Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22817
Tipo do documento: Tese
Title: Políticas públicas de Educação do Campo na Baixada Fluminense
Other Titles: Santos. Public policy in field education at Baixada Fluminense
Authors: Gomes, Renato dos Santos
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Terceiro membro da banca: Masson, Máximo Augusto Campos
Quarto membro da banca: Silva, Márcio Sales da
Quinto membro da banca: Macedo, Pedro Clei Sanches
Keywords: Educação do campo;Movimentos sociais;Educação popular;PRONERA;relação étnico-racial;Rural education;Social movements;Popular education;Ethnic-racial relations.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: GOMES, Renato dos Santos. Políticas públicas de Educação do Campo na Baixada Fluminense. 2024. 131 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.
Abstract: O Presente trabalho procurou analisar o processo histórico da luta pela reforma agrária no Brasil e as políticas educacionais no rural brasileiro baseado no PRONERA (Programa Nacional da Educação da Reforma Agrária), criado em abril de 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso através da portaria ministerial, tendo como objetivo fortalecer o campo brasileiro em relação à economia, questões sociais, ambientais e culturais. O PRONERA é uma luta dos movimentos sociais do campo e das universidades em prol do melhoramento pela escolarização no campo brasileiro buscando melhorar o acesso e permanência dos alunos, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, é de suma importância na execução do programa. Uma questão que nos chamou atenção neste trabalho foi as análises de distorções em idade escolar, quando se trata por grupo étnico. Percebemos os altos índices de analfabetismo no território brasileiro principalmente se tratando da população afro diaspórica que inviabiliza a população negra que vive no campo, encontrando uma grande dificuldade de deixar de ser explorada pelo sistema capitalista de produção agrícola;
Abstract: The present study aimed to analyze the historical process of the struggle for agrarian reform in Brazil and the educational policies in the Brazilian rural areas based on PRONERA (National Program of Agrarian Reform Education), createdin April 1998 by then-President Fernando Henrique Cardoso through ministerial ordinance. Its objective is to strengthen the Brazilian rural sector in terms of economic, social, environmental, and cultural issues. Pronera represents a joint effort of rural social movements and universities to enhance education in the Brazilian countryside, seeking to improve students' access and retention. The MST (Landless Workers' Movement) plays a crucial role in implementing the program. An issue that drew our attention in this study was the analysis of age- related distortions, particularly concerning ethnic groups. We observed high ratesof illiteracy in the Brazilian territory, especially among the Afro-diasporic population, hindering the Black population living in rural areas and facing significant challenges in breaking free from exploitation by the capitalist system of agricultural production.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22817
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATO DOS SANTOS GOMES.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.