Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22151
Tipo do documento: Dissertação
Title: O uso de realidade virtual como ferramenta de ensino-aprendizagem na formação dos alunos do curso bacharelado em Agronomia
Other Titles: The use of virtual reality as teaching-learning tool in the education of Agronomy undergraduates
Authors: Moreira, João Gabriel
Orientador(a): Abreu, João Batista Rodrigues
Primeiro membro da banca: Abreu, João Batista Rodrigues de
Segundo membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Terceiro membro da banca: Sanavria, Argemiro
Quarto membro da banca: Silva, Gilson Dourado da
Keywords: Realidade Virtual;Ensino Aprendizagem;Educação;Virtual Reality;Teaching-Learning;Education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MOREIRA, João Gabriel. O uso de realidade virtual como ferramenta de ensino-aprendizagem na formação dos alunos dc curso bacharelado em Agronomia. 2024. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: O presente trabalho constitui uma investigação sobre a utilização de tecnologia de realidade virtual no processo de ensino aprendizagem na formação dos alunos do curso superior em agronomia do IFGoiano Campus Hidrolândia. O objeto deste projeto é desenvolver um conteúdo imersivo com o uso da Realidade Virtual (RV) para a disciplina de culturas anuais, no intuito de tornar as aulas mais atrativas e verificar a influência do uso da realidade virtual como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico desta pesquisa parte de um breve histórico da inserção das tecnologias na educação, políticas públicas para inserção das mesmas e realidade virtual no contexto educacional. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de natureza qualitativa, e para a coleta de dados, foram utilizados questionários, estes aplicados aos alunos. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira, reuniões com o docente para construção do simulador que seja adequado a metodologia do professor. Após construído. um experimento prático foi executado com os alunos que, por meio do simulador identificaram características pertinentes da cultura do milho. Os resultados obtidos, com a utilização das ferramentas propostas, foram relevantes e colaboraram para este estudo. A pesquisa evidenciou que o uso da Realidade Virtual na disciplina de culturas anuais dos alunos do curso bacharelado em agronomia, contribuiu de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma nova experiência de aprendizado.
Abstract: The present work constitutes an investigation into the use of virtual reality technology in the teaching and learning process for students in the higher education agronomy program at IFGoiano Campus Hidrolândia. The objective of this project is to develop immersive content using Virtual Reality (VR) for the subject of annual crops, with the aim of making classes more engaging and assessing the influence of using virtual reality as a complementary tool in the teaching-learning process. The theoretical framework of this research begins with a brief history of the integration of technologies in education, public policies for their inclusion, and virtual reality in the educational context. As a methodology, qualitative research was employed, and data collection was carried out using questionnaires administered to the students. The work was divided into two phases: in the first phase, meetings with the instructor were held to construct a simulator suitable for the professor's methodology. After it was built, a practical experiment was conducted with the students who, through the simulator, identified relevant characteristics of the corn crop. The results obtained from the proposed tools were significant and contributed to this study. The research demonstrated that the use of Virtual Reality in the annual crops subject for students in the agronomy bachelor's program positively contributed to the teaching-learning process, providing students with a new learning experience.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22151
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - João Gabriel Moreira.Pdf1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.