Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22794
Tipo do documento: Dissertação
Title: O papel do tutor na formação do ensino superior a distância: uma reflexão sobre a própria prática
Other Titles: The role of the tutor in distance learning higher education: a reflection on the practice itself.
Authors: Mota, Tatiana dos Anjos
Orientador(a): Goulart, Sílvia Moreira
Primeiro membro da banca: Goulart, Sílvia Moreira
Segundo membro da banca: Paiva, Fabrícia Vellasquez
Terceiro membro da banca: Cardoso, Simone Coutinho
Keywords: Ensino superior – licenciatura em física;ensino a distância - tutor presencial.;reflexão sobre a própria prática;Higher education- degree in physics.;distance learning- in-person tutor.;reflection on one’s own practice.
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: MOTA, Tatiana dos Anjos. O papel do tutor na formação no ensino superior a distância: uma reflexão sobre a própria prática. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) -Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2025.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo central a ressignificação da prática pedagógica da autora na sua atuação enquanto tutora presencial em um curso de Licenciatura em Física ofertado na modalidade semipresencial de Educação a Distância (EaD). Esta pesquisa parte da inquietação pessoal que acaba se transformando em um problema de pesquisa: Qual é, realmente, o meu papel como tutora presencial neste curso? E, mais especificamente, que características da minha própria prática pedagógica foram capazes de provocar, ou não, alterações em certos níveis de desempenho dos estudantes que atendi? Para responder a essa questão, foram definidos como objetivos específicos: revisão bibliográfica e documental acerca das atribuições do tutor presencial, análise da legislação vigente, observação do ambiente de trabalho e das reações dos estudantes, além da elaboração de um plano de ação para enfrentar problemas identificados dentro da sala de aula. O presente estudo, de natureza qualitativa, permitiu que a autora refletisse sobre sua atuação e sobre as lacunas entre o que é formalmente atribuído ao tutor e o que é vivenciado no cotidiano acadêmico. A análise revelou que, mesmo presente na legislação específica as atribuições para os tutores presenciais, a prática pedagógica demanda um papel mais ativo, exigindo um papel de escuta, acolhimento e de habilidades de mediação pedagógica. Com a implementação do plano de ação foi possível observar mudanças positivas na participação e desempenho dos estudantes. Espera-se que esta dissertação possa contribuir, de certa forma, para a valorização da figura do tutor presencial, evidenciando a importância da formação continuada, da construção de práticas reflexivas que favoreçam a aprendizagem no contexto do EaD e do reconhecimento institucional.
Abstract: The main objective of this dissertation is to redefine the author's pedagogical practice in her role as a face-to-face tutor in a Physics Degree course offered in the semi-face-to-face Distance Education (EaD) modality. This research is based on a personal concern that ends up becoming a research problem: What is my role as a face-to-face tutor in this course? And, more specifically, what characteristics of my own pedagogical practice were able to provoke, or not, changes in certain levels of performance of the students I assisted? To answer this question, the following specific objectives were defined: a bibliographic and documentary review on the duties of the face-to-face tutor, an analysis of current legislation, an observation of the work environment and the reactions of the students, in addition to the elaboration of an action plan to address problems identified within the classroom. This qualitative study allowed the author to reflect on her performance and on the gaps between what is formally attributed to the tutor and what is experienced in everyday academic life. The analysis revealed that, even though specific legislation includes the duties of in-person tutors, pedagogical practice demands a more active role, requiring listening, welcoming and pedagogical mediation skills. With the implementation of the action plan, it was possible to observe positive changes in student participation and performance. It is hoped that this dissertation can contribute, in some way, to the valorization of the role of the in-person tutor, highlighting the importance of continuing education, the construction of reflective practices that favor learning in the context of distance education and institutional recognition.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22794
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA DOS ANJOS MOTA.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.