Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22792| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | A criança e os processos de formação e aprendizagem: infância e educação na literatura de Guimarães Rosa. |
| Other Titles: | The child and the processes of formation and learning: childhood and education in the literature of Guimarães Rosa. |
| Authors: | Figueredo, Gisele Costa Elias |
| Orientador(a): | Silva, Wanderley |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Wanderley da |
| Segundo membro da banca: | Silva, Simone Batista da |
| Terceiro membro da banca: | Nascimento, Giovane do |
| Keywords: | educação;literatura;criança;infância;education;literature;child;childhood;learning |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 1-Apr-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Agronomia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
| Citation: | FIGUEREDO Gisele Costa Elias. A Criança e os Processos de Formação e Aprendizagem: Infância e Educação na Literatura de Guimarães Rosa. . 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | Análise das representações da criança e dos processos de aprendizagem e formação na novela Campo Geral de Guimarães Rosa e as contribuições no ensino e estudo da pedagogia freireana. Parte-se inicialmente da criação de um diferencial que determina e classifica as imagens da infância, as suas intermediações escolares e sociais, bem como as relações que se estabelecem entre os indivíduos e grupos que se afirmam na narrativa: discentes e docentes. As áreas nas quais essas mediações têm lugar (natureza, casa, escola) e os percursos de aprendizagem e formação que norteiam a afirmação da infância são também analisados e articulados com teorias acerca da criança. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos da Educação e da Literatura se unem por meio do pensamento de autores que refletiram a infância e a formação. Constrói-se, assim, um espaço de reflexões sobre as contribuições do texto literário para os estudos pedagógicos acerca da criança e das formas de estar no mundo. |
| Abstract: | The analysis of child representations and the formation and learning processes in Guimaraes Rosa’s novel Campo Geral and its contributions for teaching and its studies of Freire’s pedagogy. It starts with the creation of a differential that determines and classifies childhood images and their scholar and social intermediations, as well as the relations that are established between individuals and groups that affirm themselves in the narrative: teachers and students. The areas in which these mediations take place (nature, home, school) and the learning and formation ways that guide the affirmation of childhood are also analyzed and articulated with theories about the child. In an interdisciplinary perspective, the filds of education and literature come together by the authors that reflected childhood and formation thoughts. This way, a space where reflections about contributions of a literary text for pedagogical studies about the child and his/her ways of being in the world is built. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22792 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| GISELE COSTA ELIAS FIGUEREDO.pdf | 7.5 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
