Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23000| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Em busca da autocrítica: reflexões e ressignificações das experiências guerrilheiras no brasil (1969 – 1980) |
| Authors: | Fonseca, Satiana da Silva |
| Orientador(a): | Souza, Janaina Nascimento Simões de |
| Primeiro coorientador: | Darbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier |
| Primeiro membro da banca: | Souza, Janaina Nascimento Simões de |
| Segundo membro da banca: | Cova, Marcia Cristina Rodrigues |
| Terceiro membro da banca: | Pereira, Severino Joaquim Nunes |
| Quarto membro da banca: | Benac, Marcos Azevedo |
| Quinto membro da banca: | Silva, Bianca Gabriely Ferreira |
| Keywords: | Comunicação Organizacional;Redes Sociais;Marketing Digital;Material Didático;Organizational Communication;Social Media;Digital Marketing;Didactic Material |
| Área(s) do CNPq: | Administração Administração |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 29-Apr-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
| Citation: | FONSECA, Satiana da Silva. Um Guia Para Likes: Material Didático para planejamento da Comunicação das Redes Sociais do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) campus Tefé, a partir da análise do comportamento dos seus seguidores. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Abstract: | Este estudo tem como objetivo analisar a gestão e a presença digital do IFAM/Campus Tefé em suas redes sociais, com ênfase no alcance, engajamento e percepção da comunidade acadêmica sobre a imagem institucional. Os objetivos específicos incluem: (i) identificar em quais plataformas de redes sociais o IFAM/Campus Tefé está presente; (ii) avaliar o nível de envolvimento e interação dos usuários na rede social mais utilizada pelo campus, utilizando métricas como curtidas, compartilhamentos, comentários e alcance; (iii) comparar os resultados das publicações realizadas pela Comissão de Comunicação Social e Eventos (CCSE), sobre a gestão das redes sociais, em relação ao que se é esperado e o que se é entregue; e (iv) criar um material didático para servir como guia para gestão das redes sociais do IFAM/Campus Tefé por esta comissão. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada por meio da análise das redes sociais e de relatórios das plataformas. Para isso, foram utilizadas as ferramentas Facebook Insights e Instagram Insights, considerando dados dos anos de 2022 e 2023. O Instagram foi escolhido como foco principal da análise por ser a rede mais utilizada pelo campus. Os resultados apontam que, em 2022, o campus alcançou um público significativo, embora o engajamento ativo tenha sido moderado, com curtidas predominando como forma de interação. Já em 2023, houve um crescimento expressivo tanto no alcance quanto no engajamento, com aumento na participação por meio de comentários e compartilhamentos. A pesquisa conclui que o Instagram representa uma ferramenta essencial para a interação e comunicação com a comunidade acadêmica do IFAM/Campus Tefé. Além disso, destaca-se a necessidade de uma estratégia de comunicação bem estruturada, baseada em conteúdos interativos e relevantes. Como produto tecnológico, foi desenvolvido um material didático para orientar os gestores na administração eficiente das redes sociais do campus. |
| Abstract: | This study aims to analyze the management and digital presence of IFAM/Campus Tefé on its social media platforms, emphasizing reach, engagement, and the academic community’s perception of the institutional image. The specific objectives include: (i) identifying which social media platforms IFAM/Campus Tefé is present on; (ii) evaluating the level of user engagement and interaction on the most used social network by the campus, using metrics such as likes, shares, comments, and reach; (iii) comparing the results of publications made by the Social Communication and Events Committee (CCSE) regarding social media management, in relation to expectations versus actual outcomes; and (iv) creating didactic material to serve as a guide for the management of IFAM/Campus Tefé's social media by this committee. The research adopts a qualitative approach, with data collection carried out through the analysis of social media pages and platform reports. Facebook Insights and Instagram Insights tools were used to analyze data from 2022 and 2023. Instagram was chosen as the main focus of the analysis, as it is the most used social network by the campus. The results indicate that in 2022, the campus reached a significant audience, although active engagement was moderate, with likes being the predominant form of interaction. In 2023, there was a significant increase in both reach and engagement, with greater participation through comments and shares. The research concludes that Instagram is an essential tool for interaction and communication with the academic community of IFAM/Campus Tefé. Furthermore, it highlights the need for a well structured communication strategy based on interactive and relevant content. As a technological product, didactic material was developed to guide managers in the efficient administration of the campus's social media. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23000 |
| Appears in Collections: | Doutorado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SATIANA DA SILVA FONSECA.pdf | 14.58 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
