Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22166
Tipo do documento: Dissertação
Title: A agricultura familiar e os efeitos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IF Goiano - campus Hidrolândia
Other Titles: Family farming and the effects of the technical course in agriculture integrated into high school at IF Goiano - campus Hidrolândia
La agricultura familiar y los efectos del curso técnico en agricultura integrada en la escuela secundaria del IF Goiano – campus Hidrolândia
Authors: Lopes, Rose Anne Mendes Nunes
Orientador(a): Paiva, Liz Denize Carvalho
Primeiro membro da banca: Paiva, Liz Denize Carvalho
Segundo membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Terceiro membro da banca: Silva, Gilson Dourado da
Keywords: Curso Técnico em Agropecuária;Agricultura Familiar;Agroecologia;Instituto Federal Goiano;Campus Hidrolândia;Technical Course in Agriculture;Family Farming;Agroecology;Federal Institute Goiano;Hidrolândia Campus;Curso Técnico en Agricultura
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 7-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LOPES, Rose Anne Mendes Nunes. A agricultura familiar e os efeitos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IF Goiano - campus Hidrolândia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024
Abstract: Esta pesquisa de natureza qualitativa objetivou analisar os efeitos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) - Campus Hidrolândia, para a agricultura familiar da região. A investigação abrangeu pesquisa bibliográfica e documental, com entrevistas semiestruturadas junto à comunidade do entorno do Campus dedicadas à agricultura familiar. A estratégia para a analítica dos dados da pesquisa de campo dispôs dos referenciais da análise de conteúdo para a categorização e sistematização. O curso apresenta em seu Projeto Pedagógico aspectos em consonância com os princípios e fundamentos da preservação do meio ambiente, relacionados ao uso da terra e dos cuidados com a sustentabilidade, extensão rural e associativismo. Características estas herdadas do então Centro de Formação Agroecológico, pertencente ao município de Hidrolândia, absorvido pelo IF Goiano, no momento de sua criação. Nesse sentido, observamos iniciativas e práticas pedagógicas do curso, inseridas no ambiente escolar que colaboram com o processo formativo discente, a exemplo do desenvolvimento de projetos integradores executados ao longo do ano letivo, com as contribuições do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) de âmbito extensionista. A localização do Campus em área rural facilita a execução desses projetos, proporcionando a aproximação e mediação de experiências identitárias que são ressignificadas em meio à cultura popular e os conhecimentos científicos. A presença frequente de alunos e professores nas propriedades, através dos projetos, visitas técnicas e parcerias, evidencia os efeitos dessas ações na região. As experiências e tradições familiares dos agricultores revelam profundas e ricas práticas agrícolas, muitas das quais, passadas de geração em geração. A diversidade de produtos cultivados e o compromisso com práticas sustentáveis, como o consórcio e a produção orgânica, refletem uma consciência ambiental crescente na comunidade agrícola. Além disso, são discutidos desafios enfrentados pelos agricultores, como falta de recursos e questões de mercado, apontando a necessidade de políticas mais abrangentes e direcionadas para o fortalecimento da agricultura familiar, considerando as particularidades regionais. Em suma, os resultados da pesquisa enfatizam um caminho próspero de abordagem holística, que não apenas possibilita aos pequenos produtores superarem seus desafios, mas também evidencia a contribuição do IF Goiano, campus Hidrolândia, no processo formativo discente. Assim, o Curso Técnico em Agropecuária investigado, tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento da agricultura familiar, no seu entorno, promovendo uma educação que, ao ser integrada, une e articula teoria e prática. Estas, quando aplicadas no cotidiano na lida com a terra, em seus múltiplos sentidos, evidenciam o impacto significativo na melhoria das condições de vida dos pequenos produtores rurais e no fortalecimento da região no contexto da agricultura familiar.
Abstract: This qualitative research aimed to analyze the effects of the Technical Course in Agriculture integrated with high school at the Federal Institute of Education, Science, and Technology Goiano (IF Goiano) - Hidrolândia Campus, on the family agriculture of the region. The investigation included bibliographic and documentary research, with semi-structured interviews conducted with the community around the Campus dedicated to family farming. The strategy for analyzing the field research data employed content analysis references for categorization and systematization. The course's Pedagogical Project presents aspects in line with the principles and foundations of environmental preservation, related to land use and sustainability, rural extension, and associativism. These characteristics were inherited from the then Agroecological Training Center, belonging to the municipality of Hidrolândia, absorbed by IF Goiano at its creation. In this sense, we observed initiatives and pedagogical practices of the course, embedded in the school environment, that contribute to the student training process, such as the development of integrative projects carried out throughout the school year, with contributions from the Extensionist Agroecology Study Group (NEA). The Campus’s location in a rural area facilitates the execution of these projects, providing the approximation and mediation of identity experiences that are re-signified amidst popular culture and scientific knowledge. The frequent presence of students and teachers on properties through projects, technical visits, and partnerships highlights the effects of these actions in the region. The experiences and family traditions of the farmers reveal deep and rich agricultural practices, many of which are passed down from generation to generation. The diversity of cultivated products and the commitment to sustainable practices, such as crop rotation and organic production, reflect a growing environmental awareness in the agricultural community. Additionally, challenges faced by farmers, such as lack of resources and market issues, are discussed, pointing to the need for more comprehensive and targeted policies to strengthen family farming, considering regional particularities. In summary, the research results emphasize a prosperous path of holistic approach, which not only enables small producers to overcome their challenges but also highlights the contribution of IF Goiano, Hidrolândia Campus, in the student training process. Thus, the investigated Technical Course in Agriculture has played a fundamental role in the development of family agriculture in its surroundings, promoting an education that, when integrated, unites and articulates theory and practice. These, when applied in daily life in dealing with the land in its multiple senses, demonstrate a significant impact on improving the living conditions of small rural producers and strengthening the region in the context of family farming.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22166
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Rose Anne Mendes Nunes Lopes.pdf7.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.