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dc.contributor.authorSantos, Janaina de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-21T14:41:01Z-
dc.date.available2025-07-21T14:41:01Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Janaina de Souza. Tecnologias e ensino em ciências: a educação em saúde no contexto pandêmico a partir das narrativas docentes. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22684-
dc.description.abstractA COVID-19 é uma infecção viral que se espalhou, sincronicamente, por várias partes do mundo e determinou significativa mudança sociocultural e econômica, que veio reestruturar, também, os processos formais de ensino e aprendizagem. A paralisação das atividades escolares presenciais, e a adoção do sistema de trabalho remoto, fizeram parte de um conjunto de medidas de distanciamento social que objetivaram conter a pandemia. Nesse cenário, destacou-se o uso amplo das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), via redes sociais, aplicativos educacionais e plataformas digitais. Além disso, as questões relativas à saúde se tornaram populares, frente às ideias negacionistas e disseminação de fake news, determinantes para tomada de decisões e conscientização geral. Nesse contexto, a narrativa da pandemia passou a ocupar o centro das atenções e fez emergir novas formas de ensinar e aprender sobre saúde no ambiente digital. A proposta da presente pesquisa foi investigar como os professores de Ciências e Biologia, da rede pública estadual do município de Barra Mansa, articularam suas práticas pedagógicas de ensino e de aprendizagem na educação em saúde às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), durante o Ensino Remoto Emergencial (ER). Assim, o presente estudo vem adotar uma abordagem metodológica qualitativa por meio de pesquisa exploratória de dados documentais (decretos, leis, portarias, resoluções emitidas pela Secretaria de Estado da Educação - SEEDUC-RJ) e análise de narrativas dos docentes. Com base na análise de documentos oficiais e das entrevistas narrativas em torno das práxis pedagógicas atreladas à educação em saúde frente ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), constatamos que as desigualdades socioeconômicas dos sujeitos representam condições que não foram previstas, mas que acabaram por comprometer a efetivação das atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologias digitais. Neste sentido, identificamos que a dificuldade de acesso à tecnologia e a falta de fluência tecnológica vêm como desafios imediatos a serem enfrentados em um contexto de ampla necessidade e potencialidades de uso dos recursos digitais. Percebemos, também, que atrelado a um entrave conceitual prevalece a intencionalidade pedagógica para ações de Educação em Saúde (ES) na escola como meramente individuais e comportamentalistas. Então, destacamos que as abordagens críticas-reflexivas em detrimento dos modelos comportamentalistas, normativos e descontextualizados da prática social, somados a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da temática saúde são essenciais para ampliação de conhecimentos que busquem promover autonomia e empoderamento dos discentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectTendências de Ensino e Contexto Pandêmicopt_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies (TDIC)pt_BR
dc.subjectTeaching Trends and Pandemic Contexpt_BR
dc.titleTecnologias e ensino em ciências: a educação em saúde no contexto pandêmico a partir das narrativas docentespt_BR
dc.title.alternativeTechnologies and teaching in science: health education in the pandemic context from the teaching narrativesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherCovid 19 is a viral infection that has spread synchronously throughout various parts of the world and determined significant sociocultural and economic change that has also restructured the formal teaching and learning processes. The paralyzing of face-to-face school activities and the adoption of the remote work system were part of a set of social distancing measures aimed at containing the pandemic. In this scenario, we highlight the broad use of digital information and communication technologies (TDIC) via social networks, educational applications and digital platforms. In addition, health issues have become popular, in the face of denialist ideas and dissemination of fake news, determinants for decision-making and general awareness. The narrative of the pandemic came to occupy the center of attention and brought about new ways of teaching and learning about health in the digital environment. The intention of this research is to investigate how science and biology teachers of the state public network of the municipality of Barra Mansa are articulating their pedagogical teaching-learning practices to Digital Information and Communication Technologies (TDIC) with a focus on health education during the pandemic period. Thus, the present study adopts a qualitative methodological approach through exploratory research of documentary data (decrees, laws, ordinances, resolutions issued by the Secretaria de Estado da Educação - SEEDUC-RJ) and analysis of teachers' narratives. Based on the analysis of official documents and narrative interviews around the pedagogical praxis linked to health education in the face of the use of digital information and communication technologies TDIC, we found that the socioeconomic inequalities of the subjects represent conditions that were not foreseen, but that ended up compromising the effectiveness of non-face-to-face pedagogical activities mediated by digital technologies. In this sense, we identified that the difficulty of access to technology and the lack of technological fluency come as immediate challenges to be faced in a context of broad need and potential for the use of digital resources. We also noticed that, linked to a conceptual obstacle, the pedagogical intentionality for Health Education (HE) actions in the school prevails as merely individual and behaviorist. Therefore, we highlight that critical-reflexive approaches to the detriment of behaviorist, normative and decontextualized models of social practice, added to the interdisciplinarity and transdisciplinarity of the health theme, areen
dc.contributor.advisor1Vieira, Bruno Matos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3445-0873pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816191758677900pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942265386518858pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Bruno Matos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3445-0873pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816191758677900pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942265386518858pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Zilene Moreira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0166-9235pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9827016932616129pt_BR
dc.contributor.referee4Siqueira, Andrea Espinola de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7905-898Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5431863504554421pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8089954575774800pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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