Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22219
Tipo do documento: Dissertação
Title: Desenvolvimento de liderança através da aprendizagem experiencial assistida com equinos no EQUIlibrium rural
Other Titles: Leadership development through equine assisted experiential learning at EQUIlibrium rural
Authors: Santos, Tayane Botelho dos
Orientador(a): Oliveira, Valéria Marques de
Primeiro coorientador: Godoi, Tatianne Leme Oliveira Santos
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de
Segundo membro da banca: Souza, Marcos Aguiar de
Terceiro membro da banca: Alves, Priscila Pires
Keywords: Liderança Humilde;Aprendizagem Experiencial Assistida com Equinos;Aprendizagem Experiencial;Desenvolvimento de liderança;Humble Leadership;Equine Assisted Experiential Learning;Experiential Learning;Leadership development
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 28-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SANTOS, Tayane Botelho. Desenvolvimento de liderança através da aprendizagem experiencial assistida com equinos no EQUIlibrium rural. 2025. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: A liderança é uma das funções que o futuro profissional poderá assumir ao longo de sua carreira, e deve ser desenvolvida na sua vida acadêmica. O Grupo de Pesquisa: EQUIlibrium Rural: Intervenções Transdisciplinares Assistidas por Equinos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, trabalha com a formação de universitários na prestação de serviços voltados ao bem-estar e qualidade de vida através da interação ser humano e cavalo, baseada na liderança humilde, incentiva a aprendizagem desta habilidade na equipe. Este projeto de investigação faz parte de uma pesquisa maior denominada: “Aprendizagem Assistida por Equinos no desenvolvimento pessoal”, e faz aqui um recorte no tema liderança. A Aprendizagem Experiencial Assistida com Equinos (AEAE) foi escolhida como modelo de desenvolvimento de liderança, com base na visão sistêmica e horizontal sobre o líder e o ato de liderar, em consonância com o conceito humble leadership de Schein, inteligências pessoais de Gardner e atributos de liderança descritos por Freitas, Klein e Fargundes. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o impacto da vivência da Aprendizagem Experiencial Assistida com Equinos (AEAE) para o desenvolvimento de atributos de liderança nos mediadores discentes da Equipe EQUIlibrium Rural. Os objetivos específicos são: a) verificar os atributos de líderes percebidos pela autoconsciência despertadas nas vivências, através da observação em campo e da narrativa dos líderes em formação; b) testar propostas de atividades segundo o ciclo de aprendizagem de Kolb, através da observação em campo e da narrativa dos líderes em formação; c) avaliar os protocolos de treinamentos de liderança utilizados. O delineamento do estudo é descritivo, qualitativo e interventivo. Dois estudos foram realizados, uma pesquisa piloto, através de um workshop com sete membros discentes do projeto EQUIlibrium Rural e a pesquisa propriamente dita, com o treinamento da equipe, com cinco membros. Os resultados da pesquisa piloto colaboraram no aprimoramento do desenho da pesquisa que foi implementada com três ações: i) 2 workshops abertos a toda equipe no início e no final do semestre letivo; ii) três encontros de capacitação dirigido apenas aos participantes da pesquisa; iii) três encontros de observação (da pesquisadora e auto-observação do participante). Foram usados quatro instrumentos para coleta de dados: Questionário; Instrumento quali-quantitativo de autoavaliação da competência de liderança; Escala de autorreflexão e insight; diário de bordo da pesquisadora. Os dados quantitativos das escalas seguiram seus procedimentos próprios, e os dados qualitativos foram interpretados através da Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (ANDE). A análise dos resultados obtidos apontou que a AEAE contribui para a aprendizagem da liderança. Percebemos que o treinamento oportunizou espaço para ampliação da autoconsciência dos participantes acerca das características de liderança exercitadas. Observamos também o desenvolvimento dos atributos de liderança ao longo das fases do treinamento. Este trabalho avançou na sistematização teórica-metodológica da Aprendizagem Experiencial Assistida com Equinos em especial no tocante ao programa voltado à liderança, com a criação de protocolos replicáveis.
Abstract: Leadership is one of the roles that future professionals may assume throughout their careers, and it should be developed during their academic life. The Research Group: EQUIlibrium Rural: Equine-Assisted Transdisciplinary Interventions at the Federal Rural University of Rio de Janeiro works to train university students to provide services focused on well-being and quality of life through human-horse interaction, and based on humble leadership, it encourages the learning of this skill within the team. This research project is part of a larger research project called: “Equine-Assisted Learning in Personal Development”, and here it focuses on the topic of leadership. Equine-Assisted Experiential Learning (EAEL) was chosen as a leadership development model, based on the systemic and horizontal view of the leader and the act of leading, in line with Schein's concept of humble leadership, Gardner's personal intelligences and leadership attributes described by Freitas, Klein and Fargundes. The general objective of this research is to evaluate the impact of the Equine-Assisted Experiential Learning (EAEL) experience on the development of leadership attributes in student mediators of the EQUIlibrium Rural Team. The specific objectives are: a) to verify the attributes of leaders perceived by the self-awareness awakened in the experiences, through field observation and the narrative of leaders in training; b) to test activity proposals according to Kolb's learning cycle, through field observation and the narrative of leaders in training; c) to evaluate leadership training protocols used. The study design is descriptive, qualitative and interventional. Two studies were carried out, a pilot study, through a workshop with seven student members of the EQUIlibrium Rural project and the research itself, with team training, with five members. The results of the pilot study contributed to the improvement of the research design, which was implemented with three actions: i) 2 workshops open to the entire team at the beginning and end of the school semester; ii) three training meetings aimed only at research participants; iii) three observation meetings (by the researcher and self-observation by the participant). Four instruments were used for data collection: Questionnaire; Qualitative-quantitative instrument for self-assessment of leadership competence; Self-reflection and insight scale; and researcher's field diary. The quantitative data from the scales followed their own procedures, and the qualitative data were interpreted through Emancipatory Dialogic Narrative Analysis (ANDE). The analysis of the results obtained indicated that EAEL contributes to leadership learning. We noticed that the training provided space for expanding the participants' self-awareness about the leadership characteristics exercised. We also observed the development of leadership attributes throughout the training phases. This work advanced the theoretical-methodological systematization of Equine-Assisted Experiential Learning, especially regarding the program focused on leadership, with the creation of replicable protocols.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22219
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Tayane Botelho Santos.pdf3.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.