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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22773| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Sim, eu sou pretinha, linda e bem princesa: identidade negra e relações étnico-raciais na educação infantil |
| Other Titles: | Yes, I am black, beautiful and very much a princess: black identity and ethnic-racial relations in early childhood education |
| Authors: | Silva, Gustavo Pinto Alves da |
| Orientador(a): | Noguera, Renato |
| Primeiro membro da banca: | Noguera, Renato |
| Segundo membro da banca: | Pereira , Amauri Mendes |
| Terceiro membro da banca: | Franco, Débora Augusto |
| Quarto membro da banca: | Alves, Luciana Pires |
| Quinto membro da banca: | Dias, Lucimar Rosa |
| Keywords: | educação infantil;infâncias;Relações étnico-raciais;lei no 10.639/03;identidade negra;early Childhood Education;Childhoods;ethnic-racial relations;law 10,639/03;black identities |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 25-Feb-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citation: | SILVA, Gustavo Pinto Alves da. Sim, eu sou pretinha, linda e bem princesa: identidade negra e relações étnico-raciais na educação infantil. 2025. 245 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2025. |
| Abstract: | Esta tese investiga o papel das instituições educacionais na promoção do respeito à diversidade étnico-racial e no preparo de crianças para lidar com desigualdades raciais, com foco na educação infantil. Reconhecendo a escola, como um espaço de socialização, cidadania e formação crítica, o estudo problematiza como o ambiente escolar pode tanto reproduzir quanto combater tensões raciais, considerando as percepções das crianças como ponto de partida para a construção de práticas antirracistas. A pesquisa, de cunho socioantropológico, foi conduzida com crianças de 4 a 5 anos, em uma turma de educação infantil da Escola Municipal Clementino Fraga, situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. As atividades foram baseadas nas ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) Ayó, criado em 2015, com o objetivo de promover um ambiente escolar inclusivo e combater o racismo através da valorização e reconhecimento das identidades étnico-raciais, especialmente a negra. A metodologia etnográfica permitiu uma imersão nas práticas culturais e nas interações das crianças, possibilitando a escuta ativa de suas percepções sobre questões raciais. Os resultados preliminares indicam que as atividades do NEAB Ayó têm contribuído significativamente para a construção e a ressignificação da identidade racial das crianças. Observou-se, por exemplo, que algumas crianças, anteriormente autodeclaradas pardas, passaram a se identificar como pretas, enquanto outras, antes identificadas como brancas, passaram a se autodeclarar como pardas. Esse movimento sugere um impacto positivo na reflexão sobre conceitos como negritude e branquitude, além de estimular uma postura antirracista nas crianças, incluindo a denúncia de ofensas raciais contra colegas. A pesquisa destaca a relevância de iniciativas, como o NEAB Ayó, na formação de sujeitos críticos e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao produzir as escutas das crianças, a tese reafirma a importância de ouvir suas percepções e experiências para avançar na luta contra o racismo e promover uma educação que respeite e valorize as diversidades socioculturais. |
| Abstract: | This thesis investigates the role of educational institutions in promoting respect for ethnic-racial diversity and in preparing children to deal with racial inequalities, with a focus on early childhood education. Recognizing the school as a space for socialization, citizenship, and critical formation, the study problematizes how the school environment can both reproduce and combat racial tensions, considering children's perceptions as a starting point for the construction of anti-racist practices. The research, of a socio-anthropological nature, was conducted with children aged 4 to 5 in a preschool class at the Clementino Fraga Municipal School, located in the West Zone of Rio de Janeiro. The activities were based on the actions of the Center for Afro-Brazilian Studies (NEAB) AYÓ, created in 2015, with the objective of promoting an inclusive school environment and combating racism through the appreciation and recognition of ethnic-racial identities, especially black identities. The ethnographic methodology allowed an immersion in the cultural practices and interactions of the children, enabling active listening of their perceptions on racial issues.Preliminary results indicate that NEAB AYÓ activities have contributed significantly to the construction and redefinition of children's racial identity. For example, some children who previously identified as brown began to identify as black, while others who previously identified as white began to identify as brown. This movement suggests a positive impact on reflection on concepts such as blackness and whiteness, in addition to encouraging an anti-racist stance in children, including reporting racial offenses against peers. The research highlights the relevance of initiatives such as NEAB AYÓ in the formation of critical subjects and in the construction of a more just and inclusive society. By giving children a voice, the thesis reaffirms the importance of listening to their perceptions and experiences in order to advance the fight against racism and promote an education that respects and values sociocultural diversity. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22773 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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