Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22803
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXI
Other Titles: Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXI
Authors: Rehem, Cleunice Matos
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araujo
Primeiro coorientador: Bascle, Michel
Primeiro membro da banca: Santos, Gabriel de Araujo
Segundo membro da banca: Santos, Akiko
Terceiro membro da banca: Plencovich, Maria Cristina
Keywords: Perfil do professor de educação técnica;Formação inicial e continuada de professor;Competências do professor de educação técnica;Professional technical education teacher profile;Teacher initial and continuing education;Technical education teacher abilities
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-May-2005
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: REHM, Cleunice Matos. Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXI. 2005. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2005.
Abstract: Este estudo tem como objetivo identificar o perfil do professor de educação profissional técnica no Brasil à luz da contemporaneidade do mundo do trabalho e da educação e, com base nesse perfil, apresentar contribuições na perspectiva de um projeto contemporâneo de formação dos professores. A abordagem do trabalho é de natureza qualitativa e quantitativa, e o suporte metodológico utilizado foi a pesquisa documental sobre perfis de professores propostos ou praticados em outras experiências educacionais na área e a aplicação de uma consulta junto a professores e dirigentes de educação profissional no Brasil, por meio de um rol estruturado de competências, para avaliação de sua importância no escopo do perfil do professor de educação profissional técnica.Pode-se concluir que a formação de professor para educação profissional, que responda adequadamente a esse perfil contemporâneo, deve assentar-se sobre uma formação superior específica e experiência profissional no setor produtivo, realizar-se em processo de alternância centro formador / escola técnica / setor produtivo, que articule esses três universos, num período inicial de dezoito meses para a primeira certificação profissional pedagógica, e prosseguir com formação continuada, alternando estágios no centro formador e no setor produtivo para atualização permanente.
Abstract: The objective of the present study is to identify the profile of the teacher in professional technical education in Brazil in the light of today’s work market and education contexts, and, on the basis of this profile, to present contributions for the formation of these instructors which corresponds to the challenges of present times. For this purpose, quantitative and qualitative approaches were used, accompanied by methodological procedures of documental research focusing on other instructional profiles or on other educational experiences in the area undertaken elsewhere. A survey with professional education instructors and directors was also carried on by means of a set of structured abilities in order to assess their relevance. Results point to the need of specific superior level of instruction for this professional in order to0 properly meet 0the present profile required, as well as professional experience in the productive sector, by means of alternating and integrating forming center\technical school\ productive sector experiences for the first period of eighteen months for the first professional pedagogical certification, and further continuing education both in the productive sector and the forming center to ensure permanent updating.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22803
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - Cleunice Matos Rehem.pdf754.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.