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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22684| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Tecnologias e ensino em ciências: a educação em saúde no contexto pandêmico a partir das narrativas docentes |
| Otros títulos: | Technologies and teaching in science: health education in the pandemic context from the teaching narratives |
| Autor: | Santos, Janaina de Souza |
| Orientador(a): | Vieira, Bruno Matos |
| Primeiro coorientador: | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira |
| Primeiro membro da banca: | Vieira, Bruno Matos |
| Segundo membro da banca: | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira |
| Terceiro membro da banca: | Pereira, Zilene Moreira |
| Quarto membro da banca: | Siqueira, Andrea Espinola de |
| Palabras clave: | Educação em Saúde;Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);Tendências de Ensino e Contexto Pandêmico;Health Education;Digital Information and Communication Technologies (TDIC);Teaching Trends and Pandemic Contex |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Fecha de publicación: | 21-sep-2023 |
| Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
| Citación: | SANTOS, Janaina de Souza. Tecnologias e ensino em ciências: a educação em saúde no contexto pandêmico a partir das narrativas docentes. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
| Resumen: | A COVID-19 é uma infecção viral que se espalhou, sincronicamente, por várias partes do mundo e determinou significativa mudança sociocultural e econômica, que veio reestruturar, também, os processos formais de ensino e aprendizagem. A paralisação das atividades escolares presenciais, e a adoção do sistema de trabalho remoto, fizeram parte de um conjunto de medidas de distanciamento social que objetivaram conter a pandemia. Nesse cenário, destacou-se o uso amplo das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), via redes sociais, aplicativos educacionais e plataformas digitais. Além disso, as questões relativas à saúde se tornaram populares, frente às ideias negacionistas e disseminação de fake news, determinantes para tomada de decisões e conscientização geral. Nesse contexto, a narrativa da pandemia passou a ocupar o centro das atenções e fez emergir novas formas de ensinar e aprender sobre saúde no ambiente digital. A proposta da presente pesquisa foi investigar como os professores de Ciências e Biologia, da rede pública estadual do município de Barra Mansa, articularam suas práticas pedagógicas de ensino e de aprendizagem na educação em saúde às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), durante o Ensino Remoto Emergencial (ER). Assim, o presente estudo vem adotar uma abordagem metodológica qualitativa por meio de pesquisa exploratória de dados documentais (decretos, leis, portarias, resoluções emitidas pela Secretaria de Estado da Educação - SEEDUC-RJ) e análise de narrativas dos docentes. Com base na análise de documentos oficiais e das entrevistas narrativas em torno das práxis pedagógicas atreladas à educação em saúde frente ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), constatamos que as desigualdades socioeconômicas dos sujeitos representam condições que não foram previstas, mas que acabaram por comprometer a efetivação das atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologias digitais. Neste sentido, identificamos que a dificuldade de acesso à tecnologia e a falta de fluência tecnológica vêm como desafios imediatos a serem enfrentados em um contexto de ampla necessidade e potencialidades de uso dos recursos digitais. Percebemos, também, que atrelado a um entrave conceitual prevalece a intencionalidade pedagógica para ações de Educação em Saúde (ES) na escola como meramente individuais e comportamentalistas. Então, destacamos que as abordagens críticas-reflexivas em detrimento dos modelos comportamentalistas, normativos e descontextualizados da prática social, somados a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da temática saúde são essenciais para ampliação de conhecimentos que busquem promover autonomia e empoderamento dos discentes. |
| Abstract: | Covid 19 is a viral infection that has spread synchronously throughout various parts of the world and determined significant sociocultural and economic change that has also restructured the formal teaching and learning processes. The paralyzing of face-to-face school activities and the adoption of the remote work system were part of a set of social distancing measures aimed at containing the pandemic. In this scenario, we highlight the broad use of digital information and communication technologies (TDIC) via social networks, educational applications and digital platforms. In addition, health issues have become popular, in the face of denialist ideas and dissemination of fake news, determinants for decision-making and general awareness. The narrative of the pandemic came to occupy the center of attention and brought about new ways of teaching and learning about health in the digital environment. The intention of this research is to investigate how science and biology teachers of the state public network of the municipality of Barra Mansa are articulating their pedagogical teaching-learning practices to Digital Information and Communication Technologies (TDIC) with a focus on health education during the pandemic period. Thus, the present study adopts a qualitative methodological approach through exploratory research of documentary data (decrees, laws, ordinances, resolutions issued by the Secretaria de Estado da Educação - SEEDUC-RJ) and analysis of teachers' narratives. Based on the analysis of official documents and narrative interviews around the pedagogical praxis linked to health education in the face of the use of digital information and communication technologies TDIC, we found that the socioeconomic inequalities of the subjects represent conditions that were not foreseen, but that ended up compromising the effectiveness of non-face-to-face pedagogical activities mediated by digital technologies. In this sense, we identified that the difficulty of access to technology and the lack of technological fluency come as immediate challenges to be faced in a context of broad need and potential for the use of digital resources. We also noticed that, linked to a conceptual obstacle, the pedagogical intentionality for Health Education (HE) actions in the school prevails as merely individual and behaviorist. Therefore, we highlight that critical-reflexive approaches to the detriment of behaviorist, normative and decontextualized models of social practice, added to the interdisciplinarity and transdisciplinarity of the health theme, are |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22684 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
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