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dc.contributor.authorCiriaco, Elisângela Lopes Soares Pereira Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-07-18T17:21:36Z-
dc.date.available2025-07-18T17:21:36Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.citationCIRIACO, Elisangela Lopes Soares P. Ribeiro. O impacto da lei da aprendizagem e seus desafios para a formação profissional de um grupo de jovens negros e negras da cidade de Belo Horizonte. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22590-
dc.description.abstractO presente estudo apresenta e discute o impacto da Lei da Aprendizagem e seus desafios para a formação profissional de um grupo de jovens negros e negras da cidade de Belo Horizonte. Com o objetivo de investigar e compreender como essa Lei atua como política pública e como é o acesso ao mercado por meio dela. A pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura da evolução histórica sobre a Lei do trabalho do menor no âmbito nacional e suas convenções mais significativas, além da revisão de alguns clássicos que abordam a formação profissional do jovem aprendiz, que auxiliam a interpretá-la e analisá-la. Ainda compondo a etapa de estudos teóricos e desenvolvimento conceitual, abordamos aspectos do racismo e seus desdobramentos no mundo do trabalho. Consideramos necessário compreender os parâmetros da desigualdade social no Brasil, além de averiguar se as políticas públicas de fato funcionam e se o resultado a partir do acesso a elas pelas pessoas assistidas realmente ocorre. A pesquisa se desenvolveu através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como sujeitos os aprendizes assistidos pela referida Lei, a partir da aplicação de questionários com perguntas elaboradas e direcionadas para o já mencionado grupo. Esses questionários foram elaborados com perguntas sobre o perfil dos aprendizes em um primeiro bloco; no segundo e terceiro blocos, fizemos um recorte social e racial, para mapear quem “são” esses jovens. Cruzamos informações e fizermos uma análise de palavras-chave, que nos permitiu mapear aspectos relevantes e obtermos nossas conclusões. Foi possível traçar um breve panorama de como a Lei da Aprendizagem funciona, quais são os aspectos relacionados ao acesso ao mercado de trabalho, como atua o sistema educacional brasileiro, além de constatar que as políticas públicas que foram desenvolvidas ao longo desse processo e até os dias atuais estão e são voltadas majoritariamente para a população negra. A pesquisa possibilitou entender como o racismo estrutural demarca ainda as relações de trabalho, assim como o acesso a ele. Nas considerações finais são apontadas algumas reflexões importantes sobre a Lei da aprendizagem como possibilidade de acesso ao mercado de trabalho, porém sem abordagens que possibilitem aos sujeitos assistidos desenvolverem a capacidade crítica para avaliar o seu lugar dentro da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectLei da Aprendizagempt_BR
dc.subjectRacismo estruturalpt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectLearning Lawpt_BR
dc.subjectStructural racismpt_BR
dc.titleO iImpacto da lei da aprendizagem e seus desafios para a formação profissional de um grupo de jovens negros e negras da cidade de Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeThe impact of the apprenticeship law and its challenges for the professional training of a group of young black men and women in the city of Belo Horizonteen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study presents and discusses the impact of the Apprenticeship Law and its challenges for the professional training of a group of young black men and women in the city of Belo Horizonte. With the objective of investigating and understanding how this Law acts as a public policy and how is access to the market through it. The research was developed based on the reading of the historical evolution of the Minor's Work Law at the national level and its most significant conventions, in addition to the review of some classics that address the professional training of young apprentices, which help to interpret and analyze it. -there. Still composing the stage of theoretical studies and conceptual development, we address aspects of racism and its consequences in the world of work. We consider it necessary to understand the parameters of social inequality in Brazil, in addition to finding out whether public policies actually work and whether the result from access to them by the assisted people actually occurs. The research was developed through a qualitative and quantitative approach, having as subjects the apprentices assisted by the referred Law, from the application of questionnaires with questions elaborated and directed to the already mentioned group. These questionnaires were prepared with questions about the profile of the learners in a first block; in the second and third blocks, we made a social and racial cut, to map who these young people “are”. We crossed information and performed a keyword analysis, which allowed us to map relevant aspects and reach our conclusions. It was possible to draw a brief overview of how the Learning Law works, what are the aspects related to access to the labor market, how the Brazilian educational system operates, in addition to verifying that the public policies that were developed throughout this process and until the nowadays they are and are mostly aimed at the black population. The research made it possible to understand how structural racism still demarcates work relations, as well as access to it. In the final considerations, some important reflections on the Learning Law are pointed out as a possibility of access to the labor market, but without approaches that allow the assisted subjects to develop the critical capacity to evaluate their place within society.en
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3250-2940pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131pt_BR
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3250-2940pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131pt_BR
dc.contributor.referee2Bahia, Bruno Cardoso de Menezes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, João Carlos Bernardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872652859424550pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989300900170865pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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