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Tipo do documento: Dissertação
Title: Da poesia ao rap: uma proposta de retextualização para as séries finais do Ensino Fundamental
Other Titles: From poetry to rap: a proposal for retextualization for the final grades of elementary school
Authors: Araujo, Roberto Alves de
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro coorientador: Santos, Adriano Oliveira
Segundo coorientador: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Primeiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Oliveira
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Keywords: gênero textual;canção;rap;retextualização;textual genre;song;Rap Retextualization
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 24-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ARAUJO, Roberto Alves de. Da poesia ao rap: uma proposta de retextualização para as séries finais do Ensino Fundamental. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Este trabalho tem por finalidade apresentar uma discussão acerca da utilização do gênero textual canção nos cadernos pedagógicos das escolas municipais do Rio de Janeiro, mais especificamente o subgênero rap, em uma turma de nono ano do segundo segmento do Ensino Fundamental. Objetiva-se estimular a participação desses discentes nas aulas de Língua Portuguesa, partindo-se do pressuposto que a utilização do referido gênero, muito presente no cotidiano do jovem carioca, incentivá-los-ia a desenvolver atividades de leitura e produção textual. Para alcançar este objetivo, a presente dissertação sugere, por meio da metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985), atividades de intervenção para os alunos da série supracitada, tendo como ponto de partida o poema, gênero textual muito semelhante ao rap, no que diz respeito à forma. A dinâmica teve por foco analisar estratégias linguísticas dos poemas e dos raps, culminando na produção textual, por meio da retextualização, deste último gênero. A fim de dar sustentação teórica à pesquisa, foram consultados diversos autores de estudos sobre gêneros textuais, entre os quais se destacam Marcuschi (2001) e Bakthin (2011).
Abstract: This paper aims to present a discussion about the use of the textual genre song in the pedagogical notebooks of the municipal schools of Rio de Janeiro, more specifically the subgenus Rap, in a ninth-year class of the second segment of the teaching Fundamental. The objective is to stimulate the participation of these students in Portuguese language classes, based on the assumption that the use of the aforementioned genre, very present in the daily life of the young Carioca, would encourage them to develop activities of reading and production Textual. To achieve this goal, the present dissertation suggests, through the methodology of Action Research (THIOLLENT, 1985), intervention activities for the students of the aforementioned series, having as starting point the poem, textual genre very similar to rap, in That concerns the form. The dynamics focused on analyzing linguistic strategies of poems and raps, culminating in textual production, through retextualization, of this latter genus. In order to give theoretical support to the research, several authors of studies on textual genres were consulted, including Marcuschi (2001) and Bakthin (2011).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22799
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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