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Tipo do documento: Dissertação
Title: Perfil do estudante de concurso público para carreiras na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro
Other Titles: Profile of students taking public exams for careers in public security in the State of Rio de Janeiro
Authors: Alves, Fabiola Soares Araujo
Orientador(a): Pires, Emmy Uehara
Primeiro membro da banca: Pires, Emmy Uehara
Segundo membro da banca: Souza, Wanderson Fernandes de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Manoela Ziebell de
Keywords: Concurseiro;Segurança Pública;Gerenciamento de tempo;Personalidade;Autoeficácia;Public service candidates;Public security;Time management;Personality;Self-efficacy
Área(s) do CNPq: Psicologia
Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 4-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ALVES, Fabiola Soares Araújo. Perfil do estudante de concurso público para carreiras na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: O concurso público é o meio pelo qual a administração pública brasileira seleciona seu quadro de funcionários, tanto para organizações civis quanto para as policiais e militares. Pesquisas apontam que habilidades cognitivas e socioemocionais influenciam diretamente o desempenho nos estudos e sucesso acadêmico e profissional, tais como gerenciamento de tempo, fatores de personalidade e autoeficácia, que permitem ao indivíduo um bom planejamento de tarefas, maximização da produtividade, persistência, motivação e boa percepção de suas capacidades. Portanto, este estudo tem como objetivo investigar a relação entre gerenciamento de tempo, fator realização da personalidade e autoeficácia em indivíduos que estudam para concursos públicos nas áreas militares e policiais. Participaram 107 concurseiros do Rio de Janeiro, com idades entre 18 e 48 anos. Para mensurar as variáveis foram utilizados um questionário sociodemográfico, a Escala de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS), em sua versão longa, para avaliar o Gerenciamento de Tempo, a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) para análise do Fator Realização e Nova Escala Geral de Autoeficácia (NGSE) para verificar a autoeficácia. Os resultados apontam predominância do gênero feminino e de solteiros entre os participantes, maior interesse em concursos das Forças Armadas, 68 (63,6%) indivíduos com aprovações em concursos anteriores e 60 (56,1%) dos respondentes realizam preparação para concurso concomitante à atividade remunerada. A média de pontuação alcançada em Gerenciamento de Tempo foi de 37,42, enquanto em Autoeficácia foi de 23,48. A classificação média no Fator Realização de Personalidade foi obtida por 36 (33,6%) dos concurseiros. Visualizou-se uma correlação negativa fraca entre Gerenciamento de Tempo e Autoeficácia, uma correlação positiva fraca entre Autoeficácia e Fator Realização, e uma correlação negativa moderada entre Gerenciamento de Tempo e Fator Realização. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a discussão sobre as características e o perfil dos concurseiros da área de segurança pública, bem como para a criação de estratégias de intervenção para um bom desempenho e saúde mental.
Abstract: Public service exams are the method through which the Brazilian public administration selects its workforce, encompassing both civilian and police/military organizations. Research indicates that cognitive and socio-emotional skills directly influence academic and professional success, such as time management, personality traits, and self-efficacy, which enable individuals to plan tasks effectively, maximize productivity, demonstrate persistence, maintain motivation, and have a positive perception of their abilities. Therefore, this study aims to investigate the relationship between time management, the achievement factor of personality, and self-efficacy among individuals preparing for public service exams in military and police fields. The sample consisted of 107 candidates from Rio de Janeiro, aged 18 to 48. To measure the variables, the following instruments were used: a sociodemographic questionnaire, the long version of Barkley's Deficits in Executive Functioning Scale (BDEFS) to evaluate Time Management, the Factorial Personality Battery (BFP) to analyze the Achievement Factor, and the New General Self-Efficacy Scale (NGSE) to assess self-efficacy. Results revealed a predominance of female and single participants, with most showing interest in Armed Forces exams. Additionally, 68 participants reported prior approval in previous exams, and 56% were preparing for exams while holding a paid job. The average score for Time Management was 37.42, while the average for Self-Efficacy was 23.48. A medium-level classification in the Personality Achievement Factor was obtained by 33.6% of the candidates. A weak negative correlation was found between Time Management and Self-Efficacy, a weak positive correlation between Self-Efficacy and the Achievement Factor, and a moderate negative correlation between Time Management and the Achievement Factor. It is hoped that the results of this study contribute to discussions about the characteristics and profiles of candidates in the public security field, as well as the development of intervention strategies to enhance performance and mental health.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22087
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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