Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22133| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | As representações sociais de professores da educação básica sobre a mulher em situação de violência |
| Other Titles: | The social representations of basic education teachers about women in situations of violence |
| Authors: | Anjos, Vanessa dos Santos |
| Orientador(a): | Naiff, Denis Giovani Monteiro |
| Primeiro coorientador: | Carvalho, Lusanir de Sousa |
| Primeiro membro da banca: | Naiff, Denis Giovani Monteiro |
| Segundo membro da banca: | Gonçalves, Sílvia Maria Melo |
| Terceiro membro da banca: | Gomes, Antonio Marcos Tosoli |
| Keywords: | Representações sociais;mulheres em situação de violência;professores da educação básica;Social representations;women in situations of violence;basic education teachers |
| Área(s) do CNPq: | Psicologia |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 28-Apr-2023 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
| Citation: | ANJOS, Vanessa dos Santos. As representações sociais de professores da educação básica sobre a mulher em situação de violência. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
| Abstract: | A violência à mulher é considerada um grave problema de saúde pública e de violação dos direitos humanos, e o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. E em um país de cultura patriarcal a violência dirigida a mulher acaba por ser naturalizada, dificultando com que o ciclo da violência seja rompido. A educação pode ser uma forte aliada na prevenção e combate desse tipo de violência. pois a educação é considerada como o melhor meio de prevenção e combate à violência, sendo fundamental na formação de uma nova consciência para crianças e adolescentes. A educação traz conscientização e proporciona que crianças e adolescentes sejam agentes transformadores da realidade. Nesse sentido, o professor da Educação básica, se torna um dos principais atores em todo esse processo. Valendo-nos da Teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici que advoga que produzimos um pensamento socialmente compartilhado que direciona práticas sociais, tivemos como objetivo analisar as representações sociais dos professores da educação básica de escolas da cidade do Rio de Janeiro, em relação a mulher em situação de violência. E para isso foi utilizado como instrumento de coleta de dados um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), que a partir do termo indutor “Mulheres em situação de violência”, foi pedido para que os participantes expressassem espontaneamente as cinco primeiras palavras que lhes viessem à mente, no qual, nos permitiu identificar os elementos nucleares e periféricos da representação. E foi utilizado também um questionário sociodemográfico nos permitindo conhecer o perfil desse professor, além de uma pergunta aberta. E para a análise dos dados obtidos foi utilizado o software iramuteq, que nos permitiu realizar uma análise estrutural, a qual buscou descobrir os elementos constitutivos da representação, conhecer a sua organização, e descobrir o núcleo central dessa representação. Como resultado observou-se representações sociais numa perspectiva de piedade da mulher atribuindo a ela sentimentos de medo, uma vulnerabilidade, e sofrimento, além de, uma fragilidade que seria natural ao sexo feminino. Conclui-se, que ainda é forte as representações associadas ao papel de gênero, determinando características condicionadas ao sexo biológico, o que fortalece a naturalização da violência, colocando homens no lugar de agressor e mulheres no lugar de vítima. |
| Abstract: | Violence against women is considered a serious public health problem and a violation of human rights, and Brazil is the fifth country that kills the most women in the world. And in a country with a patriarchal culture, violence directed at women ends up being naturalized, making it difficult for the cycle of violence to be broken. Education can be a strong ally in preventing and combating this type of violence. because education is considered the best means of preventing and combating violence, being fundamental in the formation of a new conscience for children and adolescents. Education raises awareness and enables children and adolescents to be transforming agents of reality. In this sense, the Basic Education teacher becomes one of the main actors in this whole process. Making use of the Theory of Social Representations proposed by Serge Moscovici, who advocates that we produce a socially shared thought that directs social practices, we aimed to analyze the social representations of basic education teachers from schools in the city of Rio de Janeiro, in relation to women in a situation of violence. And for that, a Word Free Association Test (TALP) was used as a data collection instrument, which, based on the inducing term “Women in situations of violence”, asked the participants to express spontaneously the first five words that came to them. came to mind, in which it allowed us to identify the nuclear and peripheral elements of the representation. And a sociodemographic questionnaire was also used, allowing us to know the profile of this teacher, in addition to an open question. And for the analysis of the data obtained, the iramuteq software was used, which allowed us to carry out a structural analysis, which sought to discover the constitutive elements of the representation, to know its organization, and to discover the central core of this representation. As a result, social representations were observed from a perspective of pity for women, attributing to her feelings of fear, vulnerability, and suffering, in addition to a fragility that would be natural to the female gender. It is concluded that the representations associated with the gender role are still strong, determining characteristics conditioned to the biological sex, which strengthens the naturalization of violence, placing men in the place of aggressor and women in the place of victim. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22133 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Vanessa dos Santos Anjos.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
