Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22163| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | "A serviço da formação do jovem rural": desafios e contradições na atuação do CEFFA CEA Rei Alberto I como agente do desenvolvimento do meio. |
| Other Titles: | “A serviço da formação do jovem rural”: challenges and contradictions in the work of the CEA CEFFA Rei Alberto I like the middle development agent. |
| Authors: | Frazão, Gabriel Almeida |
| Orientador(a): | Alimonda, Héctor Alberto |
| Primeiro membro da banca: | Alimonda, Héctor Alberto |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Lia Maria Teixeira de |
| Terceiro membro da banca: | Campos, Marilia Lopes de |
| Quarto membro da banca: | Pronko, Marcela Alejandra |
| Quinto membro da banca: | Bernatt, Maria de Lourdes |
| Keywords: | Pedagogia da Alternância;Desenvolvimento;Educação do Campo;Sociologia da Educação;Extensão Rural;Pedagogy of Alternation;Development;Rural Education;Rural Education;Rural Extension |
| Área(s) do CNPq: | Sociologia Sociologia |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 13-May-2015 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
| Citation: | FRAZÃO, Gabriel Almeida. “A serviço da formação do jovem rural”: desafios e contradições na atuação do CEFFA CEA Rei Alberto I como agente do desenvolvimento do meio. 2015, 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015. |
| Abstract: | Esta tese tem como objetivo discutir a relação entre a Pedagogia da Alternância e o conceito de ―desenvolvimento do meio‖, historicamente, apontado como um dos seus pilares educativos. Para isso, o trabalho, primeiramente, realiza uma análise do conceito, segundo a literatura produzida pelos agentes sociais da Alternância. Após esse debate, a pesquisa se concentra sobre uma escola que adota o modelo pedagógico, o CEFFA CEA Rei Alberto I, localizado no município de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro. Defendeu-se como tese o fato de que a escola pode ser considerada um agente do desenvolvimento. Para a sua validação, foram pesquisados os agentes sociais envolvidos com a formação: a equipe de professores, a direção, os alunos, os parceiros da instituição e os representantes das comunidades da região. O trabalho teve como fundamentos metodológicos, a história oral e do cotidiano, a etnografia, a sociologia da educação, e a análise de conteúdo, esta última a base para a interpretação dos dados recolhidos. Ademais, diante dos vários problemas identificados por cada um dos agentes na condução do trabalho educacional, apresentam-se, na parte final, algumas sugestões de ações consideradas fundamentais para que o CEFFA potencialize ainda mais o seu papel como agente do desenvolvimento. Dentre elas, a principal é a construção de redes de parcerias com instituições e agentes comprometidos com uma proposta de desenvolvimento que modifique a realidade local, valorize a agricultura familiar não dependente do uso de insumos químicos. Por fim, entende-se que essa rede possibilitaria ao colégio fazer parte de um novo modelo de extensão rural, diferente do reprodutivismo e da desvalorização dos conhecimentos dos agricultores de outros períodos. |
| Abstract: | This thesis aims to discuss the relationship between the Pedagogy of Alternation and the concept of "middle development", historically, touted as one of their educational pillars. For this, the work, first, performs a concept analysis, according to literature produced by social agents of Alternation. After this debate, the research focuses on a school that adopts the pedagogical model, the CEFFA CEA Rei Alberto I, located in Nova Friburgo, Rio de Janeiro state. It was argued thesis as the fact that the school can be considered an agent of development. For validation, social agents involved in the formation were investigated: a team of teachers, management, students, the institution partners and representatives of the communities of the region. The work was to methodological foundations, oral history and daily life, ethnography, sociology of education, and the content analysis, the latter the basis for the interpretation of the data collected. Furthermore, once the various problems identified by each of the agents in the conduct of educational work, are presented in the final part, some suggestions of key actions considered for the CEFFA further leverage its role as an agent of development. Among them, the main one is the construction of networks of partnerships with institutions and actors committed to a development proposal to modify the local reality, values the family farming not dependent on the use of chemical inputs. Finally, it is understood that this network would enable the school to be part of a new extension model, different from reproductivism and the devaluation of knowledge of farmers in other periods. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22163 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2015 - Gabriel Almeida Frazão.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
