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Tipo do documento: Dissertação
Title: Monotongação no continuum fala-escrita: uma proposta de intervenção digital a partir do jogo “parlaventura” para alunos do ensino fundamental II
Other Titles: Monophthongization in the speech-writing continuum: a proposal for digital intervention based on the game “parlaventura” for elementary school II students
Authors: Marins, Priscila Paula Silva de
Orientador(a): Roberto, Tania Mikaela Garcia
Primeiro membro da banca: Roberto, Tania Mikaela Garcia
Segundo membro da banca: Bodolay, Adriana Nascimento
Terceiro membro da banca: Barros, Daniela Samira da Cruz
Keywords: Monotongação;Ortografia;Objeto de Aprendizagem;Parlenda;Gamificação;Monophthongization;Orthography;Learning Object;Gamification
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 11-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: MARINS, Priscila Paula Silva de. Monotongação no continuum fala-escrita: uma proposta de intervenção digital a partir do jogo “parlaventura” para alunos do ensino fundamental II. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
Abstract: A língua escrita é uma convenção social que reflete não apenas a comunicação, mas também poder dentro de uma sociedade. Nesse contexto, a escola desempenha um papel crucial no ensino e na promoção do uso da língua padrão. No entanto, a influência da oralidade sobre a escrita pode representar um desafio significativo para os falantes, especialmente no que diz respeito à ortografia do português brasileiro. Em vista disso, esta dissertação propõe a elaboração de um Objeto de Aprendizagem em formato de jogo digital, voltado para o desenvolvimento da escrita ortográfica do português brasileiro, com foco particular no fenômeno da monotongação, utilizando como base o gênero parlenda. Os objetivos específicos incluem levantar os principais estudos e teorias sobre a monotongação, analisar o ensino de ortografia conforme delineado nos documentos norteadores da Educação Básica, BNCC e PCN, a identificar as variáveis associadas ao fenômeno em estudo e uma compreensão da relevância dos objetos de aprendizagem e da gamificação no contexto do ensino presencial. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória, envolvendo um levantamento bibliográfico e uma proposta interventiva. O desenvolvimento da pesquisa seguiu uma perspectiva teórico- reflexiva, enfatizando a importância da reflexão do professor sobre a sala de aula de aula como ponto de partida da mudança e uma metodologia ativa de aprendizagem centrada no aluno, tornando-o um participante ativo e engajado na construção do conhecimento, numa concepção sociointeracionista do processo. O produto final desenvolvido nesta pesquisa, o Parlaventura, visa tentar sanar o fenômeno da monotongação na escrita por meio da gamificação. Os alunos serão conduzidos através de três fases distintas, ambientadas no gênero parlendas, compostas por quatro missões cada, com a finalidade de facilitar a aprendizagem da escrita dos ditongos em processo de monotongação no português brasileiro, de modo a expandir o conhecimento ortográfico dos alunos a partir desse gênero de tradição oral.
Abstract: Written language is a social convention that reflects not only communication but also power within a society. In this context, the school plays a crucial role in teaching and promoting the use of the standard language. However, the influence of orality on writing can represent a significant challenge for speakers, especially with regard to Brazilian Portuguese spelling. In view of this, this dissertation proposes the elaboration of a Learning Object in the format of a digital game, aimed at the development of orthographic writing in Brazilian Portuguese, with a particular focus on the phenomenon of monophthongization, using the rhyme genre as a basis. The specific objectives include raising the main studies and theories on monophthongization, analyzing the teaching of spelling as outlined in the guiding documents of Basic Education, BNCC and PCN, identifying the variables associated with the phenomenon under study and an understanding of the relevance of learning objects and gamification in the context of face-to- face teaching. The research adopted an exploratory approach, involving a bibliographic survey and an intervention proposal. The development of the research followed a theoretical-reflexive perspective, emphasizing the importance of the teacher's reflection on the classroom as a starting point for change and an active student-centered learning methodology, making him an active and engaged participant in the construction of knowledge, in a socio-interactionist conception of the process. The final product developed in this research, Parlaventura, aims to try to remedy the phenomenon of monophthongization in writing through gamification. The students will be led through three distinct phases, set in the parlendas genre, composed of four missions each, with the purpose of facilitating the learning of the writing of diphthongs in the process of monophthongization in the brazilian portuguese, in order to expand the students' orthographic knowledge from this genre of oral tradition.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22591
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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