Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22765| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Política de Assistência Estudantil no IFAM: Uma análise dos processos do Programa Socioassistencial Estudantil e uma proposta de plano de ação para o acompanhamento discente. |
| Other Titles: | Student Assistance Policy at IFAM: An analysis of the processes of the Student Social Assistance Program and a proposal for an action plan for student monitoring |
| Authors: | Medeiros, Francicléia da Silva |
| Orientador(a): | França, Juliana Baptista dos Santos |
| Primeiro membro da banca: | França, Juliana Baptista dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Silva, Sandro Luis Freire de Castro |
| Terceiro membro da banca: | Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis |
| Keywords: | Assistência Estudantil;Processos;Discente;Diretrizes;Eficiência Acadêmica;Student Assistance;Law Suit;Student;Guidelines;Academic Efficiency |
| Área(s) do CNPq: | Administração |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 14-Jun-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
| Citation: | MEDEIROS, Francicléia da Silva. Política de Assistência Estudantil no IFAM: Uma análise dos processos do Programa Socioassistencial Estudantil e uma proposta de plano de ação para o acompanhamento discente. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Abstract: | Objetivo: Essa dissertação apresenta como objetivo principal analisar os processos de gestão do Programa Socioassistencial da Assistência Estudantil e propor a implantação de diretrizes para o acompanhamento discente do IFAM Campus Presidente Figueiredo - CPRF, com o foco na melhoria da eficiência acadêmica. Metodologia: Como metodologia foi utilizada uma abordagemqualitativa de natureza aplicada, com enfoque na pesquisa exploratória, tendo como método de investigação o estudo de caso. Para a coleta de dados foi realizada entrevista em profundidade, os sujeitos entrevistados foram os discentes beneficiários do Programa Socioassistencial Estudantil dos ano letivo 2022 do IFAM Campus Presidente Figueiredo, e como instrumento de investigação aplicou-se questionário perguntas semiestruturados eletronicamente. Para a análise dos resultados utilizou- se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), visando conhecer a realidade dos sujeitos como contribuição do desenvolvimento eficiente dos mesmos, conjuntamente, com a técnica de ánalise temática, permitindo uma interpretação mais profunda do fenômeno em estudo. Diante deste estudo, dedicou-se em analisar os processos existentes, para modelar, por meio da linguagem BPMN (TO BE), referente à gestão da Assistência Estudantil, apresentando suas principais etapas e definindo diretrizes para o acompanhamento discente, a fim de contribuir com a melhoria da eficiência acadêmica. Limitações para aplicabilidade: Na aplicalidade, as limitações remetem a ausência de modelos de processos de negócios no IFAM Campus Presidente Figueiredo, bem como, poucas pesquisas aplicadas à gestão e estratégia na área educacional. Aplicabilidade do trabalho na organização estudada ou no setor econômico: Os resultados deste estudo impactam tanto no Campus Presidente Figueiredo do IFAM, quanto em outras unidades dos Campi do IFAM. Por meio de um relatório técnico conclusivo com diretrizes para o acompamento discente e modelagem de processos de negócios para melhorar a gestão estratégica da Assistência Estudantil, contribuindo com o fluxo de tratamento das demandas, para melhroia da eficiencia academica. Contribuições práticas para a sociedade: No âmbito prático, esta pesquisa oferece insights para o aprimoramento do plano estratégico do IFAM, promovendo uma abordagem mais eficiente no tratamento das demandas da Assistência Estudantil para melhor resultado da eficiência acadêmica. Contribuições teóricas para a sociedade: No âmbito teórico, fundamenta-se por enriquecer o entendimento da gestão estratégica a partir do conhecimento da pesquisa, sobre os fatores apresentados que inluenciam no rendimento escolar, e estratpegias de ações para melhoria acadêmica. Originalidade: A originalidade deste trabalho basea-se a partir da análise aprofundada adquirida, a proposição de novos procedimentos para gestão estratégica da Política de Assistência Estudantil por meio da construção do modelo de processo de negócio do setor de assistência estudantil atualizado (TO-BE). |
| Abstract: | Objective: This dissertation's main objective is to analyze the management processes of the Student Assistance Social Assistance Program and propose the implementation of guidelines for student monitoring at IFAM Campus Presidente Figueiredo - CPRF, with a focus on im- proving academic efficiency. Methodology: As a methodology, a qualitative approach of an applied nature was used, focu- sing on exploratory research, using the case study as an investigation method. For data collec- tion, an in-depth interview was carried out, the subjects interviewed were the students who benefited from the Student Socioassistance Program for the 2022 academic year of the IFAM Campus Presidente Figueiredo, and as an investigation instrument an electronically semi-struc- tured questionnaire was applied. To analyze the results, the content analysis technique of Bardin (2011) was used. , aiming to understand the reality of the subjects as a contribution to their efficient development, together with the thematic analysis technique, allowing a deeper interpretation of the phenome- non. under study. In view of this study, we dedicated ourselves to analyzing the existing pro- cesses, to model, through the BPMN language (TO BE), regarding the management of Student Assistance, presenting its main stages and defining guidelines for student monitoring, in order to contribute to improving academic efficiency. Limitations for applicability: In terms of applicability, the limitations refer to the absence of business process models at IFAM Campus Presidente Figueiredo, as well as little research ap- plied to management and strategy in the educational area. Applicability of the work in the studied organization or in the economic sector: The results of this study impact both the Presidente Figueiredo Campus of IFAM and other units on the IFAM Campuses. Through a conclusive technical report with guidelines for student monitoring and modeling of business processes to improve the strategic management of Student Assistance, contributing to the flow of treatment of demands, to improve academic efficiency. Practical contributions to society: In practical terms, this research offers insights for improv- ing IFAM's strategic plan, promoting a more efficient approach in dealing with Student Assis- tance demands for better results in academic efficiency. Theoretical contributions to society: In the theoretical scope, it is based on enrich the under- standing of strategic management based on research knowledge, on the factors presented that influence school performance, and action strategies for academic improvement. Originality: The originality of this work is based on the in-depth analysis acquired, the propo- sition of new procedures for strategic management of the Student Assistance Policy through the construction of the updated student assistance sector business process model (TO-BE) . Keywords: Student Assistance; Law Suit; Student; Guidelines; Academic Efficiency. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22765 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FRANCICLÉIA DA SILVA MEDEIROS.pdf | 6.35 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
