Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22703
Tipo do documento: Tese
Title: Formação de professores formadores: uma ciberpesquisa-formação na Jornada da Educação Online durante a pandemia da COVID-19
Other Titles: Training of teacher trainers: a cyberresearch-training in the Journey of Online Education during the COVID-19 pandemic
Authors: Ribeiro, Sandro Jorge Tavares
Orientador(a): Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Terceiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Quarto membro da banca: Sales, Kathia Marise Borges
Quinto membro da banca: Santos, Rosemary dos
Keywords: Ciberpesquisa-formação;Abordagem ciberformacional;Formação de professores formadores;Research-training in cyberculture;Cyberformational approach;Training of trainers
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: RIBEIRO, Sandro Jorge Tavares. Formação de professores formadores: uma ciberpesquisa-formação na Jornada da Educação Online durante a pandemia da COVID-19. 2023. 209 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: Apresentamos a pesquisa intitulada Formação de professores formadores: uma ciberpesquisa-formação na Jornada da Educação Online durante a pandemia da COVID-19, que buscou compreender, em contexto de ciberpesquisa-formação e da pandemia do novo coronavírus, que etnométodos emergiriam, a partir de experiências formacionais com a educação online na formação de professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Discutimos sobre a formação de professores formadores a partir de uma bricolagem entre o repertório teórico-metodológico de ciberpesquisa-formação, a etnometodologia e a abordagem multirreferencial na concepção do dispositivo Jornada da Educação Online como proposta de prática pedagógica na cibercultura. O campo da pesquisa foi o cotidiano da formação interna dos professores formadores e essa opção se apresentou pela perspectiva de investigar como se deu a formação de professores formadores na cibercultura em tempos de pandemia do novo coronavírus, com severa restrição de encontros físicos de corpos e exclusivamente com/no digital em rede. Como achados apresentamos a abordagem ciberformacional e, apesar da abrupta restrição de encontros presenciais, dos desdobramentos causados para a saúde mental da maioria dos profissionais da educação, por conta das milhares de perdas de vidas brasileiras pela total inépcia intencional do governo federal, além das dificuldades de acesso a equipamentos eletrônicos de qualidade conectados a uma rede de internet de alta velocidade, nós e os professores formadores da SEEDUC RJ cocriamos etnométodos, como por exemplo a Gallery Walk Online e a batalha dos memes, como forma de garantir que nos formássemos enquanto formávamos uns aos outros e os(as) docentes da rede estadual de educação pública do Estado do Rio de. Concluímos que a formação de professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro alcançou uma profusão de etnométodos cocriando saberes técnicos, metodológicos e científicos que estruturaram a partilha de fazeres formacionais entre os professores formadores, esse formador pesquisador e os profissionais da docência de toda a rede estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro.
Abstract: We present the research entitled Training of teacher trainers: a cyberresearch-training in the Journey of Online Education during the COVID-19 pandemic, which sought to understand, in the context of cyberresearch-training and the new coronavirus pandemic, which ethnomethods would emerge, from training experiences with online education in the training of teacher trainers at the State Department of Education of the State of Rio de Janeiro. We discuss the training of teacher trainers based on a bricolage between the theoretical- methodological repertoire of cyberresearch-training, ethnomethodology and the multi- referential approach in the conception of the Online Education Journey device as a proposal for pedagogical practice in cyberculture. The field of research was the daily internal training of teacher trainers and this option was presented from the perspective of investigating how teacher trainers were trained in cyberculture in times of the new coronavirus pandemic, with severe restrictions on physical encounters between bodies and exclusively with/in networked digital. As findings, we present the cyber-training approach and, despite the abrupt restriction of face-to-face meetings, the consequences caused to the mental health of the majority of education professionals, due to the thousands of Brazilian lives lost due to the total intentional ineptitude of the federal government, despite the difficulties access to quality electronic equipment connected to a high-speed internet network, the SEEDUC RJ teacher trainers co-created ethnomethods, such as Gallery Walk Online and the battle of memes, as a way of ensuring that they graduated while training teachers at the state public education network in the State of Rio de Janeiro during the acute phase of the new coronavirus pandemic. We conclude that the training of teacher trainers at the State Department of Education of the State of Rio de Janeiro achieved a profusion of ethnomethods, co-creating technical, methodological and scientific knowledge that structured the sharing of training activities between teacher trainers and teaching professionals from the entire network state education system in the State of Rio de Janeiro.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22703
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Sandro Jorge Tavares Ribeiro.pdf10.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.