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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22689| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Reação dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro à contrarreforma do Ensino Médio |
| Other Titles: | Reaction of teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro to the high school counter-reform |
| Authors: | Silva, Nelma Bernardes Vieira da |
| Orientador(a): | Souza, José dos Santos |
| Primeiro membro da banca: | Souza, José dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Melo, Savana Diniz Gomes |
| Terceiro membro da banca: | Figueiredo, Bruno de Oliveira |
| Quarto membro da banca: | Macedo, Jussara Marques de |
| Quinto membro da banca: | Ramos, Marise Nogueira |
| Keywords: | Ensino Médio;Reformas Educacionais;Rede Federal de Ensino;Movimento de Professores;Currículo;High School;Educational Reforms;Federal Education Network;Brazil;Teachers Movement;Basic Education Curriculum |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 22-Aug-2023 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citation: | VIEIRA, Nelma Bernardes. Reação dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro à contrarreforma do Ensino Médio. 2023. 471 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
| Abstract: | Imerso em uma crise orgânica desde os anos 1970, o capital demonstra flagrante condicionamento na manutenção das suas bases de acumulação, o que o leva a promover ampla ofensiva no campo estrutural e superestrutural do modo de produção e reprodução social da vida material em busca da renovação das condições objetivas e subjetivas de acumulação da riqueza, o que configura amplo processo de recomposição burguesa. Essa recomposição abrange todas as esferas da vida social, inclusive as políticas públicas de formação humana, o que envolve as proposições de um “Novo Ensino Médio”. A mais recente transformação nesse campo decorre da promulgação da Lei no 13.415/2017 e da instituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marcos regulatórios da estratégia do capital para formar trabalhadores de novo tipo, a fim de atender às demandas empresariais, assim como conformar ética e moralmente a sociedade civil. Nesse processo, percebe-se a articulação de proposições para garantir uma formação básica enxuta e flexível, métodos de ensino e aprendizagem pragmáticos e imediatistas e formação docente afinada com a complexidade e a volatilidade da vida na pós-modernidade. A partir dessa realidade, elegeu-se como objeto de análise a reação dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) à contrarreforma do Ensino Médio. O objetivo é explicar a natureza das reações de docentes do IFRJ frente à ofensiva burguesa no campo educacional que implicou a contrarreforma do Ensino Médio e a BNCC/2018. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter explicativo, referenciada no materialismo histórico-dialético, que se insere na categoria de pesquisa documental, embora se utilize de entrevistas semiestruturadas. A análise permitiu constatar que os organismos supranacionais, o Estado brasileiro e o empresariado definiram reformas gerenciais na Educação Básica, assim como buscaram promover reconfigurações no currículo, no método de ensino e aprendizagem e na formação docente, o que instituiu as bases de sustentação política e pedagógica da contrarreforma do Ensino Médio. Entretanto, percebem- se resistências a essa contrarreforma por parte de aparelhos privados de hegemonia em defesa da educação pública e gratuita formados por estudantes e docentes, especialmente contra as mudanças que passaram a ser designadas pela insígnia “Novo Ensino Médio”. Verificou-se também que os docentes do IFRJ se encontram desarticulados e desagregados politicamente, de modo que a resistência à contrarreforma do Ensino Médio nessa instituição é tímida. Embora os dados evidenciem reações pontuais à contrarreforma, predomina o consentimento ativo a ela. Conclui-se que a ausência de resistência por parte dos docentes do IFRJ contribui para a construção do consenso em torno da contrarreforma do Ensino Médio na sociedade civil, assim como fragiliza esses profissionais na construção de alternativas que minimizem perdas acarretadas no acesso da classe trabalhadora ao conhecimento científico e tecnológico acumulado. |
| Abstract: | Immersed in an organic crisis since the 1970s, the capital demonstrates flagrant conditioning in maintaining its accumulation bases, which leads it to promote a broad offensive in the structural and superstructural field of the social mode of production and reproduction of material life in search of renewal of the objective and subjective conditions of wealth accumulation, which configures broad process of bourgeois recompositing. This recompositing encompasses all spheres of social life, including public policies for human development, which involves the propositions of a “New High School”. The most recent transformation in this field stems from the enactment of Law no 13.415/2017 and the institution of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), regulatory frameworks of the capital strategy to train new types of workers, in order to meet business demands, as well as conform ethics and morally civil society. In this process, one can see the articulation of propositions to guarantee a lean and flexible basic training, pragmatic and immediate teaching and learning methods, and teacher training in tune with the complexity and volatility of life in post-modernity. Based on this reality, the reaction of teachers at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) to the counter-reform of secondary education was chosen as the object of analysis. The objective is to explain the nature of the reactions of IFRJ teachers to the bourgeois offensive in the educational field that implied the counter-reform of High School and the BNCC/2018. This is a basic research of explanatory character, based on historical-dialectical materialism, which falls under the category of documentary research, although it uses semi- structured interviews. The analysis showed that supranational organizations, the Brazilian State and the business community defined management reforms in Basic Education, as well as seeking to promote reconfigurations in the curriculum, in the teaching and learning method and in teacher training, which established the bases of political support and pedagogy of the high school counter-reform. However, resistance to this counter-reform is perceived by private apparatuses of hegemony in defense of public and free education formed by students and teachers, especially against the changes that came to be designated by the insignia “New Secondary School”. It was also found that found that IFRJ professors are disjointed and politically disaggregated, so that resistance to the counter-reform of Secondary Education in this institution is timid. Although the data show occasional reactions to the counter-reform, active consent to it predominates. It is concluded that the lack of resistance on the part of the IFRJ professors contributes to the construction of consensus around the counter-reform of Secondary Education in civil society, as well as weakens these professionals in the construction of alternatives that minimize losses caused in the access of the working class to the accumulated scientific and technological knowledge. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22689 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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