysnara Rodrigues Hastenreiter. A formação dos egressos da Escola Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” e as contribuições para o campo, no município de Barra de São Francisco, ES. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Nesta dissertação de mestrado tivemos como objetivo analisar a formação dos egressos da Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguitee as contribuições para o campo no município de Barra de São Francisco, ES.A referida instituição escolar está inserida territorialmente no espaço físico de uma municipalidade que tem sua base econômica assentada na agricultura familiar, localizado na região Noroeste do Estado do Espírito Santo. A criação da escola é fruto de um sonho das famílias camponesas do município e de cidades circunvizinhas que teve início na década de 1990, que almejavam um curso profissionalizante na área agrícola, na modalidade da Pedagogia da Alternância, tendo em vista que na região já havia desde 1993 uma EFA que atendia estudantes do 6o ao 9o ano. Após concluírem a etapa do ensino fundamental II, os jovens não tinham como dar continuidade aos estudos na área agrícola, restando como alternativa somente as escolas convencionais/tradicionais como opção, para cursarem o ensino médio.Para efetivação da pesquisa, a metodologia consistiu na aplicação de questionários semiestruturados junto aos egressos a partir da plataforma google forms, possibilitando que um maior número de egressos tivesse acesso a pesquisa. Como recorte temporal, selecionamos o período compreendido entre os anos de 2008 até 2021,no qual investigamos os egressos da escola nesse intervalo, mediante a participação livre e voluntária dos mesmos enquanto sujeitos dessa análise.No período que compreende a pesquisa, a escola formou 231 egressos, destes 107deram um retorno positivo, respondendo o questionário.Os resultados da pesquisa revelaram que 86,9% dos jovens possuem vínculo com o campo. A EFA desperta nos estudantes a valorização e o sentimento de pertença pelo campo. É possível produzir alimentos de qualidade e viver nesse espaço com dignidade.Tal pesquisa podem ter uma importante contribuição nos debates da Pedagogia da Alternância euma fonte de informações para demais pesquisadores.
Abstract: In this master's thesis we aimed to analyze the training of graduates of the Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite and their contributions to the field in the municipality of Barra de São Francisco, ES. The aforementioned school institution is territorially inserted in the physical space of a municipality that has its economic base based on family farming, located in the Northwest region of the State of Espírito Santo. The creation of the school is the result of a dream of peasant families in the municipality and surrounding cities that began in the 1990s, who wanted a professional training course in the agricultural area, in the form of Alternation Pedagogy, considering that in the region there were already since 1993 an EFA that served students from the 6th to the 9th year. After completing elementary school II, young people were unable to continue their studies in the agricultural area, leaving only conventional/traditional schools as an option to attend high school. To carry out the research, the methodology consisted of applying of semi-structured questionnaires with graduates using the Google Forms platform, enabling a greater number of graduates to have access to the research. As a time frame, we selected the period between 2008 and 2021, in which we investigated the school's graduates in this period, through their free and voluntary participation as subjects of this analysis. In the period comprising the research, the school graduated 231 107 of these graduates gave positive feedback by answering the questionnaire. The survey results revealed that 86.9% of young people have ties to the countryside. EFA awakens in students appreciation and a feeling of belonging to the field. It is possible to produce quality food and live in this space with dignity. Such research can make an important contribution to debates on Alternation Pedagogy and a source of information for other researchers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22018
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Taysnara Rodrigues Hastenreiter Souza.pdf4.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.