Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22125
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A mulher ideal dos oitocentos em contraste: representações femininas negras nas fotografias de Alberto Henschel (1869-1875) |
Authors: | Cezar, Tainara Bezerra de Vasconcellos |
Orientador(a): | Barros, José Costa D'Assunção |
Primeiro membro da banca: | Barros, José Costa D'Assunção |
Segundo membro da banca: | Silva, Leandro Rosa da |
Terceiro membro da banca: | Bezerra, Danieli Machado |
Quarto membro da banca: | Souza, Letícia Pumar Alves de |
Keywords: | Fotografias;Representação;Mulheres;Negras;Alberto-Henschel;Photographs;Representation;Women;Black;Alberto-Henschel |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 11-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | CEZAR, Tainara Bezerra de Vasconcellos. A mulher ideal dos oitocentos em contraste: representações femininas negras nas fotografias de Alberto Henschel (1869-1875). 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) -Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho tem como propósito analisar a noção da construção imagética possível da mulher ideal negra no Brasil durante o século XIX, por meio da investigação das cartes-de-visite, tipo fotográfico famoso do século XIX, assinadas pelo fotógrafo Alberto Henschel. Nossa abordagem questionará seus modos, o ideal imagético criado ou fomentado a partir dessas representações, e a diferença entre mulheres brancas e negras a partir da construção do imaginário e cultura visual acerca do feminino. Nos pautamos nos conceitos de representação, gênero, imagens de controle, norteados pela História das Mulheres e História da Fotografia do século XIX, e propostas teórico-metodológicas propostas por Solange Lima, Vânia Carvalho e Mônica Cardim através da descrição da imagem e discussão sobre a experiência escrava no Brasil. |
Abstract: | The present work aims to analyze the notion of the possible imagery construction of the ideal black woman in Brazil during the 19th century, through the investigation of the cartes-de-visite, a famous photographic type of the 19th century, signed by the photographer Alberto Henschel. Our approach will question their manners, the image ideal created or fostered from these representations, and the difference between white and black women from the construction of the imaginary and visual culture about the feminine. We are guided by the concepts of representation, gender, control images, guided by the History of Women and History of Photography in the 19th century, and theoretical-methodological proposals proposed by Solange Lima, Vânia Carvalho and Mônica Cardim through the description of the image and discussion about the experience slave in Brazil. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22125 |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Tainara Bezerra de Vasconcellos Cezar.pdf | 47.47 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.