Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22139
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Produção de bioetanol: uma atividade lúdica para reflexão sobre os desafios energéticos |
Other Titles: | Bioethanol production: a fun activity to reflect on energy challenges |
Authors: | Souza, Lizandra Cristina do Amaral Silva e |
Orientador(a): | Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos |
Segundo membro da banca: | Lopes, Natália Drumond |
Terceiro membro da banca: | Santos, André Marques dos |
Keywords: | Ensino de Química;Biocombustíveis;Sequência Didática;Educação Ambiental;Experimentação;Chemistry Teaching;Biofuels;Didactic Sequence;Environmental Education;Experimentation |
Área(s) do CNPq: | Química |
Idioma: | por |
Issue Date: | 25-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Química |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacional |
Citation: | Santos, Lizandra Cristina do Amaral Silva e Souza. Produção de bioetanol: uma atividade lúdica para reflexão sobre os desafios energéticos. 2025. 56 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
Abstract: | A ciência é fundamental para a formação da cidadania, pois a educação científica capacita os indivíduos a participarem ativamente da sociedade, tomando decisões embasadas no conhecimento científico. No ensino de Química, estratégias dinâmicas e metodológicas, como sequências didáticas (SD), são fundamentais para estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas reais. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática estruturada em momentos pedagógicos, incluindo avaliação diagnóstica, problematização, experimentação, imersão universitária e sistematização, visando à conscientização ambiental e ao ensino de biocombustíveis, que possibilita a contextualização do ensino e reflexões sobre sustentabilidade e energia, através da produção de bioetanol. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2024 com 36 alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Deborah Mendes de Moraes, sendo descritiva, exploratória, de caráter investigatório, com abordagem quantitativa e qualitativa. As atividades envolveram aulas teóricas, experimentos de fermentação e destilação do bioetanol, além de uma visita técnica à universidade. Na primeira etapa, foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema. Na segunda, realização de um experimento prático envolvendo a produção de bioetanol, com construção de aparatos para fermentação e destilação através de materiais alternativos. Por fim, na terceira etapa, foi aplicado um questionário para avaliar os conhecimentos adquiridos. A análise dos questionários aplicados antes e depois da SD indicou um aumento significativo no conhecimento dos alunos sobre biocombustíveis, evidenciando a eficácia da abordagem prática e interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados destacam a importância de metodologias ativas e experimentais na formação científica e ambiental dos estudantes. |
Abstract: | Science is fundamental for the formation of citizenship, as scientific education enables individuals to actively participate in society, making decisions based on scientific knowledge. In the teaching of Chemistry, dynamic and methodological strategies, such as didactic sequences (DS), are fundamental to stimulate critical thinking and the resolution of real problems. This study aimed to develop and apply a didactic sequence structured in pedagogical moments, including diagnostic evaluation, problematization, experimentation, university immersion and systematization, aiming at environmental awareness and teaching biofuels, which allows the contextualization of teaching and reflections on sustainability and energy, through the production of bioethanol. The research was carried out in the second semester of 2024 with 36 students in the 2nd year of high school at Colégio Estadual Deborah Mendes de Moraes, being descriptive, exploratory, investigative in nature, with a quantitative and qualitative approach. The activities involved theoretical classes, experiments on bioethanol fermentation and distillation, and a technical visit to the university. In the first stage, the students' prior knowledge on the subject was assessed. In the second stage, a practical experiment involving bioethanol production was carried out, with the construction of fermentation and distillation apparatus using alternative materials. Finally, in the third stage, a questionnaire was applied to assess the knowledge acquired. The analysis of the questionnaires applied before and after the SD indicated a significant increase in the students' knowledge about biofuels, evidencing the effectiveness of the practical and interdisciplinary approach in the teaching-learning process. The results highlight the importance of active and experimental methodologies in the scientific and environmental training of students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22139 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIZANDRA CRISTINA DO AMARAL SILVA E SOUZA SANTOS.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.