Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22799Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Araujo, Roberto Alves de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-08T11:15:03Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-08T11:15:03Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-24 | - |
| dc.identifier.citation | ARAUJO, Roberto Alves de. Da poesia ao rap: uma proposta de retextualização para as séries finais do Ensino Fundamental. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22799 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade apresentar uma discussão acerca da utilização do gênero textual canção nos cadernos pedagógicos das escolas municipais do Rio de Janeiro, mais especificamente o subgênero rap, em uma turma de nono ano do segundo segmento do Ensino Fundamental. Objetiva-se estimular a participação desses discentes nas aulas de Língua Portuguesa, partindo-se do pressuposto que a utilização do referido gênero, muito presente no cotidiano do jovem carioca, incentivá-los-ia a desenvolver atividades de leitura e produção textual. Para alcançar este objetivo, a presente dissertação sugere, por meio da metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985), atividades de intervenção para os alunos da série supracitada, tendo como ponto de partida o poema, gênero textual muito semelhante ao rap, no que diz respeito à forma. A dinâmica teve por foco analisar estratégias linguísticas dos poemas e dos raps, culminando na produção textual, por meio da retextualização, deste último gênero. A fim de dar sustentação teórica à pesquisa, foram consultados diversos autores de estudos sobre gêneros textuais, entre os quais se destacam Marcuschi (2001) e Bakthin (2011). | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | gênero textual | pt_BR |
| dc.subject | canção | pt_BR |
| dc.subject | rap | pt_BR |
| dc.subject | retextualização | pt_BR |
| dc.subject | textual genre | pt_BR |
| dc.subject | song | pt_BR |
| dc.subject | Rap Retextualization | pt_BR |
| dc.title | Da poesia ao rap: uma proposta de retextualização para as séries finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.title.alternative | From poetry to rap: a proposal for retextualization for the final grades of elementary school | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This paper aims to present a discussion about the use of the textual genre song in the pedagogical notebooks of the municipal schools of Rio de Janeiro, more specifically the subgenus Rap, in a ninth-year class of the second segment of the teaching Fundamental. The objective is to stimulate the participation of these students in Portuguese language classes, based on the assumption that the use of the aforementioned genre, very present in the daily life of the young Carioca, would encourage them to develop activities of reading and production Textual. To achieve this goal, the present dissertation suggests, through the methodology of Action Research (THIOLLENT, 1985), intervention activities for the students of the aforementioned series, having as starting point the poem, textual genre very similar to rap, in That concerns the form. The dynamics focused on analyzing linguistic strategies of poems and raps, culminating in textual production, through retextualization, of this latter genus. In order to give theoretical support to the research, several authors of studies on textual genres were consulted, including Marcuschi (2001) and Bakthin (2011). | en |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Gerson Rodrigues da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048327365729828 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Adriano Oliveira | - |
| dc.contributor.advisor-co2 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | - |
| dc.contributor.advisor-co2ID | https://orcid.org/0000-0003-4804-6561 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356522896007792 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Gerson Rodrigues da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048327365729828 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Adriano Oliveira | - |
| dc.contributor.referee3 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-4804-6561 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356522896007792 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.relation.references | BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BORTONI-RICARDO, Stella M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 136 p. (Estratégia de ensino; 8) BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um BUNZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Marcia. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 139‐161. COSTA, Nelson Barros. Canção Popular e ensino da língua materna : O gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa. COULMAS, Florian. Escrita e sociedade. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014. DOMINGUES, Mariana Vieira. Autoria e argumentação: ressignificando a escrita com alunos do nono ano. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018 MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade, 2003. TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: As transformações do rap no Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 2015. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 108 p. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação) . VASEN, Arthur Venturi. Rap, a primeira batida: qual a diferença entre rap e hip-hop? www.zonasuburbana.com.br, 2016. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2019 - Roberto Alves Araujo.pdf | 3.88 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
