Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22123
Tipo do documento: Dissertação
Title: O olhar do aprendizado sobre as políticas públicas: as diferentes apropriações do programa de aquisição de alimentos em Itapeva-SP
Other Titles: The look of learning about public policy: the various appropriations of the food acquisition programme in Itapeva-SP.
Authors: Souza, Natália Almeida
Orientador(a): Romano, Jorge Osvaldo
Primeiro membro da banca: Romano, Jorge Osvaldo
Segundo membro da banca: Schmitt, Claudia Job
Terceiro membro da banca: Grisa, Catia
Keywords: Análise de Políticas Públicas;Aprendizados;Aprendizagem Social;Itapeva;Programa de Aquisição de Alimentos;Public Policy Analysis;Learning;Acquisition Program Food
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 4-Oct-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: SOUZA, Natália Almeida. O olhar do aprendizado sobre as políticas públicas: as diferentes apropriações do Programa de Aquisição de Alimentos em Itapeva-SP. 2013. 201 f. Dissertação (Mestrado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: O espaço de ação política é um espaço de aprendizado? Esta dissertação de mestrado tem como objetivo central problematizar de que forma os aprendizados surgem, circulam e são configurados nos processos de implementação de políticas públicas. Tendo a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como caminho investigativo, a pesquisa está organizada em duas escalas de análise complementares. A primeira diz respeito à compreensão do aprendizado no contexto das reformulações e das mudanças nas institucionalidades do PAA e dos processos de aprendizagem gerados na apropriação do Programa no contexto do estado de São Paulo. Já a segunda trata da problematização da dimensão do aprendizado a partir das relações localizadas entre os atores no contexto da implementação do PAA no município de Itapeva, tencionando saber em que medida esses aprendizados se relacionam com os processos sociopolíticos e institucionais oriundos das articulações dos atores locais com as dinâmicas estaduais e nacionais. Busca-se exercitar alguns processos metodológicos para compreender o aprendizado enquanto um fenômeno relacional, complexo e multifacetado, e procura-se apresentar as limitações dos modelos de análise de políticas públicas baseados apenas nos referenciais convencionais, expondo os limites dos próprios desenhos institucionais das políticas que, em grande parte das vezes, desconsideram as dinâmicas, as práticas e os saberes existentes. Por fim, pretende-se ampliar o escopo de análise, tencionando a noção de redes de aprendizados políticos e problematizar, como a ideia de aprendizado, dialoga com os processos de participação e democratização dos espaços da política.
Abstract: This dissertation aims to discuss how central the learnings emerge, circulate and are configured in the process of implementation of public policies. Having the experience of the Food Acquisition Program (PAA) as a path investigative research is organized into two complementary scales of analysis. The first relates to the understanding of learning in the context of restatements and changes in institutionalities PAA and learning processes generated in ownership, joint program in the context of the state of São Paulo. The second deals with the problematic dimension of learning from the localized relationships between actors in the implementation of the EAP in the municipality of Itapeva, intending to what extent these learnings relate to the socio-political processes and institutions arising from the joints of local actors with state and national dynamics. Seek to exercise some methodological processes that can be developed to understand the learning while a relational phenomenon, complex and multifaceted, and seeks to present the limitations of the models of public policy analysis based only on conventional benchmarks, exposing the limits of their policy public. Finally, we intend to broaden the scope of analysis intends the notion of networks of political learning and discussing how the idea of learning dialogues with the processes of participation and democratization of the political spaces.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22123
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Natália Almeida Souza.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.