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Tipo do documento: Dissertação
Title: O Uso da Inteligência Artificial para Auxiliar na Predição de Abandono de Alunos em uma Escola de Ensino Regular
Other Titles: The use of artificial intelligence to assist in the prediction of student dropout in a regular education school
Authors: Silva, Vanessa Alexandre
Orientador(a): Cruz, Marcelo Dib
Primeiro coorientador: Gregório, Ronaldo Malheiros
Primeiro membro da banca: Cruz, Marcelo Dib
Segundo membro da banca: Reyna Vera-Tudela, Carlos Andrés
Terceiro membro da banca: Gregório, Ronaldo Malheiros
Quarto membro da banca: Cabral, Lucidio dos Anjos Formiga
Keywords: Evasão Escolar;Inteligência Artificial;Aprendizado de Máquina;Redes Neurais;Modelo de Classificação;Aprendizado Supervisionado;School Dropout;Artificial Intelligence;Machine Learning;Classification Model;Supervised Learning;Neural Networks
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 25-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional
Citation: SILVA, Vanessa Alexandre. O Uso da Inteligência Artificial para Auxiliar na Predição de Abandono de Alunos em uma Escola de Ensino Regular. 2025. 47 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: A evasão escolar é um desafio para os sistemas educacionais em todo o mundo[10]. Compreender e prever os fatores que levam os alunos a abandonar os seus estudos é fundamen- tal para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e intervenção. A Inteligência Artificial (IA), especialmente por meio de técnicas de Aprendizado de Máquina, tem a capaci- dade de analisar dados do passado para prever eventos futuros [1]. Entre os diversos algoritmos utilizados para essa finalidade, destacam-se as Redes Neurais Artificiais, Árvore de Decisão, K-Nearest Neighbor(KNN) e Support Vector Machine (SVM). O objetivo deste estudo é desenvolver um modelo preditivo, utilizando vários métodos, para identificar alunos que estejam em risco de abandonar a escola. Para isso, será necessário investigar as causas subjacentes à evasão escolar. Como parte deste processo, foi elaborado um questionário direcionado aos alunos, com o intuito de coletar informações relevantes, uma vez que as escolas geralmente carecem de dados detalhados que permitam a identificação precisa desse problema. A pesquisa foi realizada com a colaboração de estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Novo Ensino Médio (EJANEM), que em algum momento de suas trajetórias escola- res interromperam os estudos, bem como com a participação de alunos do ensino regular, tanto do ensino médio quanto do ensino fundamental. A participação desses grupos permitiu uma análise das diversas razões que podem conduzir à evasão escolar.
Abstract: School dropout is a significant challenge for educational systems worldwide. Understanding and predicting the factors that lead students to abandon their studies is essential for developing effective prevention and intervention strategies. Artificial Intelligence (AI), particularly through Machine Learning techniques, has the capability to analyze historical data to predict future events. Among the various algorithms used for this purpose, Artificial Neural Networks stand out. The objective of this study is to develop a predictive model using Artificial Neural Net- works to identify students at risk of dropping out of school. To achieve this, it is necessary to investigate the underlying causes of school dropout. As part of this process, a questionnaire will be developed for students to collect relevant information, given that schools often lack detailed data necessary for accurately identifying this issue. The research will be conducted with the collaboration of students from the Education for Youth and Adults in the New High School (EJANEM) program, who at some point in their edu- cational journeys interrupted their studies, as well as with the participation of regular education students, both from high school and elementary school. The involvement of these groups will enable a comprehensive and in-depth analysis of the various reasons that may lead to school dropout
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22029
Appears in Collections:Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional

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