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dc.contributor.authorDias, Simone Leal-
dc.date.accessioned2025-08-18T14:49:55Z-
dc.date.available2025-08-18T14:49:55Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationDIAS, Simone Leal. A interiorização da capital do país e o papel das regiões integradas de desenvolvimento econômico: o caso da RIDE-DF. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23011-
dc.description.abstractNo contexto deste estudo, explora-se de forma abrangente o processo de interiorização da capital e seu impacto no desenvolvimento regional no Brasil, traçando uma linha temporal que abrange diversos eventos históricos e iniciativas de relevância. Desde os primórdios da história do país, a ideia de transferir a capital para o interior manifestou-se como uma busca pela unificação e desenvolvimento do território. A trajetória histórica inicia-se no século XVIII, com figuras notáveis que sinalizaram o interesse em descentralizar o poder e promover um desenvolvimento mais equitativo, destacando a necessidade de expandir o governo central para o interior. No entanto, a concretização desse desejo só veio a ocorrer no final da década de 1950, sob a liderança visionária de Juscelino Kubitschek, com a construção de Brasília. Esse período foi marcado por um esforço monumental para transformar o Planalto Central em uma cidade moderna e funcional em um prazo impressionante de cinco anos. Além disso, o estudo aborda a criação das Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (RIDEs) como uma estratégia contemporânea para promover o desenvolvimento regional. Essas RIDEs não apenas coordenam esforços, mas também definem conceitos fundamentais, como crescimento econômico, desenvolvimento econômico e desenvolvimento regional, esclarecendo os aspectos legais envolvidos em sua criação. Exemplifica-se com casos concretos, como a Grande Teresina, Petrolina-Juazeiro e o Distrito Federal e Entorno, como tais iniciativas contribuem para estimular o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável em regiões historicamente menos desenvolvidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectInteriorização da Capitalpt_BR
dc.subjectDistrito Federalpt_BR
dc.subjectBrasíliapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectRIDEpt_BR
dc.subjectinternalization of the capitalpt_BR
dc.subjectFederal Districtpt_BR
dc.subjecteconomic developmentpt_BR
dc.subjectregional developmentpt_BR
dc.subjectIEDRpt_BR
dc.titleA interiorização da capital do país e o papel das regiões integradas de desenvolvimento econômico: o caso da RIDE-DFpt_BR
dc.title.alternativeThe relocation of the country's capital and the role of the integrated regions of economic development: the case of RIDE-DFen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study broadly explores the capital’s process of interiorization and its impact in Brazil’s regional development, tracing a timeline that encompasses several historical events and relevant initiatives. Since the beginning of the country’s history, the plan to transfer the capital to the midwest region, towards the pursuit of unification and development in the territory, had already been manifested. The historical trajectory starts in the eighteenth century with notable figures, who signaled the interest in decentralising the power and promoting a more equitable development, highlighting the necessity to expand the central government to the midwest. Nevertheless, the consummation of this aspiration only became concrete at the end of the fifties, under the leadership of Juscelino Kubitschek, with the construction of Brasília. This period was remarkable for the monumental struggle to transform the central plateau in a functional and modern city in a five year deadline. Furthermore, the study addresses the creation of the "Integrated Economic Development Regions"(IEDRs) as a contemporary strategy to promote regional development. These IEDRs not only coordinate efforts, but also define fundamental concepts, such as economical growth, economical development and regional development, enlightening legal aspects involved with its creation. Concrete cases, including Teresina, Petrolina-Juazeiro, the Federal District and its surroundings, exemplify how such initiatives contribute to stimulate economic growth and the sustainable development in historically less developed regions.en
dc.contributor.advisor1Silva, Robson Dias da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7679-4722pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890573340609910pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Robson Dias da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7679-4722pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890573340609910pt_BR
dc.contributor.referee2Prates, Angelo Marcos Queiróz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5420108206600781pt_BR
dc.contributor.referee3Hirt, Carla-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2163462742537886pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspt_BR
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