Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBallerini, Viviane dos Santos Nascimento-
dc.date.accessioned2025-09-01T17:48:42Z-
dc.date.available2025-09-01T17:48:42Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.citationBALLERINI, Viviane dos Santos Nascimento. Leitura de clássicos e animação: uma proposta de retextualização do gênero epopeia à produção de roteiro de vídeos para o sexto ano do Ensino Fundamental. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23104-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto o ensino do gênero epopeia, pautado em dois documentos oficiais: a Matriz de Conteúdos Prioritários do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação do Município de Nova Iguaçu, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa é destinada a alunos do sexto ano de escolaridade, com a elaboração de um caderno pedagógico, uma sequência de atividades, leitura da epopeia Odisseia (2023), tanto no formato clássico, quanto na sua retextualização em outros gêneros, tendo como proposta final a produção de um texto do gênero roteiro de filme para a consecução de um vídeo com a técnica stop-motion. O objetivo principal da pesquisa, portanto, é trabalhar com o gênero literário epopeia, retextualizando-o em outros gêneros, como a HQ e o roteiro de filme ampliando, assim, o letramento literário do aluno. Como objetivos específicos, pretende-se levar o aluno a: a) desenvolver a autonomia no que tange a relacionar texto verbal ao texto não verbal como suporte para compreensão textual; b) identificar marcas de oralidade e relacioná-las a situações comunicativas em que essas expressões poderão ou não ser usadas, contribuindo assim para o desenvolvimento linguístico de cada criança em ambiente escolar; c) compreender os gêneros textuais selecionados de modo a desenvolver as competências leitora e escrita; d) produzir textos por meio do processo de retextualização do gênero epopeia para o roteiro de filme. Fundamenta-se teoricamente nos estudos de Marcuschi (2010), Dell’Issola (2007), Cosson (2021), Solé (2014), entre outros teóricos. A pesquisa apresentada configura-se em pesquisa bibliográfica propositiva, visto que não será aplicada, deste modo, tem seu ponto de partida, então, de um professor-pesquisador que deseja ressignificar a realidade dos estudantes e de toda a comunidade escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectletramentopt_BR
dc.subjectretextualizaçãopt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectliteracypt_BR
dc.subjectretextualizationpt_BR
dc.titleLeitura de clássicos e animação: uma proposta de retextualização do gênero epopeia à produção de roteiro de vídeos para o sexto ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeReading classics and animation: a proposal for retextualizing the epic genre to produce video scripts for the sixth year of elementary schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe object of this research is the teaching of the epic genre, based on two official documents: the Elementary Education Priority Contents Matrix, issued by the Nova Iguaçu City Education Department, and the National Common Core Curriculum. The research is aimed at sixth-grader students, with the preparation of a pedagogical notebook, a sequence of activities, reading the epic “Odyssey” (2023), both in its classic format and in its retextualization in other genres, with the final proposal being the production of a text of the film script genre for a video using the stop-motion technique. The main objective of the research, therefore, is to work with the literary genre epic, retextualizing it in other genres, such as HQ and film script, thus broadening the student's literary literacy. As specific objectives, the aim is to lead the student: a) to develop autonomy when it comes to relating verbal text to non-verbal text as a support for textual comprehension; b) to identify orality marks and relate them to communicative situations in which these expressions may or may not be used, thus contributing to the linguistic development of each child in the school environment; c) to understand the selected textual genres to develop reading and writing skills; d) to produce texts by retextualizing the epic genre into a film script. It is theoretically based on the studies of Marcuschi (2010), Dell'Issola (2007), Cosson (2021), Solé (2014), among other theorists. The presented research is a propositional bibliographical study, since it will not be applied, and thus has its starting point from a teacher-researcher who wants to give new meaning to the reality of the students and the entire school community.en
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roza Maria Palomanes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roza Maria Palomanes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835pt_BR
dc.contributor.referee2Felipe, Márcia da Gama Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7526-1067pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368935869283244pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Luiza Alves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8903633990618166pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415794295700157pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Dennys. Pequeno teatro da Ilíada e Odisseia: teatro completo para o Ensino Fundamental. 1 ed. São Paulo, BKCC Livros, 2020. ANTUNES, Irandé Costa. Língua, gêneros textuais e ensino: considerações teóricas e implicações pedagógicas. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. UFSC. Florianópolis: Editora da UFSC, v. 20, n. 01, p.65-76, jan/jun. 2002. ARISTÓLES, Poética; Prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira e Tradução e notas de Ana Maria Valente. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 11/05/2023. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental/ MEC, 1998. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura: vários escritos. 4 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2021. DELL’ISOLA. Regina Lúcia Peret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário, GAYDECZKA & BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2005.p.137-151. EPOPEIA. In: DICIO, Dicionário Online de Português MICHAELIS. 2023. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ Epopeia/>. Acesso em: 19/04/2023. GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. HOMERO. Odisseia: Tradução, notas e comentários de Frederico Lourenço.1 ed. São Paulo: Companhia das letras, 2023. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização.10 ed. São Paulo: Cortez, 2010. MOREIRA, Herivelto & CALLEFE, Luiz Gonzaga. Metodologia para o professor pesquisador. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. NOVA IGUAÇU. Proposta Curricular do município de Nova Iguaçu. Secretaria Municipal de Educação. Nova Iguaçu, 2021. ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2012. PALOMANES, Roza Maria & SILVA, Gabriela da Costa. Retextualização dos quadrinhos ao conto: uma proposta de mediação pedagógica utilizando estratégias cognitivas. In: O ensino da Língua (gem) em múltiplas abordagens no Profletras. Acre: Nepan Editora, 2020. p. 413-432. PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2011. 45 POSSENTI, Sírio. Sobre o ensino de português na escola. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.p.32-38. ROCHA, Ruth. Ruth Rocha conta a Odisseia. São Paulo: Salamandra, 2011. SANDRONI, Luciana. O Sítio no descobrimento: a turma do Picapau Amarelo na expedição de Pedro Álvares Cabral. São Paulo: Globo kids, 2018. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura.6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. WILLIAMS, Marcia. A Ilíada e a Odisseia: adaptado e ilustrado.1ed. São Paulo: Ática, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVIANE DOS SANTOS NASCIMENTO BALLERINI.pdf10.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.