Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22995| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Uma visão técnica e pedagógica sobre os muares |
| Other Titles: | A technical and pedagogic vision on the mules Une perspective technique et pédagogique sur les mules |
| Authors: | Oliveira, Valter Barbosa de |
| Orientador(a): | Almeida, Fernando Queiroz de |
| Segundo coorientador: | Sanchez, Sandra Barros |
| Primeiro membro da banca: | Almeida, Fernando Queiroz de |
| Segundo membro da banca: | França, Aldi Fernandes de Souza |
| Terceiro membro da banca: | Almeida, Maria Izabel Vieira de |
| Quarto membro da banca: | Sanchez, Sandra Barros |
| Keywords: | burros;jumentos;mulas;multimídia;produção animal;animal production;donkeys;mules;multimedia. |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 20-Dec-2004 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Agronomia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
| Citation: | OLIVEIRA, Valter Barbosa. Uma visão técnica e pedagógica sobre os muares. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do rio de Janeiro, Seropédica, 2004. |
| Abstract: | O estudo foi conduzido na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em fazendas de criação de muares e asininos e em algumas cidades da região Sudeste e Nordeste no Brasil e, teve como objetivo a elaboração de um material técnico educacional sobre os muares considerando a escassez de literatura técnica especializada sobre o assunto direcionada para o ensino médio profissionalizante em agropecuária, e também o conhecimento restrito dos estudantes sobre os eqüídeos. Foi elaborado e produzido um CD-ROM educacional multimídia com a integração de sons, imagens e textos intitulado “Uma visão técnico-pedagógica sobre os muares”, pretendendo contribuir com um material didático para as Escolas Agrícolas, colaborando em projetos interdisciplinares e transdisciplinares, tendo os muares como tema transversal, sendo portanto, uma possibilidade de desenvolver uma educação com valor cultural regional. O tema muar pode ser debatido em diferentes espaços sociais, envolvendo a aprendizagem sobre a realidade, na realidade e da realidade e, destina-se também a intervir na realidade para transformá-la, abrindo, assim, espaço para saberes extra-escolares, fazendo uso de conteúdos de outras disciplinas de formação geral e profissional, de maneira que a interdisciplinaridade possa ocorrer de uma forma contextualizada, na qual os alunos irão compreender que as disciplinas de Português, Literatura, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Matemática, Irrigação e Drenagem, Desenho e Topografia, Mecanização Agrícola, Economia e Administração Rural, Culturas Regionais, dentre outras, podem fazer parte do estudo e da compreensão da importância sócio-econômica dos muares desde a colonização do Brasil e o início do desenvolvimento cultural brasileiro até os dias atuais. Nos criatórios visitados pode-se observar que a criação dos muares é direcionada para a produção de animais com andamento marchado, que oferece um maior conforto aos cavaleiros. São animais criados em sistema de pastejo rotacionado em pastagens de gramíneas, recebendo uma suplementação volumosa com silagem de milho ou capim elefante e ração concentrada no período de estiagem. O adestramento dos animais é feito no sistema de doma racional desde os primeiros dias de vida do potro. Tais fatos observados, foram documentados, fotografados e inseridos no CD-ROM educacional, o que possibilitará aos usuários, uma visão interdisciplinar dos muares com os conteúdos programáticos ministrados no ensino agrícola, bem como um melhor entendimento sobre a produção dos muares no Brasil. |
| Abstract: | This study was carried out at Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, of mules
breed farms and at some cities from Southeast and Northeast of Brazil, with the
objective to elaborate an technical educational material about mules considering the
shortage of specialized technical references to Agricultural Schools, and also by
student’s restricted knowledge about mules. As result of this work an educational
multimedia CD-ROM was elaborated and produced with integration of sounds, images
and texts named "An technical-pedagogic vision on the mules", that intends to
contribute as a didactic material to interdisciplinary and transdisciplinary projects in
Agricultural Schools, with mules as a tranverse theme, developing an education with
regional cultural values. The theme mule can be debated at different social sites,
learning about the reality, in the reality and with the reality and also to intervene in the
reality to transform it, acquirining knowledge extra-class, to contents of other
disciplines of general and professional formation interdisciplinary will happen as an
context form and students can understand that class of Portuguese, Literature,
Geography, History, Physics, Chemistry, Biology, Mathematics, Irrigation and
Drainage, Design and Topography, Agricultural Mechanization, Economy and Rural
Administration, Regional Agriculturac among others, were part of the study and
comprehention of social and economic importance of mules since colonization of Brazil
and the beginning of Brazilian cultural development to the current days. At farms was
observed that breeding mules aims to produce animals with march gait, that offers
comfort to horsemen. The mules are raised in rotacional grazing system receiving a
bulky suplemention with corn or elephant grass silage and concentrated in dry season.
Training of animals are made in rational system since they were born. The educational
CD-ROM will give users an interdisciplinarity vision of the mules with the contents
supplied the agricultural teaching, as well as a better understanding about the production
of mules in Brazil. Il s’agit d’une étude sur les mules, menée à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, dont l’objectif était la production d’un matériel technique éducationnel sous la forme d’un CD ROM. L’étude s’est déroulée dans des fermes d’élevage de mules, d’asiniens et dans quelques villes du sud-est et du nord-est du Brésil. Le choix de tel projet s’explique, étant donné le manque d’une littérature spécialisée sur le sujet et adaptée aux lycées agricoles, sans parler du fait que les élèves ont une connaissance très limitée du thème. Le CD ROM multimédia conçu avec son image et texte, dont le titre “ Une perspective technique et pédagogique sur les mules”, c’est un matériel didactique pour les écoles agricoles. Cet outil pédagogique veut stimuler une conception de projets interdisciplinaires et transdisciplinaires, où les mules s’inscrivent d’une manière transversale. Cela pourrait inciter les él\éves ‘a redécouvrir ‘a travers l’éducation, les cultures régionales. La thématique “mules” peut être discutée dans plusieurs lieux sociaux. Il s’agit d’un apprentissage se déroulant sur une réalité donnée, d’après une réalité passée, mais à travers une réalité vécue par les apprenants. Cette démarche qui incite les élèves à intervenir sur la réalité dans le but de la transformer, les amenerait à integrer des savoirs hors classe , aux contenus des matières de formation générale et professionnelle tels que portugais, littérature végetales,géographie,histoire, physique, chimie, biologie, mathématiques, irrigation drainage, dessin, topographie, mécanisation agricole administration rurale et toutes les cultures régionales. Telle conduite, permettant aux élèves la compréhension de l’importance socio-économique des mules, depuis la colonisation du Brésil, favoriserait la connaissance des racines même de leur identité culturelle et son évolution jusqu’à l’heure actuelle. Dans les établissements d’élevage visités, on a pu observer que l’élevage des mules est orienté vers la production d’animaux à l’allure marchée. Ce type de pas offre aux cavaliers une plus grande aisance. Ses animaux sont élevés sous le système de rotation de champ à pâture et reçoivent un complément d’aliments volumineux sous la forme d’ensilage de maïs. Pendant les saisons sèches, on leur offre une ration plus concentrée. Le dressage des bêtes débute très tôt, par le travail à la longe et en liberté. Tout ce travail observé, documenté et enregistré au CD ROM, non seulement propose aux usagers de cet outil pédagogique une vision interdisciplinaire fondée sur le contenu des cours d’agriculture, mais encore leur offre une meilleure connaissance de la production des mules au Brésil. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22995 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2004 - Valter Barbosa de Oliveira.pdf | 6.84 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
