Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, João Gabriel-
dc.date.accessioned2025-06-06T19:01:01Z-
dc.date.available2025-06-06T19:01:01Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.citationMOREIRA, João Gabriel. O uso de realidade virtual como ferramenta de ensino-aprendizagem na formação dos alunos dc curso bacharelado em Agronomia. 2024. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22151-
dc.description.abstractO presente trabalho constitui uma investigação sobre a utilização de tecnologia de realidade virtual no processo de ensino aprendizagem na formação dos alunos do curso superior em agronomia do IFGoiano Campus Hidrolândia. O objeto deste projeto é desenvolver um conteúdo imersivo com o uso da Realidade Virtual (RV) para a disciplina de culturas anuais, no intuito de tornar as aulas mais atrativas e verificar a influência do uso da realidade virtual como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico desta pesquisa parte de um breve histórico da inserção das tecnologias na educação, políticas públicas para inserção das mesmas e realidade virtual no contexto educacional. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de natureza qualitativa, e para a coleta de dados, foram utilizados questionários, estes aplicados aos alunos. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira, reuniões com o docente para construção do simulador que seja adequado a metodologia do professor. Após construído. um experimento prático foi executado com os alunos que, por meio do simulador identificaram características pertinentes da cultura do milho. Os resultados obtidos, com a utilização das ferramentas propostas, foram relevantes e colaboraram para este estudo. A pesquisa evidenciou que o uso da Realidade Virtual na disciplina de culturas anuais dos alunos do curso bacharelado em agronomia, contribuiu de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma nova experiência de aprendizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectVirtual Realitypt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleO uso de realidade virtual como ferramenta de ensino-aprendizagem na formação dos alunos do curso bacharelado em Agronomiapt_BR
dc.title.alternativeThe use of virtual reality as teaching-learning tool in the education of Agronomy undergraduatesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work constitutes an investigation into the use of virtual reality technology in the teaching and learning process for students in the higher education agronomy program at IFGoiano Campus Hidrolândia. The objective of this project is to develop immersive content using Virtual Reality (VR) for the subject of annual crops, with the aim of making classes more engaging and assessing the influence of using virtual reality as a complementary tool in the teaching-learning process. The theoretical framework of this research begins with a brief history of the integration of technologies in education, public policies for their inclusion, and virtual reality in the educational context. As a methodology, qualitative research was employed, and data collection was carried out using questionnaires administered to the students. The work was divided into two phases: in the first phase, meetings with the instructor were held to construct a simulator suitable for the professor's methodology. After it was built, a practical experiment was conducted with the students who, through the simulator, identified relevant characteristics of the corn crop. The results obtained from the proposed tools were significant and contributed to this study. The research demonstrated that the use of Virtual Reality in the annual crops subject for students in the agronomy bachelor's program positively contributed to the teaching-learning process, providing students with a new learning experience.en
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3Sanavria, Argemiro-
dc.contributor.referee4Silva, Gilson Dourado da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626347678960836pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - João Gabriel Moreira.Pdf1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.