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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22790| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | O esporte orientação como ferramenta pedagógica: o impacto da sua implementação na educação física escolar |
| Other Titles: | Orienteering as a pedagogical tool: the impact of its implementation in school physical education |
| Authors: | Ribeiro Júnior, Milton Felisberto |
| Orientador(a): | Oliveira, Aldair José de |
| Primeiro membro da banca: | Oliveira, Aldair José de |
| Segundo membro da banca: | Pires, Valeria Nascimento Lebeis |
| Terceiro membro da banca: | Cândido, Cássia Marques |
| Keywords: | esporte orientação;educação física escolar;práticas corporais de aventura;trilha pedagógica |
| Área(s) do CNPq: | Educação Física |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 5-May-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
| Citation: | RIBEIRO JÚNIOR, Milton Felisberto. O Esporte Orientação como ferramenta pedagógica: o impacto da sua implementação na Educação Física Escolar. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | A Educação Física Escolar ainda apresenta uma forte predominância de esportes convencionais, o que limita o repertório corporal vivenciado pelos(as) estudantes e contribui para a desmotivação nas aulas. Essa realidade evidencia a necessidade de práticas pedagógicas mais diversificadas, que estimulem a participação ativa e proporcionem experiências significativas. Esta dissertação teve como objetivo explorar as potencialidades e identificar as limitações do Esporte Orientação como uma abordagem pedagógica diversificada da Educação Física Escolar para os (as) estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como sujeitos quarenta estudantes do 9o ano de uma escola pública de Nova Iguaçu – RJ. Foi elaborada e aplicada uma sequência didática composta por dez aulas, estruturada para promover vivências práticas, interdisciplinares e significativas por meio do Esporte Orientação, alinhadas aos princípios da Base Nacional Comum Curricular. Os dados foram coletados por meio de questionários diagnósticos e avaliativos, diário de campo e registros fotográficos, sendo analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Os resultados indicam aumento do engajamento e da motivação dos(as) estudantes, o desenvolvimento de competências cognitivas, motoras, socioemocionais e ambientais, além da ressignificação do espaço escolar como território educativo. A prática se mostrou eficaz para a promoção da motivação intrínseca, com base nos princípios da Teoria da Autodeterminação. Apesar dos benefícios observados, foram identificados entraves como a ausência de formação docente específica, escassez de recursos e resistências culturais à inovação pedagógica. A proposta mostrou-se viável, adaptável e replicável, reforçando a importância de práticas corporais diversificadas e críticas no currículo da Educação Física. O estudo contribui para a valorização das Práticas Corporais de Aventura na escola e destaca o Esporte Orientação como ferramenta pedagógica para a formação integral dos(as) estudantes. |
| Abstract: | School Physical Education still shows a strong predominance of conventional sports, which limits the bodily repertoire experienced by students and contributes to demotivation in class. This reality highlights the need for more diversified pedagogical practices that encourage active participation and provide meaningful experiences. This dissertation aimed to explore the potential and identify the limitations of Orienteering as a diversified pedagogical approach in School Physical Education for students in the final years of Elementary School. The research adopted a qualitative, action-research approach, involving forty 9th-grade students from a public school in Nova Iguaçu – RJ. A didactic sequence composed of ten lessons was developed and implemented, structured to promote practical, interdisciplinary, and meaningful experiences through Orienteering, aligned with the principles of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). Data were collected through diagnostic and evaluative questionnaires, a field diary, and photographic records, and were analyzed using descriptive statistics and thematic content analysis. The results indicate an increase in student engagement and motivation, as well as the development of cognitive, motor, socio-emotional, and environmental skills, in addition to a redefinition of the school space as an educational territory. The practice proved effective in promoting intrinsic motivation, based on the principles of the Self-Determination Theory. Despite the observed benefits, obstacles were identified, such as the lack of specific teacher training, scarcity of resources, and cultural resistance to pedagogical innovation. The proposal proved to be viable, adaptable, and replicable, reinforcing the importance of diversified and critical bodily practices in the Physical Education curriculum. The study contributes to the appreciation of Adventure Bodily Practices in schools and highlights Orienteering as a pedagogical tool for students’ holistic development. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22790 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional |
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