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Tipo do documento: Dissertação
Title: Comercialização em Circuitos Curtos: Um Estudo sobre os Preços e a Gestão Contábil na Produção Familiar de Base Agroecológica da Baixada Fluminense/RJ
Authors: Oliveira, Nataly Freire de
Orientador(a): Dias, Anelise
Primeiro coorientador: Faria, Daniele da Rocha
Primeiro membro da banca: Faria, Daniele da Rocha
Segundo membro da banca: Valente, Luiza Carneiro Mareti
Terceiro membro da banca: Canavesi, Flaviane de Carvalho
Keywords: Agricultura familiar;Agroecologia;Circuitos curtos de comercialização;Custos;Viabilidade econômica;Family farming;Agroecology;Short supply chains;Costs;Economic feasibility
Área(s) do CNPq: Agronomia
Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 24-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citation: OLIVEIRA, Nataly Freire de. Comercialização em Circuitos Curtos: Um Estudo sobre os Preços e a Gestão Contábil na Produção Familiar de Base Agroecológica da Baixada Fluminense/RJ. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
Abstract: O presente estudo de caso teve como objetivo central compreender a dinâmica dos preços de venda dos produtos da agricultura familiar nos circuitos curtos de comercialização. Adicionalmente, investigou-se a gestão contábil da produção orgânica e da produção durante a transição agroecológica de três feirantes da Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ, no período de maio de 2023 a fevereiro de 2024. As técnicas de pesquisa foram de natureza qualitativa e quantitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 17 feirantes que participaram da FAF em 2023, e foi empregado o método de observação participante, visto que a autora integrou o grupo da FAF enquanto atuou como Residente em Agronomia. Para a análise de viabilidade econômica foram levantados receitas e custos de produção e da comercialização nos diferentes canais de comercialização. Inferiu-se que os produtores da FAF realizam registros de custos da produção de forma incipiente, de modo que nem sempre os preços praticados estão de acordo com o retorno financeiro almejado. Os preços são formados por coordenação entre os agentes nos canais de venda – produtores e gestores e também tem como referência, os preços praticados no varejo em circuitos longos. Para a produção de frutas e hortaliças in natura, a mão-de-obra é o maior custo envolvido, seguido por transporte, insumos e depreciação do maquinário. Já para itens processados, os custos variáveis dos ingredientes contribuem com a maior participação dos gastos. A diversificação dos canais de venda direta, a certificação orgânica e as redes de comercialização formadas a partir do sistema participativo de garantia influenciam positivamente na viabilidade econômica da pequena produção familiar.
Abstract: The main objective of this case study was to understand the dynamics of sales prices of products from family farming in short supply chains. Additionally, it will be the management of organic production and the production during agroecological transition among three producers at the Family Farming Fair at UFRRJ, from May 2023 to February 2024. The research techniques used were qualitative and quantitative. Semi-structured interviews were conducted with 17 producers who participated in the fair in 2023, and participant observation method was employed as the author was part of the fair group while working as a Resident in Agronomy. Economic feasibility analysis included gathering revenue and production costs data from different marketing channels. It was observed that the vendors at the fair keep incipient production cost records, leading to prices that do not always align with desired financial returns. Prices are determined through coordination among selling channels - producers and managers - and are also influenced by retail prices in longer circuits. Labor is the highest cost for fresh fruits and vegetables production, followed by transportation, inputs, and machinery depreciation. For processed items, variable ingredient costs contribute significantly to expenses. Diversifying direct selling channels, obtaining organic certification, and forming marketing networks through participatory guarantee systems positively impact the economic viability of small family production.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22768
Appears in Collections:Mestrado em Agricultura Orgânica

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