Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22744
Tipo do documento: Tese
Title: Orí Inú e o processo de individuação em Carl Gustav Jung: a vida sagrada de uma educação de terreiro ou de sala de aula
Other Titles: Orí Inú and the individuation process in Carl Gustav Jung: the sacred life of a “terreiro” or classroom education
Authors: Florenço, Kelly Xavier Madaleny
Orientador(a): Silva, Nilton Sousa da
Primeiro membro da banca: Silva, Nilton Sousa da
Segundo membro da banca: Lira, Ronald Apolinario de
Terceiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Quarto membro da banca: Silva, Jefferson Olivatto da
Quinto membro da banca: Nogueira, Sidnei Barreto
Keywords: Lei 10.639/03;individuação;Orí;escola pública;iorubá;Law 10.639/03;Individuation;public school;Yoruba
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 27-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: MADALENY, Kelly Xavier. Orí Inú e o processo de individuação em Carl Gustav Jung: a vida sagrada de uma educação de terreiro ou de sala de aula. 2023. 128 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Este tema de pesquisa, “Orí Inú e o Processo de Individuação em Carl Gustav Jung: A vida Sagrada de uma educação de Terreiro ou de Sala de Aula”, surge a partir da minha experiência enquanto docente atuando com a Lei 10.639/03 na educação básica, ensino fundamental I, na rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro e como candomblecista que vivencia o cotidiano do terreiro na condição de eterna aprendiz. O que pretendemos com este estudo é trazer as contribuições e saberes dos povos africanos, no que diz respeito à formação integral do Ser Humano, com o intuito de valorizar saberes da nossa ancestralidade negra africana. O cerne da questão que conduz a pesquisa é a indagação que surge, quando por experiência e observação das práticas escolares, percebe-se que há uma sobreposição de culturas e saberes, onde a cultura europeia ainda prevalece sobre as outras. Diante deste cenário de ausências e silenciamentos das culturas não brancas, este trabalho preza por trazer elementos para fomentar a reflexão sobre a formação integral do ser humano e sobre os saberes que a criança, nos primeiros anos de escolarização, tem contato durante a sua formação dentro da escola pública. Tais saberes e experiências vivenciadas pelos pequenos discentes serão partes constitutivas deste ser que está em formação, influenciando diretamente no modo pelo qual esta criança se vê, se coloca no mundo e ao mesmo tempo vê o outro. Neste contexto, as contribuições da diáspora africana no Brasil ganham foco na pesquisa e, para auxiliar os estudos, de forma interdisciplinar, a obra do médico psiquiatra e psicólogo suíço, Carl Gustav Jung (1875-1961), será o apoio central para estabelecermos um diálogo entre a saúde e a educação afro-brasileira que está presente de norte a sul do Brasil. Todavia, o presente estudo ficará circunscrito ao estado do Rio de Janeiro. Para a condução do diálogo, elegemos não só as práticas, as narrativas e as experiências docentes que atuam no ensino fundamental I em escolas públicas do RJ, bem como, as narrativas de líderes espirituais, dirigentes de terreiros que vivenciam a filosofia e os saberes dos povos iorubanos. No entanto, durante o percurso para a realização dessa pesquisa, Exu nos mostra outros caminhos que revelam o lugar que a educação para as relações étnicorraciais, ocupa nos cotidianos escolares.
Abstract: This research topic, “Orí Inú and the Individuation Process in Carl Gustav Jung: The Sacred life of a Terreiro or Classroom education”, arises from my experience as a teacher working with Law 10.639/03 in education basic, elementary school I, in the municipal public network of the city of Rio de Janeiro and as a Candomblecista who experiences the daily life of the terreiro as an eternal apprentice. What we intend with this study is to bring the contributions and knowledge of African peoples, with regard to the integral formation of the Human Being, with the aim of valuing knowledge of our black African ancestry. The core of the question that drives the research is the question that arises, when through experience and observation of school practices, it is realized that there is an overlap of cultures and knowledge, where European culture still prevails over others. Faced with this scenario of absences and silencing of non-white cultures, this work aims to bring elements to encourage reflection on the integral formation of the human being and on the knowledge that children, in the first years of schooling, come into contact with during their training within of public school. Such knowledge and experiences lived by young students will be constitutive parts of this being that is in formation, directly influencing the way in which this child sees himself, places himself in the world and at the same time sees others. In this context, the contributions of the African diaspora in Brazil gain focus in research and, to assist studies, in an interdisciplinary way, the work of the Swiss psychiatrist and psychologist, Carl Gustav Jung (1875-1961), will be the central support for establishing a dialogue between health and Afro-Brazilian education that is present from north to south of Brazil. However, the present study will be limited to the state of Rio de Janeiro. To conduct the dialogue, we chose not only the practices, narratives and experiences of teachers who work in primary education in public schools in RJ, as well as the narratives of spiritual leaders, leaders of terreiros who experience the philosophy and knowledge of Yoruban peoples. However, during the course of carrying out this research, Exu shows us other paths that reveal the place that education for ethnic-racial relations occupies in everyday school life.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22744
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Kelly Xavier Madaleny Florenço.pdf3.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.