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Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação alimentar e nutricional enquanto política educacional – um estudo de caso em uma escola do município de Japeri/ RJ
Other Titles: Food and nutritional education as an educational policy – a case study in a school in the municipality of Japeri/RJ
Authors: Santos, Danielle Silva dos
Orientador(a): Gregorio, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Caetano, Daniela
Terceiro membro da banca: Porte, Luciana Helena Maia
Keywords: currículo;segurança alimentar;transversalidade;curriculum;food security;transversality
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, Danielle Silva dos. A educação alimentar e nutricional enquanto política educacional – um estudo de caso em uma escola do município de Japeri/ RJ. 2025. 98 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: A presente pesquisa abordou a prática da transversalidade da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti (DAR). Utilizando uma abordagem qualitativa, a investigação incluída revisão documental centrada na Lei no 13.666/2018. Para tal, foram empregues análises de documentos e registros que estavam arquivados na secretaria da escola, representando fontes valiosas de informações históricas e contemporâneas. A metodologia adotada incorporou uma abordagem de pesquisa de campo com entrevistas presenciais, direcionada as professoras de educação infantil e conexões entre legislação, documentos institucionais e prática docente. Destacou-se a importância da EAN transcender fronteiras curriculares, integrando-se interdisciplinarmente. A abordagem crítica foi crucial, incentivando questionamentos sobre influências sociais, econômicas e ambientais nas escolhas alimentares. A EAN, quando abordada abrangente e criticamente, não apenas transmite conhecimentos nutricionais, mas também capacita para escolhas informadas e promove a formação de cidadãos conscientes. A pesquisa contribuiu significativamente para o entendimento das dinâmicas educacionais na Escola DAR, estabelecendo conexões entre a legislação educacional, os documentos institucionais e a prática docente. Dessa forma, buscou-se enriquecer o debate acadêmico sobre a aplicação da EAN nas escolas, proporcionando subsídios para aprimoramentos nas políticas educacionais e práticas pedagógicas relacionadas à alimentação e nutrição, para alcançar esse propósito, é imperativo que a EAN transcenda as fronteiras curriculares convencionais e se integre de maneira interdisciplinar, aproveitando-se de diversas disciplinas para contextualizar as questões alimentares. O entendimento da origem dos alimentos, dos processos de produção, distribuição e consumo, bem como a consciência sobre a procedência e qualidade dos alimentos, são elementos cruciais nesse processo.
Abstract: This research addressed the practice of transversality in Food and Nutritional Education (FNE) at the Darcílio Ayres Raunheitti Municipal School (DAR). Employing a qualitative approach, the study included a document review focused on Law No. 13,666/2018. To achie-ve this, analyses of documents and records archived at the school’s administration were con- ducted, representing valuable sources of historical and contemporary information. The adop- ted methodology incorporated field research with face-to-face interviews aimed at early chil- dhood educators, exploring connections between legislation, institutional documents, and tea- ching practices. The study underscored the importance of FNE transcending curricular boun- daries by integrating interdisciplinary perspectives. The critical approach was crucial, promp- ting inquiries into the social, economic, and environmental influences on food choices. When approached comprehensively and critically, FNE not only transmits nutritional knowledge but also empowers individuals to make decisions and fostered the development of conscious citi- zens. The research contributed significantly to understanding the educational dynamics at DAR by establishing links between educational legislation, institutional documents, and class-room practices. Thus, the aimed to enrich the academic debate on the implementation of FNE in schools, providing foundations for improvements in educational policies and pedagogical practices related to food and nutrition. To achieve this goal, it is imperative that FNE trans-cended conventional curricular boundaries and be integrated in an interdisciplinary manner, drawing upon various disciplines to contextualize food issues. Understanding the origin of food, as well os its production, distribution, and consumption processes, along with awareness of food provenance and quality, proved to be crucial elements in this process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22921
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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