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dc.contributor.authorRehem, Cleunice Matos-
dc.date.accessioned2025-08-08T12:33:14Z-
dc.date.available2025-08-08T12:33:14Z-
dc.date.issued2005-05-27-
dc.identifier.citationREHM, Cleunice Matos. Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXI. 2005. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22803-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar o perfil do professor de educação profissional técnica no Brasil à luz da contemporaneidade do mundo do trabalho e da educação e, com base nesse perfil, apresentar contribuições na perspectiva de um projeto contemporâneo de formação dos professores. A abordagem do trabalho é de natureza qualitativa e quantitativa, e o suporte metodológico utilizado foi a pesquisa documental sobre perfis de professores propostos ou praticados em outras experiências educacionais na área e a aplicação de uma consulta junto a professores e dirigentes de educação profissional no Brasil, por meio de um rol estruturado de competências, para avaliação de sua importância no escopo do perfil do professor de educação profissional técnica.Pode-se concluir que a formação de professor para educação profissional, que responda adequadamente a esse perfil contemporâneo, deve assentar-se sobre uma formação superior específica e experiência profissional no setor produtivo, realizar-se em processo de alternância centro formador / escola técnica / setor produtivo, que articule esses três universos, num período inicial de dezoito meses para a primeira certificação profissional pedagógica, e prosseguir com formação continuada, alternando estágios no centro formador e no setor produtivo para atualização permanente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPerfil do professor de educação técnicapt_BR
dc.subjectFormação inicial e continuada de professorpt_BR
dc.subjectCompetências do professor de educação técnicapt_BR
dc.subjectProfessional technical education teacher profilept_BR
dc.subjectTeacher initial and continuing educationpt_BR
dc.subjectTechnical education teacher abilitiespt_BR
dc.titleEstudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXIpt_BR
dc.title.alternativeEstudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXIen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe objective of the present study is to identify the profile of the teacher in professional technical education in Brazil in the light of today’s work market and education contexts, and, on the basis of this profile, to present contributions for the formation of these instructors which corresponds to the challenges of present times. For this purpose, quantitative and qualitative approaches were used, accompanied by methodological procedures of documental research focusing on other instructional profiles or on other educational experiences in the area undertaken elsewhere. A survey with professional education instructors and directors was also carried on by means of a set of structured abilities in order to assess their relevance. Results point to the need of specific superior level of instruction for this professional in order to0 properly meet 0the present profile required, as well as professional experience in the productive sector, by means of alternating and integrating forming center\technical school\ productive sector experiences for the first period of eighteen months for the first professional pedagogical certification, and further continuing education both in the productive sector and the forming center to ensure permanent updating.en
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bascle, Michel-
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Akiko-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3006951832365872pt_BR
dc.contributor.referee3Plencovich, Maria Cristina-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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