Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22770| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Por uma outra idade média: a perspectiva decolonial como contraponto à colonização da idade média nos livros didáticos (1997-2014) |
| Other Titles: | For another middle ages: the decolonial perspective as a counterpoint to the colonization of the middle ages in textbooks (1997-2014) |
| Authors: | Cruz, Rodrigo Simões Hansen da |
| Orientador(a): | Silva, Carolina Gual da |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Carolina Gual da |
| Segundo membro da banca: | Amaral, Clinio de Oliveira |
| Terceiro membro da banca: | Veloso, Wendell dos Reis |
| Keywords: | Idade média;decolonialismo;estudos de gênero;Idade Média Conectada;livros didáticos;Christine de Pizan;Middle Ages;decolonialism;Gender Studies;connected middle age;textbooks |
| Área(s) do CNPq: | História |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 25-Apr-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
| Citation: | CRUZ, Rodrigo Simões Hansen da. Por uma outra Idade Média: a perspectiva decolonial como contraponto à colonização da Idade Média nos livros didáticos (1997-2014). 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | Objeto de colonização por parte de todos os âmbitos de nossa sociedade, o recorte cronológico da Idade Média apresenta múltiplas representações em nosso cotidiano, seja em filmes, séries, games, memes, brinquedos, discursos políticos, dentre outros. Partindo do entendimento que os livros didáticos são um tipo específico de neomedievalismo, é possível perceber que esses manuais escolares não visam descontruir a colonização recorrente do recorte temporal por parte do cotidiano. Pelo contrário, criam mais uma dessas representações, ao escrever a respeito de uma Idade Média branca, masculina, heteronormativa, cristã, feudal, europeia e, acima de tudo, excludente. Este trabalho, portanto, tem como objetivo principal analisar o processo de colonização sofrido pelo recorte temporal da Idade Média em livros didáticos entre os anos de 1997 e 2014, todos voltados para turmas do ensino médio. Além disso, a partir da utilização da obra A Cidade das Damas (1405), de Christine de Pizan, enquanto uma ferramenta pedagógica, trazemos a proposição do ensino de uma outra Idade Média na educação básica a partir do uso do decolonialismo, articulado aos campos teóricos dos Estudos de Gênero e da Idade Média Conectada. |
| Abstract: | Object of colonization by all spheres of our society, the chronological framework of the Middle Ages has multiple representations in our daily life, whether in movies, series, games, memes, toys, political speeches, among others. Based on the understanding that textbooks are a specific type of neomedievalism, it is possible to perceive that these school manuals do not aim to deconstruct the recurring colonization of the temporal framework by everyday life. On the contrary, they create yet another of these representations by depicting a Middle Ages that is white, male, heteronormative, Christian, feudal, European, and, above all, exclusionary. This study, therefore, aims to analyze the process of colonization experienced by the temporal framework of the Middle Ages in textbooks from 1997 to 2014, all intended for high school classes. Furthermore, by using the book “The City of Ladies” (1405), by Christine de Pizan, as a pedagogical tool, we propose the teaching of an another Middle Ages in basic education through the use of decolonialism, articulated with the theoretical fields of Gender Studies and the Connected Middle Ages. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22770 |
| Appears in Collections: | Mestrado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RODRIGO SIMÕES HANSEN DA CRUZ.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
