Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22028
Tipo do documento: Dissertação
Título: A atuação do Instituto Península na pandemia através da construção do “professor eficaz”
Otros títulos: Diniz's apparatus: the role of Instituto Península in the period of the COVID-19 pandemic
Autor: Fernandes, Raphael Mota
Orientador(a): Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Primeiro membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Segundo membro da banca: D'Avila, Eduardo da Costa Pinto
Terceiro membro da banca: Lamarão, Marco Vinícius Moreira
Quarto membro da banca: Costa, Regis Eduardo Coelho Argüelles da
Palabras clave: Formação de Professores;Instituto Península;OCDE;Teacher Training;Península Institute
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 31-ago-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: FERNANDES, Raphael Mota. A atuação do Instituto Península na pandemia através da construção do “professor eficaz”. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumen: A pandemia de COVID-19 provocou um cenário de desolação na educação, contudo mesmo com os graves impactos no processo de ensino aprendizado e nos traumas psicológicos em toda a comunidade escolar provocados pelo caos social gerado pelo vírus, houve um setor da classe dominante que viu uma janela de oportunidade para aprofundar a sua atuação dentro do sistema educacional entre eles o Instituto Península (IP), braço social da família Diniz (fundadores do Grupo Pão de Açúcar e da Península Participações). Este trabalho se debruçou sobre a intervenção na educação do IP durante a pandemia de COVID-19, focando na reprodução da cartilha da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a formação docente, ou seja, na construção do “professor eficaz”. A investigação se deu a partir de uma pesquisa documental, associada a utilização dos instrumentos teóricos gramscianos, e também nos estudos de Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos e Lúcia Maria Wanderley Neves. Foi analisado a aplicação do programa da OCDE através das pesquisas e notas técnicas produzidas pelo IP durante a pandemia, além dos cursos de extensão e parcerias do Vivescer e na graduação de pedagogia do Instituto Singularidade, ambas organizações do Grupo Península. De modo que fosse apontado o porquê desta defesa de um novo modelo de formação docente e de educador, a conquista deste profissional para a manutenção do hegemônica da classe dominante.
Abstract: The COVID-19 pandemic caused a scenario of desolation in education, however, even with the serious impacts on the teaching-learning process and the psychological traumas throughout the school community caused by the social chaos generated by the virus, there was a sector of the ruling class that saw a window of opportunity to deepen its activities within the educational system, including Instituto Península (IP), the social arm of the Diniz family (founders of Grupo Pão de Açúcar and Península Participações). This work focused on intervention in IP education during the COVID-19 pandemic, focusing on the reproduction of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) booklet for teacher training, that is, on building the “effective teacher” . The investigation was based on documentary research, associated with the use of Gramscian theoretical instruments, and also on the studies of Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos and Lúcia Maria Wanderley Neves. The application of the OECD program was analyzed through the research and technical notes produced by the IP during the pandemic, in addition to the extension courses and partnerships of Vivescer and the pedagogy graduation of the Singularidade Institute, both organizations of the Península Group. So that the reason for this defense of a new model of teacher and educator training, the conquest of this professional for the maintenance of the hegemonic of the ruling class, could be pointed out.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22028
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - Raphael Mota Fernandes.pdf1.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.