Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23104| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Leitura de clássicos e animação: uma proposta de retextualização do gênero epopeia à produção de roteiro de vídeos para o sexto ano do Ensino Fundamental |
| Título(s) alternativo(s): | Reading classics and animation: a proposal for retextualizing the epic genre to produce video scripts for the sixth year of elementary school |
| Autor(es): | Ballerini, Viviane dos Santos Nascimento |
| Orientador(a): | Ribeiro, Roza Maria Palomanes |
| Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Roza Maria Palomanes |
| Segundo membro da banca: | Felipe, Márcia da Gama Silva |
| Terceiro membro da banca: | Oliveira, Luiza Alves de |
| Palavras-chave: | Gênero textual;letramento;retextualização;Textual genre;literacy;retextualization |
| Área(s) do CNPq: | Letras Letras |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 24-Jun-2024 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Citação: | BALLERINI, Viviane dos Santos Nascimento. Leitura de clássicos e animação: uma proposta de retextualização do gênero epopeia à produção de roteiro de vídeos para o sexto ano do Ensino Fundamental. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto o ensino do gênero epopeia, pautado em dois documentos oficiais: a Matriz de Conteúdos Prioritários do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação do Município de Nova Iguaçu, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa é destinada a alunos do sexto ano de escolaridade, com a elaboração de um caderno pedagógico, uma sequência de atividades, leitura da epopeia Odisseia (2023), tanto no formato clássico, quanto na sua retextualização em outros gêneros, tendo como proposta final a produção de um texto do gênero roteiro de filme para a consecução de um vídeo com a técnica stop-motion. O objetivo principal da pesquisa, portanto, é trabalhar com o gênero literário epopeia, retextualizando-o em outros gêneros, como a HQ e o roteiro de filme ampliando, assim, o letramento literário do aluno. Como objetivos específicos, pretende-se levar o aluno a: a) desenvolver a autonomia no que tange a relacionar texto verbal ao texto não verbal como suporte para compreensão textual; b) identificar marcas de oralidade e relacioná-las a situações comunicativas em que essas expressões poderão ou não ser usadas, contribuindo assim para o desenvolvimento linguístico de cada criança em ambiente escolar; c) compreender os gêneros textuais selecionados de modo a desenvolver as competências leitora e escrita; d) produzir textos por meio do processo de retextualização do gênero epopeia para o roteiro de filme. Fundamenta-se teoricamente nos estudos de Marcuschi (2010), Dell’Issola (2007), Cosson (2021), Solé (2014), entre outros teóricos. A pesquisa apresentada configura-se em pesquisa bibliográfica propositiva, visto que não será aplicada, deste modo, tem seu ponto de partida, então, de um professor-pesquisador que deseja ressignificar a realidade dos estudantes e de toda a comunidade escolar. |
| Abstract: | The object of this research is the teaching of the epic genre, based on two official documents: the Elementary Education Priority Contents Matrix, issued by the Nova Iguaçu City Education Department, and the National Common Core Curriculum. The research is aimed at sixth-grader students, with the preparation of a pedagogical notebook, a sequence of activities, reading the epic “Odyssey” (2023), both in its classic format and in its retextualization in other genres, with the final proposal being the production of a text of the film script genre for a video using the stop-motion technique. The main objective of the research, therefore, is to work with the literary genre epic, retextualizing it in other genres, such as HQ and film script, thus broadening the student's literary literacy. As specific objectives, the aim is to lead the student: a) to develop autonomy when it comes to relating verbal text to non-verbal text as a support for textual comprehension; b) to identify orality marks and relate them to communicative situations in which these expressions may or may not be used, thus contributing to the linguistic development of each child in the school environment; c) to understand the selected textual genres to develop reading and writing skills; d) to produce texts by retextualizing the epic genre into a film script. It is theoretically based on the studies of Marcuschi (2010), Dell'Issola (2007), Cosson (2021), Solé (2014), among other theorists. The presented research is a propositional bibliographical study, since it will not be applied, and thus has its starting point from a teacher-researcher who wants to give new meaning to the reality of the students and the entire school community. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23104 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VIVIANE DOS SANTOS NASCIMENTO BALLERINI.pdf | 10.66 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
