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Tipo do documento: Tese
Title: Contribuições da literatura negra na construção de pedagogias decoloniais
Other Titles: Contributions of black literature in the construction of decolonial pedagogies
Authors: Silva, Danielle Tudes Pereira
Orientador(a): Oliveira, Luiz Fernandes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiz Fernandes de
Segundo membro da banca: Silva, Fernanda Felisberto da
Terceiro membro da banca: Zephiro, Katia Antunes
Quarto membro da banca: Baião, Jonê Carla
Quinto membro da banca: Lins, Mônica Regina Ferreira
Keywords: Literatura Negra;Opção Decolonial;Escrevivências;Pedagogia Decolonial;Black Literature;Decolonial Option;Clerks;Decolonial Pedagogy
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-May-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Danielle Tudes Pereira. Contribuições da literatura negra na construção de pedagogias decoloniais. 2023. 115 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: Essa tese objetiva debater as potencialidades da Literatura Negra na construção de Pedagogias Decoloniais, ou seja, um projeto político que refuta a colonialidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece o campo da Literatura, bem como Artes e História, como preferencial para a abordagem das Histórias e Culturas Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas. No entanto, a Literatura, enquanto atividade artística que produz sentidos para a existência, desobedece as restrições disciplinares e pode oferecer elementos transgressores para a efetivação de uma educação antirracista. Adotamos a Opção Decolonial como base teórica, em outros termos, como uma ferramenta para a compreensão da permanência do ethos colonial na contemporaneidade e, consequentemente, na Literatura. A presente pesquisa se debruça sobre duas autoras: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, a fim de relacionar a potência epistemológica de suas escritas, que explicitam também o protagonismo feminino. Para isso, adotamos conceitos formulados por teóricas e teóricos do grupo Modernidade/Colonialidade (MC) articulados com outras pensadoras e pensadores críticos. Finalmente propomos algumas possibilidades de decolonizar a educação a partir da Literatura Negra.
Abstract: This thesis aims to discuss the potentialities of Black Literature in the construction of Decolonial Pedagogies, that is, a political project that refutes coloniality. The Law of Guidelines and Bases of Education establishes the field of Literature, as well as Arts and History, as the preferred field for approaching Afro- Brazilian, African and Indigenous Histories and Cultures. However, Literature, as an artistic activity that produces meanings for existence, disobeys disciplinary restrictions and can offer transgressive elements for the realization of an anti- racist education. We adopted the Decolonial Option as a theoretical basis, in other words, as a tool for understanding the permanence of the colonial ethos in contemporary times and, consequently, in Literature. This research focuses on two authors: Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo, in order to relate the epistemological power of their writings, which also make explicit the female protagonism. For this, we adopted concepts formulated by theorists of the Modernity/Coloniality (MC) group, articulated with other thinkers and critical thinkers. Finally, we propose some possibilities to decolonize education from Black Literature.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22691
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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