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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22789| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Inclusão do público da educação especial: uma análise dos projetos de extensão desenvolvidos pelas universidades públicas do Rio de Janeiro. |
| Other Titles: | Inclusion of the special education public: an analysis of extension projects developed by public universities in Rio de Janeiro. |
| Authors: | Chaves, Cheila Freires |
| Orientador(a): | Damasceno, Allan Rocha |
| Primeiro membro da banca: | Damasceno, Allan Rocha |
| Segundo membro da banca: | Gonçalves, Sílvia Maria Melo |
| Terceiro membro da banca: | Ramos, Maria Alice de Moura |
| Keywords: | inclusão;Extensão Universitária;Educação Especial;inclusion;university extension;special education. |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 29-Apr-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Agronomia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
| Citation: | CHAVES, Cheila Freires. Inclusão do público da educação especial: uma análise dos projetos de extensão desenvolvidos pelas universidades públicas do Rio de Janeiro. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | A pesquisa tem como tema principal a inclusão do público da educação especial por meio dos projetos de extensão das universidades do Rio de Janeiro, especificamente a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A inserção da Extensão Universitária integrada com o Ensino e a Pesquisa é um modelo que favorece a formação de profissionais emancipados e pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade e para o estreitamento dos laços entre a Universidade e a comunidade. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é identificar as concepções de inclusão abordadas nos projetos de extensão dessas instituições no período de 2016 a 2023. Para tanto, a pesquisa se fundamentou nos pressupostos metodológicos da pesquisa exploratória. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional das universidades mencionadas, destacando as ações voltadas para a extensão e a inclusão do público da educação especial. Além disso, foi realizada a aplicação de um questionário misto, via Google Forms, aos coordenadores dos projetos analisados, sujeitos da pesquisa. Os resultados revelaram que as universidades em questão demonstraram uma preocupação significativa com a inclusão do público da educação especial. As ações desenvolvidas nos projetos de extensão resultaram em construção de material didático, a capacitação de professores e a criação de iniciativas para promover a inclusão. A pesquisa também abordou as adaptações feitas durante o período da pandemia de COVID-19 e evidenciou como os projetos de extensão se reinventaram para continuar suas atividades durante o isolamento social. |
| Abstract: | The main theme of the research is the inclusion of special education students through extension projects at universities in Rio de Janeiro, specifically the State University of Rio de Janeiro (UERJ), the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), the Fluminense Federal University (UFF), the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ). The inclusion of university extension integrated with teaching and research is a model that favors the training of emancipated professionals and can contribute to the development of society and closer ties between the university and the community. In this context, the aim of the research is to identify the conceptions of inclusion addressed in the extension projects of these institutions from 2016 to 2023. To this end, the research was based on the methodological assumptions of exploratory research.The research was carried out by means of a documentary analysis of the Institutional Development Plans of the universities mentioned, highlighting the actions aimed at extension and the inclusion of the special education public. In addition, a semi-structured questionnaire was administered via Google Forms to the coordinators of the projectsanalyzed. The results revealed that the universities in question have shown significant concern for the inclusion of special education students. The actions found in the extension projects included the construction of teaching materials, teacher training and the creation of initiatives to promote inclusion. The research also addresses the adaptations made during the COVID-19 pandemic, highlighting how extension projects reinvented themselves to continue their activities during social isolation. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22789 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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| CHEILA FREIRES CHAVES.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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