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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22701| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | O empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica |
| Other Titles: | Entrepreneurship as a curricular contente of professional and techonological education |
| Authors: | Santos, Paula de Macedo |
| Orientador(a): | Souza, José dos Santos |
| Primeiro membro da banca: | Souza, José dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Souza, Aparecida Neri de |
| Terceiro membro da banca: | Figueiredo, Bruno de Oliveira |
| Quarto membro da banca: | Macedo, Jussara Marques de |
| Quinto membro da banca: | Ramos, Marise Nogueira |
| Keywords: | Empreendedorismo;Trabalho e Educação;Educação Profissional e Tecnológica – Brasil;Currículo para a Educação Profissional – Brasil;Ensino Profissionalizante – Brasil;Entrepreneurship;Work and Education;Professional and Technological Education – Brazil;Curriculum for Professional Education – Brazil;Vocational Training – Brazil |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 27-Jun-2023 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citation: | SANTOS, Paula de Macedo. O empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica. 2023. 362 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu 2023. |
| Abstract: | Atualmente, diversas mídias têm dado destaque às histórias de empreendedores de sucesso que reinventaram as suas vidas diante do desemprego. Além disso, observamos o estímulo à atividade empreendedora por meio da inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” em diversos níveis e modalidades da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A reforma da Educação Profissional iniciada nos anos de 1990 reorganizou e expandiu a oferta de Educação Profissional. Essa Reforma, provocou mudanças nos currículos e na estrutura da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que oferece cursos voltados para atender as demandas do mundo do trabalho, portanto, cursos afinados com o discurso da empregabilidade e do incentivo à atividade empreendedora. Tais mudanças também estão referenciadas nas orientações dos mais influentes organismos internacionais que, ressaltam a importância do estímulo à atividade empreendedora na educação. Diante dessa realidade, elegemos como objeto de estudo a inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT e adotamos como referência empírica a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Nossa análise tem como objetivo explicitar as implicações políticas e ideológicas da inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT. Para isso, propomos uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa, de caráter explicativo, por meio da análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias, tomando como referência o materialismo histórico-dialético, que busca a compreensão de um fenômeno em sua concretude. Partimos da hipótese de que a inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT é um modo de transferir aos trabalhadores, sobretudo aos mais jovens e vulneráveis, a responsabilidade pela criação de estratégias capazes de driblar o desemprego estrutural. Desse modo, o incentivo à atividade empreendedora atua como uma medida de conformação daqueles que estão excluídos do mercado de trabalho, pois teriam assimilado que a sobrevivência no mundo do trabalho é uma questão de mérito individual. Como não é possível garantir a todos os egressos da EPT a conquista de uma ocupação no mercado de trabalho formal, a atividade empreendedora é apresentada como possível alternativa para criar ocupações que proporcione geração de renda. Adotamos a concepção de que tal discurso é uma maneira de transferir aos trabalhadores a responsabilidade pela criação da sua ocupação. Atualmente, temos a pedagogia das competências como reguladora do mercado de trabalho, assim como a necessidade de ser um trabalhador flexível o suficiente para acionar as habilidades empreendedoras individuais e torna-se empreendedor da sua força de trabalho em momentos de escassez de oportunidades. Identificamos a necessidade de refletir sobre a atuação do Estado como promotor da ideologia do empreendedorismo, além de compreender o contexto sócio-histórico em que ocorreu a reforma da Educação Profissional e a inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT. Toda essa relação se dá sob a aparência de uma educação que busca a emancipação dos trabalhadores, mas a sua essência está em promover o projeto social do capital por intermédio da escola. |
| Abstract: | Currently, the various media have highlighted the stories of successful entrepreneurs who have reinvented their lives in the face of unemployment. In addition, we observed the encouragement of entrepreneurial activity through the insertion of the curricular content “entrepreneurship” in different levels and modalities of Professional and Technological Education (PTE). The Vocational Education Reform initiated in the 1990s reorganized and expanded the Vocational Education offer. This reform led to changes in the curricula and structure of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, which offers courses aimed at meeting the demands of the world of work, therefore, courses in tune with the employability discourse and the incentive to entrepreneurial activity. These changes are also due to the influence of international organizations, which emphasize in their proposals the importance of stimulating entrepreneurial activity in education. Faced with this reality, we elected as an object of study the inclusion of the curricular content “entrepreneurship” in the PTE, taking as an empirical reference the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education of the State of Rio de Janeiro. Our analysis aims to explain the political and ideological implications of inserting the curricular content “entrepreneurship” in the PTE. For this, we propose basic research, with a qualitative approach, with an explanatory character, through the analysis of primary and secondary bibliographic sources, taking historical-dialectical materialism as a reference, which seeks to understand a phenomenon in its concreteness. We start from the hypothesis that the inclusion of the curricular content “entrepreneurship” in the EPT is a way of transferring to workers, especially the youngest and most vulnerable ones, the responsibility for creating strategies capable of circumventing structural unemployment. In this way, the incentive to entrepreneurial activity acts as a measure of conformation of those who are excluded from the labor market, as they have already assimilated that survival in the world of work is a matter of individual merit. As it is not possible to guarantee all PTE graduates the achievement of an occupation in the formal labor market, entrepreneurial activity is presented as a possible alternative to create occupations that provide income generation. We adopted the concept that such discourse is a way of transferring to workers the responsibility for creating their occupation. Currently, we have the pedagogy of competences as a regulator of the labor market, as well as the need to become a worker flexible enough to trigger individual entrepreneurial skills and become an entrepreneur of their workforce in times of scarcity of opportunities. We identified the need to reflect on the role of the State as a promoter of the “ideology of entrepreneurship”, in addition to understanding the socio-historical context in which the reform of Professional Education and the inclusion of the curricular content “entrepreneurship” in PTE took place. This whole relationship takes place under the guise of an education that seeks the emancipation of workers, but its essence lies in promoting the social project of capital through the school. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22701 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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