Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22803| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXI |
| Título(s) alternativo(s): | Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXI |
| Autor(es): | Rehem, Cleunice Matos |
| Orientador(a): | Santos, Gabriel de Araujo |
| Primeiro coorientador: | Bascle, Michel |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Gabriel de Araujo |
| Segundo membro da banca: | Santos, Akiko |
| Terceiro membro da banca: | Plencovich, Maria Cristina |
| Palavras-chave: | Perfil do professor de educação técnica;Formação inicial e continuada de professor;Competências do professor de educação técnica;Professional technical education teacher profile;Teacher initial and continuing education;Technical education teacher abilities |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 27-Mai-2005 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Agronomia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
| Citação: | REHM, Cleunice Matos. Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXI. 2005. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2005. |
| Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar o perfil do professor de educação profissional técnica no Brasil à luz da contemporaneidade do mundo do trabalho e da educação e, com base nesse perfil, apresentar contribuições na perspectiva de um projeto contemporâneo de formação dos professores. A abordagem do trabalho é de natureza qualitativa e quantitativa, e o suporte metodológico utilizado foi a pesquisa documental sobre perfis de professores propostos ou praticados em outras experiências educacionais na área e a aplicação de uma consulta junto a professores e dirigentes de educação profissional no Brasil, por meio de um rol estruturado de competências, para avaliação de sua importância no escopo do perfil do professor de educação profissional técnica.Pode-se concluir que a formação de professor para educação profissional, que responda adequadamente a esse perfil contemporâneo, deve assentar-se sobre uma formação superior específica e experiência profissional no setor produtivo, realizar-se em processo de alternância centro formador / escola técnica / setor produtivo, que articule esses três universos, num período inicial de dezoito meses para a primeira certificação profissional pedagógica, e prosseguir com formação continuada, alternando estágios no centro formador e no setor produtivo para atualização permanente. |
| Abstract: | The objective of the present study is to identify the profile of the teacher in professional technical education in Brazil in the light of today’s work market and education contexts, and, on the basis of this profile, to present contributions for the formation of these instructors which corresponds to the challenges of present times. For this purpose, quantitative and qualitative approaches were used, accompanied by methodological procedures of documental research focusing on other instructional profiles or on other educational experiences in the area undertaken elsewhere. A survey with professional education instructors and directors was also carried on by means of a set of structured abilities in order to assess their relevance. Results point to the need of specific superior level of instruction for this professional in order to0 properly meet 0the present profile required, as well as professional experience in the productive sector, by means of alternating and integrating forming center\technical school\ productive sector experiences for the first period of eighteen months for the first professional pedagogical certification, and further continuing education both in the productive sector and the forming center to ensure permanent updating. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22803 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2005 - Cleunice Matos Rehem.pdf | 754.68 kB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
