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dc.contributor.authorFernandes, Raphael Mota-
dc.date.accessioned2025-05-30T14:08:35Z-
dc.date.available2025-05-30T14:08:35Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationFERNANDES, Raphael Mota. A atuação do Instituto Península na pandemia através da construção do “professor eficaz”. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22028-
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 provocou um cenário de desolação na educação, contudo mesmo com os graves impactos no processo de ensino aprendizado e nos traumas psicológicos em toda a comunidade escolar provocados pelo caos social gerado pelo vírus, houve um setor da classe dominante que viu uma janela de oportunidade para aprofundar a sua atuação dentro do sistema educacional entre eles o Instituto Península (IP), braço social da família Diniz (fundadores do Grupo Pão de Açúcar e da Península Participações). Este trabalho se debruçou sobre a intervenção na educação do IP durante a pandemia de COVID-19, focando na reprodução da cartilha da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a formação docente, ou seja, na construção do “professor eficaz”. A investigação se deu a partir de uma pesquisa documental, associada a utilização dos instrumentos teóricos gramscianos, e também nos estudos de Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos e Lúcia Maria Wanderley Neves. Foi analisado a aplicação do programa da OCDE através das pesquisas e notas técnicas produzidas pelo IP durante a pandemia, além dos cursos de extensão e parcerias do Vivescer e na graduação de pedagogia do Instituto Singularidade, ambas organizações do Grupo Península. De modo que fosse apontado o porquê desta defesa de um novo modelo de formação docente e de educador, a conquista deste profissional para a manutenção do hegemônica da classe dominante.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectInstituto Penínsulapt_BR
dc.subjectOCDEpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectPenínsula Institutept_BR
dc.titleA atuação do Instituto Península na pandemia através da construção do “professor eficaz”pt_BR
dc.title.alternativeDiniz's apparatus: the role of Instituto Península in the period of the COVID-19 pandemicen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe COVID-19 pandemic caused a scenario of desolation in education, however, even with the serious impacts on the teaching-learning process and the psychological traumas throughout the school community caused by the social chaos generated by the virus, there was a sector of the ruling class that saw a window of opportunity to deepen its activities within the educational system, including Instituto Península (IP), the social arm of the Diniz family (founders of Grupo Pão de Açúcar and Península Participações). This work focused on intervention in IP education during the COVID-19 pandemic, focusing on the reproduction of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) booklet for teacher training, that is, on building the “effective teacher” . The investigation was based on documentary research, associated with the use of Gramscian theoretical instruments, and also on the studies of Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos and Lúcia Maria Wanderley Neves. The application of the OECD program was analyzed through the research and technical notes produced by the IP during the pandemic, in addition to the extension courses and partnerships of Vivescer and the pedagogy graduation of the Singularidade Institute, both organizations of the Península Group. So that the reason for this defense of a new model of teacher and educator training, the conquest of this professional for the maintenance of the hegemonic of the ruling class, could be pointed out.en
dc.contributor.advisor1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272pt_BR
dc.contributor.referee1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272pt_BR
dc.contributor.referee2D'Avila, Eduardo da Costa Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9691653221113456pt_BR
dc.contributor.referee3Lamarão, Marco Vinícius Moreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677011443280347pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Regis Eduardo Coelho Argüelles da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0075852341880711pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156003363319061pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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