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Tipo do documento: Dissertação
Title: Dança na Educação Física escolar: uma proposta pedagógica de intervenção
Other Titles: Dance in school Physical Education: a pedagogical intervention proposal
Authors: Cunha, Marina Boechat da
Orientador(a): Pires, Valéria Nascimento Lebeis
Primeiro membro da banca: Pires, Valéria Nascimento Lebeis
Segundo membro da banca: Ruffoni, Ricardo
Terceiro membro da banca: Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Quarto membro da banca: Oliveira Neto, Godofredo de
Keywords: Educação Física escolar;Dança;Gênero;Escola;School Physical Education;Dance;Gender;School
Área(s) do CNPq: Educação Física
Educação Física
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: CUNHA, Marina Boechat da. Dança na Educação Física escolar: uma proposta pedagógica de intervenção. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: A literatura aponta que a falta de diversificação e repetição dos conteúdos da Educação Física ao longo da educação básica, tem gerado situações de exclusão. No tocante à exclusão nas aulas, esta, por sua vez, entre outros, se dá por aspectos relacionados às habilidades motoras, às questões que envolvem a diversidade de gênero, raça e classe social. Embora seja conteúdo curricular previsto nas aulas de Educação Física, a dança vem sendo negligenciada no espaço escolar. Nesse contexto, este trabalho objetiva propor uma intervenção sociopedagógica em dança na Educação Física escolar, por meio de circuitos dançantes, em favor do envolvimento de escolares, para além das questões de gênero. A relevância social desta pesquisa se dá pela possibilidade de construção de práticas pedagógicas inclusivas, a partir de um conteúdo historicamente negligenciado na Educação Física. Para tanto, foi realizado um estudo de campo exploratório, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, com aproximadamente 30 estudantes de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes participaram de quatro encontros com conteúdos relacionados à dança na escola, durante dois meses. Após esse momento responderam a um questionário semiestruturado com perguntas relacionadas aos aspectos sociais, culturais, história de vida, vivências em dança e que dialogam com os objetivos previamente estabelecidos nesta pesquisa. Os resultados obtidos com o questionário foram divididos em três categorias: 1. Sentidos e significados; 2. Dançar é para todos?; e 3. O dançar nas aulas de Educação Física. Concluímos que é possível inserir os conteúdos da dança nas aulas de Educação Física de forma lúdica e natural, formalizando e/ou sistematizando movimentos e gestos de forma progressiva, respeitando os limites individuais e potencializando a coletividade, além de propiciarenvolvimento de todos para além das questões limitantes de gênero.
Abstract: The literature shows that the lack of diversification and repetition of Physical Education content throughout basic education has led to exclusionary situations. Regarding exclusion in these classes, in turn, occurs due factors related to motor skills, and issues involving gender, race/ethnicity, and social class diversity. Although dance is part of the Physical Education curriculum, it has been neglected in the school environment. In this context, this research study aims to propose a socio-pedagogical intervention in dance within school Physical Education through dance circuits, promoting the engagement of students beyond gender issues. The social relevance of this research lies in the potential to develop inclusive pedagogical practices from a content historically neglected in Physical Education. For this purpose, an exploratory field study of descriptive nature was conducted, with a qualitative and quantitative approach, with approximately 30 students from a 6th-grade class in Elementary School. The students participated in four sessions involving dance content in school over two months. After this period, they completed a semi-structured questionnaire with questions related to social and cultural aspects, life history, experiences with dance, and topics aligned with the research's objectives. The questionnaire results were categorized into three themes: 1. Meanings; 2. Is Dancing for Everyone?; and 3. Dancing in Physical Education Classes. We concluded that it is possible to integrate dance content into Physical Education classes in a playful and natural way, formalizing and/or systematizing movements and gestures progressively, respecting individual limits and enhancing collectivity, in addition to promoting everyone's involvement beyond limiting gender issues.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22288
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

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